Risco de queda

20 anos depois de plantadas, palmeiras da Praça Jerônimo Monteiro serão substituídas

Por apresentarem risco real de queda, as palmeiras da Praça de Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro, precisarão ser substituídas por novas árvores. A medida visa prevenir acidentes, resguardar a vida das pessoas que usam o espaço e evitar danos materiais.

A necessidade de remoção de todas as palmeiras, que são da espécie Imperial (Roystonea Oleracea) e foram plantadas há mais de 20 anos, é apontada por pareceres técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Semurb) e da Defesa Civil.

Em vistorias, servidores dos órgãos identificaram condições que comprometem a saúde e a estabilidade das estruturas arbóreas, como danos ocasionados por pragas e doenças, inclinação do caule, raízes prejudicadas e a queda constante de folhas.

Por serem árvores de grande porte, com potencial de causar graves danos em caso de queda, a retirada é indicada como medida urgente e indispensável para garantir a segurança de todos no local, que recebe fluxo intenso de pedestres e conta com ampla área de estacionamento. A supressão está programada para o próximo fim de semana.

Renovação verde

No lugar das palmeiras, serão plantadas outras árvores. A Semurb vai selecionar espécies adequadas à arborização urbana que forneçam sombra e beleza à praça, mas que também contribuam para a biodiversidade local.

“Entendemos o apego emocional que muitos de nós temos pelas palmeiras, que fazem parte da nossa memória coletiva, e é por isso que estamos planejando um processo de substituição cuidadoso e sustentável”, afirma o secretário municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Antonio Carlos Valente.

Confira mais Notícias

Itapemirim

Conselho da Área de Proteção Ambiental Lagoa de Guanandy inicia atividades com novos membros

Anchieta e Presidente Kennedy

Vale entrega projeto básico da Ferrovia Kennedy ao Governo do Espírito Santo; veja o vídeo

Notícia Serrana

Vargem Alta ganha nova sede da Prefeitura e novos equipamentos esportivos

Cultura

Rubem Braga é eleito autor mais representativo do estado

Arte

Painel artístico de 20 metros de altura chama atenção no centro de Cachoeiro de Itapemirim

Agenda

Com parque de diversões e shows nacionais, Festa de Cachoeiro será atração do fim de semana

Reconhecimento

Gedson Alves assume Secretaria de Saúde de Cachoeiro

Oportunidades

Programa de Estágio da BRK realiza inscrições até domingo