Política

Vítima deve ser avisada sobre soltura de agressor

Publicado em

A partir de agora as autoridades competentes terão que informar à mulher vítima de violência doméstica e familiar quando seu agressor for solto ou uma medida protetiva imposta ao mesmo terminar. É o que estabelece a Lei 11.678, publicada no Diário do Poder Legislativo (DPL) desta quarta-feira (3) junto com outras três legislações que tratam de estadualização de estradas.

De acordo com a norma, a comunicação poderá ser feita diretamente à mulher, ao advogado constituído ou ao defensor público responsável pelo caso. A autoridade competente deverá certificar nos autos a data e a hora da execução da comunicação prévia, registrando ainda o nome da pessoa que a recebeu.

O autor da proposta que deu origem à nova lei (Projeto de Lei 259/2022) foi o deputado Luiz Durão (PDT), que preside a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa (Ales). Para o parlamentar, muitas mulheres que são ameaçadas e agredidas têm receio de denunciar os agressores por medo de que eles cometam algo contra elas ou seus familiares. 

“Enquanto o agressor está afastado, seja por medida de privação de liberdade ou por medida protetiva de urgência, a vítima naturalmente se sente mais segura, pois sabe que não existe o risco de ser abordada por aquele que a submeteu a qualquer forma de violência. Com a nova lei, elas tomarão conhecimento de que o agressor está de volta às ruas e poderão se proteger dele, caso ainda seja necessário. A lei vai ajudar a preservar muitas vidas”, frisou.

Leia Também:  Assumção sugere comenda para membros de igreja

Estadualização

Também estão em vigor outras três legislações que versam sobre a inclusão de vias localizadas no município de Cachoeiro de Itapemirim no Plano Rodoviário Estadual. A Lei 11.679 teve como base o PL 276/2022, do Coronel Alexandre Quintino (PDT), e trata da estrada Bom Jardim, que liga a ES-482 (Monte Líbano) à ES-486 (Gironda).

Já a Lei 11.680 inclui a pista que passa pelo distrito de Gironda, com acesso a Alto Moledo/Itaoca, unindo as Rodovias ES-164 e ES-482; e a Lei 11.681 insere no plano a chamada Estrada do Valão (paralela à antiga linha ferroviária), que conecta Morro Grande ao distrito industrial de São Joaquim. O deputado Theodorico Ferraço (PP) foi quem elaborou os PLs 282 e 283/2022, que embasaram as legislações. 
 

Fonte: Assembléia Legislativa do ES

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

Marataízes tem dois novos secretários e Mário Moreira (foto) pede exoneração

Published

on

A dança das cadeiras continua em Marataízes. Nesta segunda-feira (15) o prefeito interino Jaiminho Machado (PDT) nomeou dois novos secretários municipais.

Foram nomeados LUCIANO SANTÃO TEIXEIRA, para o cargo de secretário municipal de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, e JONES BRUMANA MARVILA, para o cargo de secretário municipal de Esportes e Lazer.

Interinamente, LUCIANO SANSÃO TEIXEIRA também irá responder pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Aconteceu nesta segunda-feira também mais uma baixa no primeiro escalão no governo interino. MARIO GOMES MOREIRA, secretário municipal de Serviços Urbanos, pediu exoneração.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Assumção sugere comenda para membros de igreja
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA