Análise Política

Verde que te quero ver, Espírito Santo!

Publicados

em

O título, que a princípio sugere um texto com foco na natureza, trata-se mesmo de uma saudação à vida. O mapa de risco do Espírito Santo, divulgado nesta sexta-feira (2) pelo Governo do Estado, nunca esteve tão verde, sinalizando que a covid-19, apesar de não ter ido embora definitivamente, vai sendo vencida em terras capixabas.

Sob a liderança do nosso governador Renato Casagrande, que em nenhum momento norteou-se por caminhos mais fáceis, seduzindo-se pelas ações populistas ou fora da ciência, o Espírito Santo já respira novos ares. Seus 78 municípios fora do risco extremo e/ou alto indicam que o esforço dos capixabas vai sendo recompensado, apesar das vidas perdidas.

A vacina, mesmo diante dos muitos atropelos do Governo Federal, finalmente vem chegando em quantidades significativas ao estado, sendo rapidamente repassada aos municípios, e estes eficientemente vacinando toda a população.

Nosso sistema hospitalar, graças às centenas de leitos ofertados pelo Governo do Estado, está desafogado, e além de ter garantido o atendimento a todos no pior momento da pandemia, seguirá, ainda, sendo utilizado para outras internações.

Leia Também:  Secretário de Guedes confirma Auxílio Brasil de R$ 300

Outro aspecto que sempre venho destacando aqui é a transparência com a qual o Espírito Santo conduz suas ações no enfrentamento à pandemia. Acabamos de ganhar o título de Estado mais transparente do Brasil nos dados da vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19).

A conclusão do Índice de Transparência da Covid-19 3.0 (ITC-19), divulgado pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR), corrobora com aquilo que os capixabas já sabem: estamos passando muito bem pelo maior desafio que a nossa saúde pública enfrentou em toda sua história.

O Estado já havia alcançado o 1° lugar, em 2020, na avaliação anterior da OKBR sobre a eficiência do poder público em fornecer informações atualizadas e confiáveis sobre a Covid-19, assim como no índice da Transparência Internacional Brasil, que avaliou a transparência nos dados sobre os gastos realizados para o enfrentamento à pandemia.

Além disso, neste ano, o Espírito Santo voltou a ser 1º lugar em transparência pública no País, de acordo com a Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, da Controladoria Geral da União (CGU), divulgada em março. A avaliação mostra que o Estado recebeu nota máxima, ocupando o topo do ranking entre os 27 Estados.

Leia Também:  Em Mimoso do Sul, o dinamismo do jovem Peter Costa!

Todo o sofrimento dos nossos comerciantes, suas perdas econômicas e suas angustias, haverá de ser superado no tempo certo. Infelizmente as mais de 10 mil vidas perdidas não serão recuperadas. Mas a certeza que estamos caminhando para um futuro melhor é a chama que nos conforta.

***********************************************************

O mar da história é agitado / As ameaças e as guerras havemos de atravessá-las / Rompê-las ao meio / Cortando-as / Como uma quilha corta as ondas/ – E então, Que Quereis? (Vladimir Maiakóvski)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Análise Política

Em Mimoso do Sul, o dinamismo do jovem Peter Costa!

Publicados

em

Não é tarefa difícil encontrar com o jovem gestor pelas ruas da pacata cidade de Mimoso do Sul. Com perfil diferente dos habituais “prefeitos de gabinete”, Peter Costa está sempre presente no dia a dia do cidadão e nas ações desenvolvidas pela gestão mimosense.

Em apenas seis meses de mandato, Peter já “deu outra cara” para o município. Hoje é praticamente impossível apontar um ponto fraco da gestão, que tem promovido uma verdadeira transformação da maneira mais austera possível.

Secretários, seguindo o mesmo modelo de trabalho do prefeito, colocam a mão na massa (literalmente), utilizam mão de obra própria, fomentam parcerias com associações, e isto tem sido fator importante no momento agradável que a cidade vive.

A verdade é que uma cidade bonita e bem cuidada contribui para um ambiente de negócios favorável. Aumenta a autoestima do cidadão e impulsiona o comércio.

Peter encontrou um desafio gigante na saúde, que é a gestão da pandemia. É desafiador sanar qualquer demanda reprimida quando as cirurgias eletivas estão reduzidas ou até suspensas. O foco central de qualquer secretaria de saúde do país é controlar a doença que vem abalando não só a saúde, mas a economia. Em paralelo é preciso cuidar das outras doenças, atuar na prevenção e no atendimento emergencial. A tarefa não é simples, mas tem sido administrada com profissionalismo e seriedade.

Leia Também:  Em Mimoso do Sul, o dinamismo do jovem Peter Costa!

Cerca de 50% da população da cidade já foi vacinada com a primeira dose, 5.440 pessoas já estão completamente imunizadas.

Em um momento onde novos caminhos políticos surgem, vale a pena observar o trabalho de Peter. Não se admire de encontrá-lo em cadeiras ainda mais importantes no Estado em poucos anos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA