Carros e Motos

Volvo S60 Polestar T8: batmóvel sueco do século 21

Publicados

em


source
Volvo S60 Polestar T8: sedã consegue ter elegância e esportividade, mas é bom tomar cuidado porque o carro é baixo
Divulgação

Volvo S60 Polestar T8: sedã consegue ter elegância e esportividade, mas é bom tomar cuidado porque o carro é baixo

Pintado de preto, com rodas de aro 19 que deixam à mostra as pinças de freio amarelas da Brembo, aquele sedã grande de aspecto nórdico veio para desafiar seus rivais alemães em um duelo de titãs do qual faz parte o BMW 330e M Sport que a reportagem de iG Carros também teve a oportunidade de avaliar com mais detalhes .

Como híbrido plug-in e boa dose de força, o Volvo S60 Polestar T8 mostra que não não veio para brincadeira quando o assunto é extrair o máximo de eficiência. Traduzindo em números, estamos falando de um carro que consegue acelerar de 0 a 100 km/h em meros 4,4 segundos e, que tem capacidade de fazer 22,5 km/l na estrada, conforme dados do Inmetro.

De novo, assim como fez concorrente da marca bávara quando passou por nossas mãos, o S60 Polestar reuniu o melhor de dois mundos. Ou seja, o desempenho de um esportivo e o baixo consumo de um excelente popular 1.0 com ajuda da tecnologia híbrida.

No eixo traseiro funciona o motor elétrico de 87 cv e nada desprezíveis 24,5 kgfm. E no dianteiro o movido a gasolina, de 2.0 litros de cilidrada, sobrealimentado, capaz de render 320 cv e 40,8 kgfm a meros 2.200 rpm. Com os dois motores funcionando juntos, o resultado é um sedã com tração integral feito para assustar bastante a concorrência alemã até pelo visual elegante, com toques exclusivos e de bom gosto.

Leia Também:  Chevrolet S10 Z71 é força bruta com pinta de caminhonete americana

Na traseira, um dos detalhes que chamam atenção é a tampa do porta-malas que parece ter um discreto defletor de ar, já que conseguiram repuxar o contorno da parte superior. Além disso, o carro vem com duas largas saídas de escape embutidas no para-choque, que são funcionais e condizem com o desempenho do S60 Polestar T8.

Com largas entradas de ar na dianteira e alguns defletores, é preciso tomar certo cuidado ao passar por valetas, lombadas e rampas muito ingremes no dia a dia. Soma-se a isso mesmo ajuste mais firme da suspensão e a baixa altura do solo (14,2 cm) para ter cuidado redobrado nas vias mal conservadas espalhadas pelo país. Portanto, é bom saber bem por onde vai passar com esse sedã sueco com cara de poucos amigos.

Em compensação, se não houver muitos obstáculos pelo caminho, você terá o prazer de dirigir um sedã com fome de asfalto e que consegue contornar curvas como poucos do segmento. Claro que além dos pneus de perfil baixo 235/40R 19, da suspensão mais firme e do sistema de tração também há outros méritos, como a a boa rigidez torcional e toda parafernália eletrônica que ajuda a controlar a dinâmica do carro.

Leia Também

Volvo S60 Polestar T8 tem acabamento bem caprichado, som de alta-fidelidade e cintos de segurança amarelos
Divulgação

Volvo S60 Polestar T8 tem acabamento bem caprichado, som de alta-fidelidade e cintos de segurança amarelos

Por dentro, a central multimídia ainda não é a que equipa o XC40 Recharge, desenvolvida em parceria com o Google e que funciona até por comando de voz, entre ouros recursos. A atualização vai acontecer em breve. Além disso, outro destaque é o acabamento caprichado , que reune dois tipos de couro (convencional e Alcantara), além de alumínio e outros materiais nobres.

Leia Também:  Saiba os prós e contras do GNV para fugir do alto preço da gasolina

Leia Também

Leia Também

A sensação de estar ao volante de uma espécie de “batmóvel sueco” também vem por detalhes como o botão rotativo da ignição e da possibilidade de escolher pelos modos de condução conforme o desejo do motorista. Ah, claro, tem aqueles cintos de segurança amarelos, bem chamativos, o que pode ser algo de se torcer o nariz, bem como o alto túnel estrutural que passa no meio do carro, o que acaba atrapalhando na acomodação de quem for sentado no meio do banco traseiro.

Mas a lista de equipamentos de série é bem generosa e inclui um sistema de som de alta fidelidade , bem como sistema de concierge , teto-solar panorânico, GPS nativo que informa sobre o trânsito em tempo real, condução semi-autônoma, bancos esportivos com regulagem elétrica e largos apoios laterais, entre vários outros itens. No porta-malas vão bons 442 litros, o suficiente para cinci ocupantes levarem suas bagagens.

Conclusão

Se quiser fugir dos modelos alemães, terá no Volvo Polestar T8 um sedã esportivo com tecnologia híbrida plug-in bem competente, capaz de reunir o melhor de dois mundos com muita seriedade.

Bem fabricado, espaçoso e equipado, o carro também mostra fôlego de sobra por um preço compatível com o dos rivais germânicos e com uma autonomia de até 1.350 km, conforme o Inmetro.

Ficha técnica: Volvo S60 Polestar T8 Preço: R$ 381.950 Motor: 2.0, turbo, gasolina e outro elétrico Potência: 320 cv + 87 cv do elétrico= 407 cv Torque: 40,8 kgfm + 24,5 kgfm do elétrico= 65,3 kgfm Transmissão: automática, oito velocidades, tração traseira Suspensão: McPherson (dianteira), multibraço (traseira) Freios: discos ventilados (dianteira e traseira) Proporções: 4,76 m de comprimento, 1,85 m de largura e 2,87 m de entre-eixos Porta-malas: 442 litros 0 a 100 km/h: 4,4 segundos Velocidade máxima: 180 km/h Consumo: 21,9 km/l na cidade; 22,5 km/l na estrada (Inmetro)

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carros e Motos

Designer propõe carro da Apple autônomo e com visão de 360 graus

Publicados

em


source
Apple Car: habitáculo onde ficam os dois ocupantes pode girar enquanto o veículo elétrico e autônomo se move
Reprodução/Devanga Borah

Apple Car: habitáculo onde ficam os dois ocupantes pode girar enquanto o veículo elétrico e autônomo se move

O tão conhado carro da Apple já teve algumas ideias divulgadas até agora e a mais recente delas acaba de ser revelada pelo designer Devanga Borah, que propôs um modelo autônomo, com visão de 360 graus e um ambiente bem confortável para dois ocupantes.

Entre as principais características do carro da Apple proposto por Borah há também o predomínio do branco e preto e alta tecnologia, como não poderoa deixar de ser. Além de baterias com um patamar ainda não conseguido de autonomia atualmente, o modelo pode ser “chamado” pelo celular e ir até o destino escolhido sem prrecisar de motorista.

Mas, por enquanto, tratam-se apenas de ideias, uma vez que a Apple mantém sob forte sigilo o que planeja fazer caso realmente decida entrar no ramo automotivo . E isso não deverá ser decidido tão rápido. As melhores estimativas dão conta de que antes de 2028 nada será resolvido pela marca que ficou famosa pelo iPhone.

Leia Também:  Toyota lança linha 2023 de Yaris Hatch e Sedan com retoques no desenho

O pouco que se sabe sobre os caminhos que a Apple poderá trilhar na indústria automotiva inclui uma possível parceria com a Tesla . Houve também rumores de que também existiram conversas com Toyota e Kia .

De qualquer forma, o certo é que já faz quase uma década que a empresa que faz os celulares e computadores mais cobiçados hoje em dia ensaia sua estreia no mundo dos carros. E isso estimula a imaginação dos designers de plantão.

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA