Secretaria da Fazenda amplia opções de pagamento de tributos estaduais com inclusão das casas lotéricas

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) disponibilizou aos contribuintes mais uma opção para o pagamento de tributos estaduais: as casas lotéricas. A nova modalidade passou a ser possível após a assinatura de Termo Aditivo ao Convênio de Arrecadação de Tributos firmado entre a Sefaz e a Caixa Econômica Federal, ampliando os canais disponíveis para quitação de débitos.

Com a mudança, podem ser pagas nas lotéricas todas as receitas estaduais, como IPVA, ICMS, ITCMD e Documentos Únicos de Arrecadação (DUA) referentes a taxas, incluindo DUA do Detran-ES e do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). O limite para pagamento nas lotéricas é de até R$ 5 mil por operação.

A nova alternativa se soma às formas de pagamento já disponíveis, como boleto bancário, internet banking e Pix, que continuam funcionando normalmente. O objetivo é ampliar a conveniência e facilitar o acesso dos contribuintes aos serviços de arrecadação.

A Sefaz também reforça um alerta importante: o órgão não envia boletos, links de pagamento ou cobranças por e-mail, mensagens ou aplicativos. Para realizar o pagamento de tributos estaduais, o contribuinte deve sempre emitir o Documento Único de Arrecadação (DUA) diretamente no site oficial da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br), garantindo a segurança da operação e evitando golpes.

Em caso de dúvidas, os contribuintes podem entrar em contato com a Receita Estadual por meio do canal Receita Orienta, preenchendo o formulário disponível em:
https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/ReceitaOrienta/formulario.

Confira mais Notícias

Haier escolhe o Espírito Santo como base logística para expandir atuação no Brasil

Combinado de boas notícias sobre petróleo e gás natural para Marataízes; prefeito comemora

Brasil deve voltar a ser 8ª maior economia do mundo em 2027, prevê FMI

Perdão de dívidas de MEIs terá impacto fiscal, mas redução de custos

Brasil abriu 700 mercados para agropecuária desde 2023

Cresol lança revistinha para falar de cooperativismo financeiro com as crianças

Governo do Estado do Espírito Santo apresenta projeto do Orçamento para 2027

Instituto faz comparativo de 228 indicadores dos estados brasileiros