Câncer de intestino: 610 casos no ES em 2023

 / Foto: Canva

“A prevenção é a melhor forma de evitarmos uma lesão maligna do intestino”. A recomendação do proctologista Marcelo Daher é clara. Obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e dietas industrializadas são fatores de risco evitáveis para a doença que, em 2022, acometeu 553 capixabas, segundo dados do DataSus. Já a Estimativa 2023: incidência de câncer no Brasil, feita pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima 610 novos casos no estado este ano.

O câncer de intestino é o terceiro mais comum no país, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma e do câncer de mama e próstata. Esse tumor se manifesta no intestino grosso, também conhecido como cólon, e no reto.


Por isso, a campanha Março Azul-Marinho, realizada no país em ação conjunta da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Federação Brasileira de Gastroenterologia, alerta para a doença. O tema deste ano é “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”.

Com o intuito de alertar sobre o câncer colorretal, tramita na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 176/2022, do deputado Adilson Espindula (PDT), que institui a campanha no calendário do Estado.

Diagnóstico

O exame de rastreio é um importante aliado na detecção precoce desse tipo de tumor, destaca Marcelo Daher. “A colonoscopia é, hoje, o padrão ouro para dar o diagnóstico precoce de lesões precursoras do câncer de intestino. Quando realizada de forma antecipada, muitas vezes podemos identificar pólipos, que muitas vezes podem se transformar em uma neoplasia maligna, e retirá-los durante o exame.”


O rastreio deve ser feito a partir dos 45 anos. “Caso o indivíduo tenha histórico familiar de câncer no intestino, é preciso antecipar essa data”, alerta o proctologista.

Sinais

Marcelo Daher ressalta que é preciso estar atento aos sinais de alerta da doença. “Sangue nas fezes, dor e cólica abdominal com mais de 30 dias de evolução, alteração do ritmo intestinal com alternância entre constipação e diarreia, emagrecimento importante nos últimos meses sem causa determinada, anemia, cansaço e fraqueza. Esses sinais alertam o especialista a fazer o rastreamento do câncer de intestino através da colonoscopia.”


Tratamento

De acordo com o Inca, o câncer de cólon e reto é tratável e, na maioria dos casos, curável. Para isso, é necessária a detecção precoce.

A cirurgia é o tratamento inicial. Outras etapas incluem a radioterapia (uso de radiação), associada ou não à quimioterapia (uso de medicamentos). O tratamento depende do tamanho, localização e extensão do tumor.

Após o tratamento, é preciso manter o acompanhamento médico para monitorar novos tumores.

Onde buscar ajuda

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informa que o tratamento de câncer é realizado pelos serviços habilitados junto ao Ministério da Saúde, os Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

O tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) vai depender do tipo de câncer – porque há tipos histológicos diferentes (variedade de tecidos do órgão) – e também do estágio, se for inicial ou avançado.

Os pacientes diagnosticados com câncer de intestino passam pelo tratamento padrão, que pode envolver intervenção cirúrgica local para remover a lesão oncológica, além dos procedimentos de quimioterapia e radioterapia.

O Espírito Santo conta com um estabelecimento de saúde habilitado como Cacon, que é o Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC-AFECC) – instituição filantrópica conveniada ao SUS. Outros sete estabelecimentos são habilitados como (Unacon):

  •  
  •  

Confira mais Notícias

Grande Ídolo

Morre o músico e compositor Sérgio Mendes aos 83 anos, nos EUA

Teresense

Banda Yahoo é atração do Festival de Música Primavera, em Santa Teresa

Apostas

“Pandemia” de bets avançou mais rápido que surto da covid-19 no Brasil

Futebol

Copa do Brasil: Vasco sai na frente do Athletico por vaga na semi

Turismo capixaba

Projeto de reutilização da Ferrovia Leopoldina avança no Espírito Santo

Crime

Defesa Civil diz que ação humana causou 99,9% dos incêndios em São Paulo

Saúde

Espírito Santo vai receber 40 novos profissionais do Mais Médicos

Com novidades, Dorival convoca seleção brasileira para Eliminatórias