Política Nacional

Weintraub recua e desiste do governo de SP para concorrer à Câmara

Publicado em

 Ex-ministro da Educação tentará uma vaga na Câmara dos Deputados
Reprodução

Ex-ministro da Educação tentará uma vaga na Câmara dos Deputados

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB) retirou seu nome da disputa ao governo de São Paulo. Ele decidiu concorrer a deputado federal pelo estado, ao lado de seu irmão, Arthur Weintraub, que iria disputar o Senado e também desistiu.

O anúncio foi feito no domingo durante a convenção paulista do PMB — partido que teve a mudança de nome para “Brasil 35” rejeitada pela Justiça. Os irmãos Weintraub se filiaram à sigla em fevereiro.

O ex-ministro obteve 1% das intenções de voto ao governo paulista na última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada em 30 de junho. Apesar do baixo número, o ex-ministro justificou que a decisão é para aumentar a quantidade de deputados conservadores.

“A direita de verdade, conservadora, está sem voz hoje. Nós não podemos correr o risco de não ter uma base representando a gente lá (na Câmara)”, disse durante a convenção.

O evento ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo, mas o ex-ministro participou por meio de videoconferência. Ele está nos Estados Unidos.

Leia Também:  Pesquisa: posição favorável ao aborto diminui intenção de voto

Abraham Weintraub foi ministro da Educação durante 14 meses do governo Bolsonaro. Ocupou o cargo de abril de 2019 a junho de 2020. Ele deixou a pasta após desgastes com o Supremo Tribunal Federal (STF). Weintraub chegou a defender que ministros da Corte fossem presos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Depois da saída de Weintraub do governo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) o indicou para uma vaga de diretor no conselho do Banco Mundial. O ex-ministro foi grande defensor de Bolsonaro, mas hoje é crítico do presidente. Ele diz que Bolsonaro não tem mais “o discurso conservador”.

“A pauta não tem mais a ver com livre mercado, privatização, com valores que a gente defendia de forma comportamental, cultural. Sobrou o que? Sobrou motociata e só”, disse Weintraub em maio.

Leia Também:  Terceira via: "Temos dois pré-candidatos: Tebet e Doria", diz senadora

O irmão do ex-ministro, Arthur, também integrou o governo Bolsonaro. Ele foi assessor especial da Presidência da República. Os irmãos Weintraub negaram que a candidatura dupla irá dividir o eleitorado.

“Existe o coeficiente eleitoral. Então votos em mim podem beneficiar meu irmão, votos no meu irmão podem me beneficiar e a outras pessoas do partido”, disse Arthur em um vídeo publicado em suas redes sociais.


Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política Nacional

Salman Rushdie: acusado de ataque pode pegar até 25 anos de prisão

Published

on

Escritor Salman Rushdie é esfaqueado durante evento em Nova York
Reprodução

Escritor Salman Rushdie é esfaqueado durante evento em Nova York

O homem suspeito de esfaquear o romancista Salman Rushdie num festival literário em Nova York , na última sexta-feira (12), enfrenta acusações por tentativa de assassinato e agressão, comunicaram autoridades neste sábado (13).

“O indivíduo responsável pelo ataque de ontem, Hadi Mattar, foi formalmente acusado por tentativa de homicídio em segundo grau e agressão em segundo grau”, disse Jason Schmidt, promotor distrital do condado de Chautauqua, em Nova York. “Ele foi indiciado por essas acusações na noite passada e detido sem fiança”.

Filho de libaneses e nascido nos EUA, Matar, de 24 anos, recebeu a acusação por tentativa de assassinato em segundo grau pelo esfaqueamento de Rushdie. A acusação por agressão em segundo grau refere-se ao ferimento aplicado num homem que dividia um palco com o autor no momento do ataque.

De acordo com a lei de Nova York, a tentativa de homicídio pode levar Mattar a até 25 anos de prisão.

Rushdie, de 75 anos , estava na Chautauqua Institution para falar sobre a importância de os Estados Unidos darem asilo a escritores exilados quando foi atacado.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA