Carros e Motos

Vendas de veículos fecham trimestre com queda de 5,4%, aponta Anfavea

Publicados

em


source
Vendas no primeiro trimestre de 2021 foram 23% menores que nos últimos três meses do ano passado, diz a Anfavea
Divulgação

Vendas no primeiro trimestre de 2021 foram 23% menores que nos últimos três meses do ano passado, diz a Anfavea



O mercado brasileiro de veículos fechou o 1º trimestre de 2021 com 527,9 mil emplacamentos. Queda de 5,4% na comparação com o mesmo período de 2020. Embora isoladamente não seja um resultado tão negativo dentro do contexto atual do país, esse desempenho fez acender uma luz de alerta para a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos).


Na comparação com o último trimestre do ano passado, a queda nos emplacamentos foi de 23%. Percentual superior ao tradicionalmente esperado para o período, que fica em torno de 15%. Em nota divulgada pela  Anfavea , o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, destaca que, embora a expectativa seja positiva para o segundo semestre, o próximo trimestre será uma “travessia penosa”.

Leia Também:  Picape inédita Hyundai Santa Cruz é revelada oficialmente

Você viu?

“Temos três pontos de grande preocupação. Um deles é a situação da pandemia no país, que só deve se estabilizar com a aceleração da vacinação. O segundo é o conjunto dos fundamentos econômicos, ameaçado não só pela pandemia, mas também pelo excesso de ruídos políticos. Finalmente, temos alguns gargalos na produção, sobretudo de componentes eletrônicos, um problema que deve perdurar ao longo do ano”, explica.

Produção

Pandemia e falta de peças ainda preocupam o setor. Por enquanto, GM e Honda estão paradas por falta de insumos no Brasil
Divulgação

Pandemia e falta de peças ainda preocupam o setor. Por enquanto, GM e Honda estão paradas por falta de insumos no Brasil


Apesar da paralisação de algumas fábricas na última semana de março, por conta da falta de componentes ou pelo agravamento da pandemia, a indústria automobilística fechou o período de janeiro a março com produção de 597,8 mil unidades.

Resultado 2% superior ao do 1º trimestre de 2020. De acordo com a Anfavea, várias montadoras conseguiram, num esforço logístico, completar unidades que estavam paradas nos pátios com alguma peça faltando.

O melhor resultado no acumulado do trimestre foi o das exportações, de 95,8 mil unidades, volume 7,6% superior ao dos embarques do início de 2020. O estoque de veículos nas fábricas e nas concessionárias se mantém estável num patamar baixo, de 101,1 mil unidades.

Leia Também:  Andamos uma semana com o scooter Yamaha NMax 2021

Atenta à questão da falta de semicondutores , entre outros insumos, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, disse à reportagem de iG Carros que, de qualquer forma, é necessário rever os planos logísticos tendo em vista o novo momento global que vive toda a cadeia automotiva.

“Talvez seja melhor não ter apenas uma fonte de fornecedor , para não correr riscos. Por enquanto, teremos que passar por essa fase inicial mais urgente, mas logo essa revisão vai acabar acontecendo”, disse Moraes, que também comentou que ainda não há condições de prever o quanto essa questão da falta de insumos vai afetar as vendas e a produção em 2021.

Ainda conforme Moraes, a única forma de resolver essa falta de semicondutores na indústria automotiva é fazer investimento alto, na produção local, o que não se faz e um dia para o outro, embora a demanda por esse tipo de componente em outros seguimentos da indústria deverá chegar a um ponto de equilibrio em breve.



Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carros e Motos

Como é guiar um Corolla de corrida ao lado de  ex-pilotos de F1 e Indy

Publicados

em


source
Toyota Corolla de Stock Car do piloto Bruno Baptista com novos patrocinadores na pintura renovada
Divulgação

Toyota Corolla de Stock Car do piloto Bruno Baptista com novos patrocinadores na pintura renovada

Colega e leitor da minha coluna, agora eu quero dividir com você a felicidade que estou sentindo por passar a ter mais dois novos patrocinadores para me apoiar na difícil luta por mais conquistas no disputado Campeonato Brasileiro de Stock Car 2021, que começa no próximo dia 25 de abril, no Autódromo Internacional de Goiânia.

No ano passado, naquela pista, eu subi no pódio ao lado do vencedor Rubens Barrichello e do segundo colocado, Nelson Piquet Júnior , chegando em terceiro depois de largar dos boxes e começar a corrida no 24º e último lugar. É verdade! Foi emocionante.

Assim, além de contar novamente com os apoios de 2020 da Loctite, Hero, Pro Automotive, NGK do Brasil e Volt, o meu Toyota Corolla número 44 da Stock Car ficou novamente com um visual também atraente com a entrada da XP Private como o meu principal patrocinador e da Oakberry entre as empresas que fazem parte da boa estrutura financeira que tenho atualmente na categoria.

Depois de ver aqui algumas fotos ilustrativas dele e de outra feita recentemente na própria oficina da equipe RCM Motorsports , em Curitiba, onde está sendo cuidadosamente preparado para a corrida, em Goiânia, se tiver tempo, me diga, aqui no iG Carros, ou pelo meu Instagram @Brubap, o que você achou do seu novo layout. Sou suspeito, é claro, porém acredito que vai ser um dos mais bonitos entre os 30 carros que largarão na 1ª e 2ª provas de abertura da temporada.

Como é competir com ex-pilotos de F1 e Indy

Chevrolet Cruze de Rubens Barrichello, um dos experientes e renomados pilotos que disputam  com Bruno Baptista
Divulgação

Chevrolet Cruze de Rubens Barrichello, um dos experientes e renomados pilotos que disputam com Bruno Baptista

Para quem começou com um “paitrocinador” apoiando no kart e nas minhas primeiras corridas de monopostos até na Europa, agora sinto muito orgulho por ter conquistado o apoio de todas essas empresas, como a própria Hero que foi o meu primeiro patrocínio na Stock, ao me contratar para a sua equipe, em 2018, para ser companheiro do campeão mundial de Fórmula E , Lucas Di Grassi . Com ele, aprendi muito no meu primeiro ano.

Leia Também:  iG Carros Podcast: quase 20 modelos saem de linha no Brasil na pandemia

No ano seguinte, já dividi a equipe RCM Motorsports com o campeão da Stock de 2010, o Max Wilson , atual comentarista de Fórmula 1 e da própria Stock pela Band TV, com quem também assimilei boas dicas e até obtive resultados mais expressivos por conseguir minha primeira vitória na categoria.

Em 2020, fui parceiro do ex-piloto de F1, Ricardo Zonta , que pela sua competitividade direta comigo na equipe RCM me fez ser um dos pilotos mais rápidos de toda a categoria. Com este arrojo, conquistei até uma pole seguida de vitória em Cascavel, no Paraná. Pode pesquisar que foram poucos pilotos que conseguiram essa façanha no ano passado, lembrando que a primeira corrida depois do treino oficial é que dá mais pontos no campeonato.

Bruno Baptista dentro do cockpit do seu Toyota Corlolla de Stock Car, número 44, de olho nos experientes rivais
Divulgação

Bruno Baptista dentro do cockpit do seu Toyota Corlolla de Stock Car, número 44, de olho nos experientes rivais

Agora, na minha quarta temporada, acredito que chegou a hora de mostrar tudo que assimilei com eles e pilotos de elevado nível técnico de outras equipes. Sei que jamais um corredor deixa de aprender com os demais em toda a sua carreira. Mas adianto que estou na minha melhor fase, até de cabeça, para ter um nível de resultados ainda mais significativo nessa principal categoria do automobilismo brasileiro.

Você viu?

Quem me conhece mais de perto, sabe que não sou e nunca fui presunçoso, mas depois vencer uma corrida em 2019 e ser o piloto mais jovem a fazer uma pole seguida de vitória na última temporada, em Cascavel (PR), confesso que nunca entrei numa disputa de campeonato tão otimista como estou neste momento. E adianto que respeito, mas não tenho medo de nomes famosos que estão sendo muito destacados por já terem corrido na Fórmula 1 e na Fórmula Indy .

Leia Também:  Veja 5 SUVs médios seminovos com preços de compactos zero quilômetro

De fato, essa temporada da Stock está ainda mais recheada de pilotos que fizeram uma importante carreira no exterior, como os ex-pilotos de Fórmula 1 Rubens Barrichello , Nelson Piquet Júnior, Ricardo Zonta e, agora, Felipe Massa . Além, é claro, de Tony Kanaan , vencedor das 5 00 Milhas de Indianápolis de 2013 e campeão da Fórmula Indy, em 2014.

Confesso que quando entrei na categoria, em 2018 e nos outros dois anos, mesmo vencendo uma prova em 2019, eu não tinha essa confiança atual. Passei a ter logo após a minha primeira pole e vitória de Cascavel . Tanto que tive chances de vencer ou subir no pódio em praticamente três corridas seguintes, mas não controlei com total eficiência meu arrojo e perdi dois pódios que estavam nas minhas mãos. Provavelmente um Barrichello , ou qualquer um dos demais pilotos antes citados poderiam ter feito dois pódios arriscando menos do que eu.

GT Word Challenge e Endurance Cup

Mercedes AMG-GT é o carro que Bruno Baptista vai disputar as provas de longa duração na Europa
Divulgação

Mercedes AMG-GT é o carro que Bruno Baptista vai disputar as provas de longa duração na Europa


Se por um lado estou muito contente e confiante em fazer a minha 4ª temporada consecutiva na Stock, por outro fiquei chateado porque não poderei mais disputar também neste ano, o Fanatec GT World Challenge Europe Endurance Cup (antigo Blancpain GT Series), como já tinha anunciado aqui.

O motivo é que por causa da pandemia e a atual situação do nosso país, nós brasileiros praticamente não estamos conseguindo entrar na maioria dos locais onde serão realizadas as competições.

Dessa forma, depois de ter assinado o contrato com a equipe alemã Get Speed Performance, onde correria no importante campeonato de resistência com um Mercedes-AMG GT3 , eu e a equipe achamos mais viável esperar melhorar a situação pandêmica mundial.

Mas tentarei fazer, pelo menos, duas provas de GT3 na Europa ainda este ano. Peço desculpas para você por ter feito uma coluna especialmente contando tudo sobre esse novo sonho meu que seria realizado e, infelizmente, não foi. Tô naquela de quem não é o maior, tem que ser o melhor. Entre nessa comigo e torça com ou sem o Fan Push. Tamo sempre junto!

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA