Mesmo diante das incertezas do mercado devido à tensão do comércio internacional brasileiro com os Estados Unidos, a Itapuã Calçados foi na contramão e viu suas exportações crescerem no mês de julho. Enquanto o setor apresentou queda de 11,8% no mês de julho, segundo a Abicalçados, a empresa de Cachoeiro de Itapemirim obteve crescimento 21% superior ao previsto para o período.
A resposta para o sucesso perante a uma crise que atinge grande parte dos negócios do segmento no país é a aposta na diversidade de destinos. Enquanto a maioria das corporações têm nos EUA seu principal mercado, a empresa capixaba conta com uma lista de parceiros ampla. Se o país norte-americano corresponde a cerca de 20% das exportações de calçados do Brasil, de acordo com a Abicalçados, a Terra do Tio Sam recebe apenas 5% dos produtos da Itapuã Calçados enviados para fora do Brasil. Dentre os principais destinos da empresa estão os países das Américas do Sul (Uruguai, Argentina, Colômbia, Equador, Chile e Paraguai), Central (Panamá, Costa Rica e Guatemala) e no Oriente Médio, com a Arábia Saudita.
Para o head de Negócio B2B da Itapuã Calçados, Milton Perusse, o amplo portfólio de exportação da empresa, diante da crise enfrentada pelo setor, é hoje o principal diferencial do negócio. “A diversidade de parceiros que temos fora do Brasil é, nesse momento de crise, o que vai nos permitir seguirmos sendo competitivos no mercado”, comenta.
Perguntado sobre os impactos das tarifas impostas pelos EUA às exportações brasileiras, Perusse afirma que a medida norte-americana já faz com que os clientes no país avaliem a mudança de fornecedor. Porém, o impacto será pequeno na empresa. “Perder clientes nunca é uma boa notícia, mas como o país norte-americano representa uma fatia pequena das nossas exportações, esse é um quadro menos impactante”, explica.
Presença internacional
A Itapuã tem investido em uma retomada estratégica de sua presença fora do Brasil. “Esse desempenho é reflexo de um trabalho contínuo de reposicionamento da marca. Estamos voltando a fortalecer nossa operação internacional e os resultados já começam a aparecer”, afirma Victoria Thomaz, Gerente de Marketing da Itapuã.
Neste ano, a empresa participa da MICAM Milano, maior feira internacional de calçados que ocorre em setembro, na Itália. A expectativa da marca é encerrar 2025 com um crescimento expressivo nas exportações, ampliando sua atuação internacional e reforçando a Itapuã como referência em calçados no Brasil e no exterior. “Nosso objetivo é fechar o ano com um desempenho ainda mais sólido. Estamos projetando exportar cerca de 20% a mais em relação ao ano de 2024, resultado de um planejamento cuidadoso e da retomada de conexões importantes com o mercado externo”, destaca Charles Werb, Gerente de Exportações da Itapuã.