Jurídico

Veja o resultado das eleições suplementares deste domingo (1º)

Publicados

em


Nove municípios brasileiros elegeram seus novos prefeitos e vice-prefeitos no último domingo (1º), por meio de eleições suplementares. Eles substituirão os escolhidos nas últimas eleições municipais, em 2020, que tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral, em conformidade com o artigo 224 do Código Eleitoral.

Confira os resultados:

Ceará

O município de Martinópole, escolheu Betão do James Bel (Progressistas) com 50,58% dos votos. Ele venceu de Junior Fontenele (PL), que obteve 49,42%. Houve, ainda, 1% de votos nulos e 0,86% brancos. Compareceram às urnas 92% dos eleitores.

Em Missão Velha, escolheram Dr. Lorim (PDT) por 52,84%. A adversária, Fitinha (PT), obteve 47,16%. Foram registrados 2,70% de votos nulos, 1,22% brancos e um comparecimento de 85% dos eleitores.

Pedra Branca elegeu Matheus Gois (PSD) por 54,38%. Seu adversário, Padre Antônio (PDT), ficou com 45,62%. Houve 2,42% de votos nulos, 1,28% brancos e um comparecimento de 77%.

Espírito Santo

Em Boa Esperança, no noroeste capixaba, venceu Fernanda Milanese (Solidariedade) com 50,14% dos votos válidos. Ela ficou à frente de Claudio Boa Fruta (DEM), que obteve 4,51%, e de Antônio José (Republicanos), com 7,35%. Foi computado 1,73% de votos nulos, 1,06% brancos e um comparecimento de 76% dos eleitores.

Leia Também:  TSE confirma mandato do prefeito de Urucuia (MG)

Mato Grosso

Os eleitores de Acorizal escolheram Diego Taques (PSD), com 55,04% dos votos. Benna Lemes (DEM) perdeu com 44,96%. Houve 1,23% de votos nulos, 0,55% brancos e um comparecimento de 83% dos eleitores.

Em Matupá, Bruno Mena (DEM), foi eleito com 55,58%. Na sequência, Marinilde (MDB), com 32,55% e Geraldo Gezoni (PSB), com 11,88%. Houve 1,65% de votos nulos, 1,20% brancos e um comparecimento de 74%.

Na cidade de Torixoréu, por sua vez, ganhou Thiago Timo (PSB) com 55,09% dos votos. Seu adversário, Jonnes Saggin(PL), obteve 44,91%. Houve 1,30% de votos nulos, 0,40% brancos e um comparecimento de 83%.

Minas Gerais

Em Antônio Carlos, foi eleito Marcelo Ribeiro (PSDB), por 60,06%. Ele ficou à frente de Herbert (PTC), com 38,73%, e de Precata (DEM), com 1,22%. Foram registrados 3,89% de votos nulos,1,60/% brancos e um comparecimento de 78% dos eleitores.

Em Ibertioga, venceu Ricardo (Patriota), por 54,46% dos votos. Seu adversário, Juquinha (PTB), ficou com 45,54%. Houve 2,69% de votos nulos e 0,98% brancos. Compareceram às urnas 83% dos eleitores.

Leia Também:  Eleições pelo Mundo: saiba como funcionam as eleições na França

Mais informações estão disponíveis no DivulgaCandContas.

Confira o calendário das eleições suplementares

Fonte: TSE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jurídico

Clica e Confirma destaca campanha para o eleitorado jovem

Publicados

em


Já está disponível mais uma edição do Clica e Confirma, o podcast da Justiça Eleitoral. O episódio destaca o lançamento da campanha voltada para o eleitorado jovem. A Secretaria de Comunicação do TSE (Secom-TSE) reforça, desse modo, a necessidade da participação da juventude na política. A campanha já começou e está sendo veiculada em emissoras de rádio e de televisão pelo Brasil.

Em celebração ao Dia Internacional da Democracia (15 de setembro), o Clica e Confirma convida Renatta Gorga para contar como foi esse dia no TSE. A convidada destaca uma mensagem que o presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, gravou sobre a importância do pluralismo e do respeito às diferentes opiniões existentes na democracia.

“A democracia é considerada universalmente o melhor regime de governo. O melhor, mas não necessariamente o mais fácil. Democracia envolve pluralismo (diversidade de visões de mundo) e, consequentemente, respeito às opiniões contrárias. Não é o regime do consenso, mas aquele em que a divergência é absorvida de maneira institucional e civilizada”, disse Barroso.

O programa informa, ainda, que o Teste Público de Segurança (TPS) contribui para o aprimoramento do sistema eletrônico de votação. O assessor da Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do TSE, Célio Castro Wermelínger, fala sobre os planos de teste e a importância das contribuições dadas para a blindagem elétrica dos teclados da urna.

Leia Também:  Eleições pelo Mundo: saiba como funcionam as eleições na França

O podcast conta com a participação do Chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, que aborda diversas questões ligadas ao Teste Público de Segurança. Coimbra convida as pessoas a se inscreverem no TPS 2021. As pré-inscrições estão abertas até o dia 29 de setembro.

Fato ou Boato

A série “Fato ou Boato” convida o repórter Guilherme Glória para mostrar o que é falso e verdadeiro. No episódio, será possível desvendar as inverdades por trás da suposta fraude nas eleições de 2008.

O Podcast

O programa é apresentado pelo jornalista Fábio Ruas. Episódios inéditos do Clica e Confirma estão disponíveis todas as sextas-feiras, às 16h, no canal do TSE do Spotify e nas plataformas  Google Podcasts e  Apple Podcasts.

LT/EM

Fonte: TSE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA