SELIMP

Vereador vai assumir nova Secretaria criada em Cachoeiro

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aprovou, na última terça-feira (20), o Projeto de Lei nº 42/2025, de autoria do Executivo, que cria a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SELIMP) e reestrutura a atual Secretaria de Manutenção e Serviços (SEMMAT).

A mudança tem como objetivo aprimorar a gestão dos serviços urbanos, otimizando a prestação de serviços essenciais como coleta de lixo, varrição de ruas, conservação de praças e fiscalização de limpeza em áreas públicas e privadas. A nova pasta já tem dono: Brás Zagotto (Podemos), vereador que está no sétimo mandato.

Com a nova lei, a SELIMP passa a atuar exclusivamente na limpeza urbana, com uma estrutura própria para gerenciar resíduos, organizar campanhas educativas, monitorar lixões clandestinos, coordenar ações emergenciais e supervisionar os contratos de limpeza. A secretaria também será responsável pelos cemitérios municipais e poderá atuar em situações de desastres naturais, em conjunto com a Defesa Civil.

Já a SEMMAT continuará atuando em serviços como drenagem, iluminação, manutenção de praças e recuperação de vias públicas, além da administração do Aeroporto Municipal. O secretário continuará sendo o mesmo: Ari Moreira, homem de confiança do prefeito Theodorico Ferraço (PP).

De acordo com a justificativa do Executivo, a criação da nova secretaria atende a uma necessidade de gestão mais especializada, uma vez que os serviços de limpeza urbana exigem planejamento contínuo, estrutura operacional e fiscalização rigorosa.

“O objetivo é tornar os serviços mais eficientes e garantir uma cidade mais limpa, segura e bem cuidada para toda a população”, destacou o prefeito Theodorico Ferraço, na mensagem enviada à Câmara.

Confira mais Notícias

Réu

Bolsonaro nega plano de golpe, pede desculpa ao STF e critica urnas

Cariacica

Em maior evento político do ano, Euclério Sampaio abraça pré-candidatura de Ricardo Ferraço

Justiça

STF começa a ouvir nesta segunda réus do núcleo 1 da trama golpista

Espírito Santo

Deputada capixaba propõe mudanças na lei de licenciamento ambiental

Projeto de Vitor Azevedo

Câmara aprova criação do selo “Empresa Amiga dos Animais” em Cachoeiro

Trama Golpista

Moraes pede que Hamilton Mourão seja ouvido pela PF dentro de 15 dias

Deputada Federal

PGR pede ao Supremo prisão de Carla Zambelli

Permissão

Câmara aprova projeto que prevê uso de fontes alternativas de água

plugins premium WordPress