Artigos

Victor Coelho, o aluno nota A

Publicado em

Artigo de Ilauro Oliveira

Mas o que significa exatamente essa nota A para Cachoeiro?

Por Ilauro Oliveira | 19.08.2019

Todo mundo sabe o que significa ter em casa um aluno que tem nota A em seu boletim. Em síntese, trata-se de um estudante exemplar, estudioso, cumpridor de suas tarefas e que assimila bem aquilo que estuda e aplica na hora da prova com excelência.   

A nota A da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) dada a Cachoeiro de Itapemirim pela segunda vez consecutiva mostra bem o rumo correto da administração do prefeito Victor Coelho (PSB) quando o assunto é finanças.

Pela primeira vez ocupando cargo público, Victor Coelho pode ser considerado um aluno nota A. Ao iniciar seu mandato fez o dever de casa com humildade, cercando-se de uma equipe com a qual aprendeu mais do que ensinou. E agora, três anos depois, colhe os frutos, sendo capaz de, por exemplo, palestrar para qualquer outro prefeito capixaba sobre como obter uma nota A do Tesouro Nacional duas vezes.

Leia Também:  Como identificar oportunidades e riscos de uma empresa?

Um bom aluno é assim, tem por princípio a humildade e a disciplina para buscar aprender, e depois colocar em prática o que aprendeu. A nota máxima do Tesouro mostra um prefeito maduro e seguro do caminho pelo qual deve trilhar e para onde está levando sua cidade.

Mas o que significa exatamente essa nota A para Cachoeiro?

De maneira mais técnica, conseguir nota “A” do Tesouro Nacional significa estar em dia com certidões de regularidade, ter capacidade de pagamento, estar apto a realizar operações de crédito e  estar em dia com a lei de responsabilidade fiscal. 

Agora, de maneira mais prática e em bom português, significa conduzir bem as finanças do município. Significa ser bom gestor nessa área. Significa dar credibilidade ao município, fortalecendo um ambiente favorável a investimentos.

A nota A deixa um município em ampla vantagem sobre os demais quando o assunto é competitividade. Dá mais segurança para se investir já que simboliza boa administração, e, consequentemente, menos problemas. E uma cidade bem gerida nas Finanças significa uma cidade com ampla capacidade de crescimento econômico, gerando mais empregos, renda e, claro bem estar geral a todos os cidadãos.

Leia Também:  Aspectos jurídicos da união estratégica de empresas

É a economia…

Não foi à toa que o economista Milton Friedman popularizou a frase “não existe almoço grátis”. Ou seja, não se consegue, de graça, alguma coisa sem que algo em troca seja dado.

É através de uma boa gestão financeira que se obtém as outras coisas, como uma boa saúde, boa educação, boas obras de infraestrutura e etc. Primeiro é preciso fazer o dever de casa porque nada cai do céu gratuitamente. E com a casa organizada, todas as coisas podem ser acrescentadas.

*****************************************************

“A verdade, meu amor mora num poço / É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz / Que também faleceu por ter pescoço / O autor da guilhotina de Paris / Vai orgulhosa querida / Mas aceita esta lição / No câmbio incerto da vida / A libra sempre é o coração” – Positivismo (Noel Rosa)

 

 

COMENTE ABAIXO:

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos

Dever cumprido e gratidão – Por Flávia Cysne

Published

on

Nesta sexta-feira (1º) me desligo da função de gerente regional Sul da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendorismo (Aderes).

Mas não posso me despedir sem compartilhar com os amigos e empreendedores que estiveram conosco neste tempo a importância do trabalho que realizamos, com o olhar sempre voltado para o desenvolvimento regional.

Todas as nossas ações foram no sentido de promover o crescimento das regiões de forma descentralizada, como é o desejo do governador Renato Casagrande e recomendam as melhores práticas de gestão.

Isso é importante para que nenhuma região seja excluída das ações que promovam crescimento e a valorização das potencialidades e do talento dos seus moradores.

Trabalhamos com o apoio de dados coletados por especialistas em várias frentes. Um esforço coletivo que já está dando frutos.

Nesse período em que estivemos à frente da Aderes na regional sul o Governo do Estado apoiou mais de 60 feiras. Demos suporte a aproximadamente 1500 empreendedores gratuitamente para que participassem desses eventos e pudessem expor seu produtos.

Leia Também:  Acordo extrajudicial com a administração pública

Nesse mesmo período nosso orçamento saltou de R$ 12 para R$ 24 milhões, sempre com o objetivo de fomentar o empreendedorismo.

E tenho que compartilhar com vocês. Essa caminhada foi de grande aprendizado e fico feliz com as parcerias construídas, pelo apoio recebido para realizar nosso trabalho e pela nossa equipe ter contribuído para o fortalecimento dos empreendimentos que existem nas microrregiões visitadas por nós em todo esse tempo.

Já sabia, e se fortaleceu em mim, a certeza de que é importante valorizar e apoiar os micro e pequenos empreendedores para que o crescimento das regiões seja com equidade e gere emprego e renda e promova qualidade de vida aos capixabas que decidiram empreender.

Isso vai permitir que todos vivam com dignidade, fazendo o que sabem de melhor, os seus produtos, sejam da agroindústria ou artesanal, para que cheguem às mãos de quem realmente precisa, o consumidor final, sem atravessadores.

Realmente foi um trabalho gratificante. Especialmente por dar visibilidade e oportunidade aos nossos talentos regionais. Gratidão a cada município que nos recebeu.

Leia Também:  Modelação Jurídica das Startups

Saio com a sensação do dever cumprido e deixo a minha palavra de incentivo aos micro e pequenos empreendedores para que continuem se aperfeiçoando e participando das feiras. Elas são o caminho para o fortalecimento das suas atividades econômicas e para a valorização das microrregiões. O trabalho da Aderes continua. Aproveitem todas as oportunidades.

Novos desafios se apresentam e quero recebê-los com a coragem e a determinação dos profissionais das micro e pequenas empresas com quem tão prazerosamente convivi e aprendi.Gratidão a cada um de vocês.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA