Cidades

Viveiro de mudas para recuperar o potencial hídrico da bacia de Mimoso do Sul

Publicado em

Por | 00.00.

Com o agravamento da crise hídrica que atingiu todo o estado do Espírito Santo, a oferta de água diminuiu radicalmente em várias localidades rurais. Mesmo nascentes que já foram conhecidas por abastecer fartamente córregos, rios e comunidades, hoje perecem com a escassez. Com o prolongamento da estiagem, a crise hídrica passou a afetar também a área urbana, aumentando ainda mais a quantidade de pessoas atingidas.

Em Mimoso do Sul a situação chegou ao ponto de afetar o abastecimento de água da cidade, fazendo com que o Comitê de Gestão Hídrica se reunisse com a Polícia Militar Ambiental para estudar e propor meios de aumentar a oferta de água. As primeiras reuniões do grupo tiveram o objetivo de estudar a região e fazer um levantamento das causas prováveis dessa condição extrema.

Em grande parte, a causa da falta de água em Mimoso do Sul não é muito diferente do que ocorre em outros municípios, concluiu o sargento José Silva, da Polícia Militar Ambiental. Segundo ele, a falta de cobertura vegetal propicia um escoamento muito rápido das chuvas, impedindo que essa água infiltre no solo, abastecendo o lençol freático e as nascentes. A estratégia do grupo então foi incentivar o plantio de árvores na região. Além de diminuir a velocidade de impacto das gotas de chuva com o solo, as plantas ainda aumentam a infiltração da chuva, já que suas raízes favorecem a infiltração de água, afirmou o policial ambiental. Porém, após o estudo hidrológico e definição da metodologia de recuperação das nascentes e das áreas de recarga do lençol freático, a equipe esbarrou em um entrave, a falta de mudas e sementes.

Leia Também:  Cachoeiro terá mutirão de limpeza neste sábado (1º)

Buscando viabilizar a oferta de mudas para os produtores rurais interessados em recuperar o potencial hídrico da região, o Comitê de Gestão Hídrica, o SAAE e a Polícia Ambiental promoveram a construção de um viveiro de mudas. Após quatro meses de sua implantação, o viveiro já está em pleno funcionamento, fornecendo mudas e sementes de diversas espécies nativas, que são doadas aos produtores rurais e plantadas principalmente ao redor de nascentes e em topos de morro.

fonte Aqui Notícias

 

 

COMENTE ABAIXO:

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Uniaves abre vagas de emprego para moradores de Itapemirim; salário inicial é de R$ 1.272,00 + 300,00 ticket alimentação

Published

on

A empresa UNIAVES – grupo Pif Paf Alimentos, com sede em Castelo, com apoio da Prefeitura de Itapemirim, estará recrutando pessoas para empregar mais de 300 moradores do Município.

As vagas são para o cargo de auxiliar de produção. O salário inicial é de R$ 1.272,00 + 300,00 ticket alimentação, e outros benefícios.


Para concorrer a vaga o interessado deverá comparecer, nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, das 08:00 às 11:00 horas, no Ginásio Waldir Alves (Av. Cristiano Dias Lopes Filho, 492, na Vila Itapemirim), ou das 13:00 às 15:00 horas, na Secretaria de Interior, em Garrafão. A empresa pede que leve currículo, porém se o munícipe não tiver, haverá currículos para preenchimento no local de entrega.

 OUTROS BENEFÍCIOS

 

Além do salário e auxílio alimentação, informado anteriormente, a empresa oferece diversos benefícios, como alimentação com custo de 0,80 centavos por dia, plano de saúde e odontológico, e ainda o 14º salário para o colaborador que atingir a produtividade no final do ano. O turno de trabalho começa às 08:00, e aos sábados é realizado o pagamento de hora extra.

Leia Também:  Cachoeiro terá mutirão de limpeza neste sábado (1º)


A EMPRESA FORNECERÁ TRANSPORTE OS TRABALHADORES

As vagas são para trabalhar em Castelo, no entanto a empresa oferece transporte gratuito para buscar os trabalhadores em Itapemirim, levar até a empresa, e no fim do expediente fará o deslocamento de volta ao Município.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA