Notícias em Geral
Veja quais os serviços que podem ser feitos nos bancos durante greve dos bancários

A greve dos bancários está prestes a completar um mês e está causando diversos transtornos anos clientes dos bancos. Quem depende da agência para pagar contas, fazer depósito e saques pode se sentir perdido, sem saber onde realizar suas transações.
O saque de benefícios, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo, pode se transformar de solução a problema em tempos de paralisação dos bancos. É o caso de Aline Ribeiro Santiago.
A jovem deixou a empresa onde trabalhava e não consegue sacar o FGTS para honrar seus compromissos financeiros. “Estou pagando juros de dívidas, como a do cartão de crédito, porque não consigo retirar os R$ 8 mil que tenho na Caixa”, explicou.
De acordo com Aline, a atendente do banco informou que o dinheiro só poderá ser retirado de uma vez, na boca do caixa, mesmo com o Cartão do Cidadão.
A assessoria da Caixa, no entanto, informou que é possível sacar o benefício nas lotéricas, correspondentes bancários e caixas eletrônicos, com um limite de R$ 1,5 mil. Para isso, é necessário a apresentação da carteira de identidade ou outro documento de identificação pessoal, o Cartão Cidadão e a senha.
Fora da agência
Confira alguns serviços que podem ser realizados nos canais bancários alternativos:
Saques – Desde que sejam respeitados os limites estipulados por cada instituição, os saques podem ser realizados pelos caixas eletrônicos dos bancos e da Rede 24h, casas lotéricas, agência dos Correios e correspondentes bancários.
Pagamentos – Se a conta não tiver vencido, o boleto pode ser pago por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são as casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
Depósitos – Tanto em dinheiro quanto em cheque, os depósitos podem ser depositados via caixa eletrônico. Como as movimentações nos equipamentos têm horários pré-estabelecidos, operações realizadas após às 18 horas só serão compensadas no outro dia.
Transferências – Podem ser realizados por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e operações bancárias por telefone. Caso a transação seja entre bancos diferentes, é importante ter em mãos o CPF ou CNPJ do recebedor, bem como o número do banco.
fonte http://www.folhavitoria.com.br/


Notícias em Geral
Procon do ES divulga balanço e telefonia lidera reclamações

Proteção e Defesa do Consumidor
As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.
Por | 06.02.2020
Em 2019, a telefonia móvel liderou o ranking de atendimentos no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). No mesmo período de 2018, bancos foram o assunto mais demandado. As principais demandas estão relacionadas a cobrança indevida e descumprimento de contratos.
No último ano, 52.204 atendimentos foram realizados pelo Procon-ES. Desse total, mais de 5 mil atendimentos estão relacionados à telefonia móvel. Ocupa a primeira posição do ranking a telefonia móvel, seguida das financeiras, bancos, energia elétrica, telefonia fixa, cartão de crédito, aparelho de telefone, água e esgoto, TV por assinatura e, em décimo lugar, móveis.
Os segmentos que lideraram os atendimentos foram, com 19.961 registros, os assuntos financeiros; seguido por serviços essenciais, com 13.572 queixas; produtos (7.518); serviços privados (4.962); saúde (906); habitação (211) e alimentos (200).
O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, ressaltou que diferentemente do ranking de atendimento dos últimos anos, que foram liderados por bancos e empresas de cartão de crédito, a telefonia móvel ocupou a primeira posição em 2019.
“Cobrança indevida, incluindo lançamentos de serviços não solicitados na fatura e a mudança unilateral nos contratos com reajuste no valor do serviço são as queixas dos consumidores quando se trata de telecomunicação”, disse.
Para evitar problemas, o consumidor deve ter atenção redobrada antes da contratação de serviços. “É preciso ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas. É preciso sempre conferir os lançamentos cobrados nas faturas. Em caso de dúvidas, procurar o Procon”, afirmou Athayde.
Negociação de dívidas
Rogério Athayde ressaltou ainda que grande parte das demandas de bancos, operadoras de cartões e financeiras estão relacionadas a cobrança indevida e a negociação de dívidas. “No ano de 2019, realizamos 5.261 atendimentos no setor de cálculo e negociação de dívidas do Procon-ES”.
Os atendimentos do setor são realizados de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, presencialmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, Centro, Vitória. Também disponibilizamos o mesmo atendimento na unidade localizada no Faça Fácil Cariacica.
Fornecedores
Em relação aos fornecedores mais demandados no Procon-ES em 2019, em primeiro lugar no ranking, está a Vivo, em segundo aparece a concessionária de energia elétrica EDP, seguida do Banco BMG, Telemar, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Dacasa Financeira, Banco Itaú, Claro e, em décimo lugar, aparece a Oi Móvel.
“A maioria dos atendimentos realizados pelo Procon-ES é solucionado de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências. Esse número demonstra o alto índice de resolução das demandas que chegam ao órgão e a rapidez com a qual os problemas dos consumidores são solucionados”, informou o diretor Rogério Athayde.
Reclamação
Os consumidores poderão registrar suas reclamações pelo aplicativo Procon-ES (disponível para Android) ou pessoalmente, na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, das 9h às 17 horas, de segunda a sexta. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até às 13 horas.
Existe também uma plataforma online, do Ministério da Justiça, para o registro de reclamações. Por meio do site www.consumidor.gov.br é possível registrar queixas e solucionar os problemas de consumo diretamente com as empresas em até dez dias.
Para atendimento é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.
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