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Veículos elétricos plug-in alcançam recordes de vendas globais

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Modelos eletrificados vem sendo mais aceitos ao redor do mundo
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Modelos eletrificados vem sendo mais aceitos ao redor do mundo

A venda de veículos elétricos de passeio do tipo plug-in, ou seja, que necessitam ser conectados a carregadores ou tomadas, alcançou a marca de 913.479 unidades no mês de junho, um recorde para o segmento.

Segundo um relatório publicado pelo portal EV-Volumes, essa representa um crescimento de 54% em comparação com o mesmo período de 2021, e indica que a indústria está bem próxima da quantidade de 1 milhão de veículos plug-in vendidos por mês.

Enquanto os híbridos do tipo plug-in expandem suas vendas, os híbridos convencionais (os não carregam em tomadas ou carregadores) vêm perdendo cada vez mais espaço, e registraram queda pelo terceiro mês consecutivo.

Apesar disso, o número de carros completamente elétricos  vendidos ainda é muito superior ao de modelos híbridos, e segue crescendo.

Em junho, os elétricos registraram 685.000 unidades vendidas globalmente, enquanto os híbridos plug-in ficaram na casa de 228.000 unidades, somados, os carros plug-in representaram 16% do volume da indústria.

No ritmo atual, os veículos de passeio do tipo plug-in irão superar a marca de 6.5 milhões de unidades do ano passado. Até o momento, já foram vendidos cerca de  3.05 milhões de carros elétricos e 1.11 milhões de híbridos do tipo plug-in.

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Os modelos mais vendidos no período foram da Tesla . O Model Y com 97.950 unidades, foi seguido do Model 3 (53.768) e o compacto chinês Wuling Guang MINI EV , o terceiro modelo plug-in mais vendido em Junho, com 46.250 unidades.

10 veículos Plug-In mais vendidos em junho/2022:

1.    Tesla Model Y – 97,950

2.    Tesla Model 3 – 53,768

3.    Wuling Hong Guang MINI EV – 46,250

4.    BYD Song (BEV + PHEV) – 31,787

5.    BYD Han (BEV + PHEV) – 25,356

6.    BYD Qin Plus (BEV+PHEV) – 23,176

7.    BYD Yuan Plus (BEV) – 16,764

8.    Volkswagen ID.4 – 16,462

9.    Li Xiang One EREV – 13,024

10.  GAC Aion Y – 11,801

(BEV+PHEV significa que as versões 100% elétricas e híbridas plug-in do modelo foram somadas)

No somatório anual, os quatro modelos mais vendidos de junho se repetem, e na mesma ordem. Dificilmente um Tesla perderá o título de modelo mais vendido de 2022, já que o Model Y tem uma boa vantagem para o Model 3, que é ameaçado na vice-liderança pelo Wuling MINI EV, que deve ultrapassar o Tesla, devido a seu propósito compacto e de baixo custo, focado para o mercado chinês.

10 carros plug-ins mais vendidos jan-jun/2022:

1.    Tesla Model Y – 314,921

2.    Tesla Model 3 – 219,095

3.    Wuling Hong Guang MINI EV – 207,829

4.    BYD Song (BEV + PHEV) – 159,091

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5.    BYD Qin Plus (BEV + PHEV) – 132,495

6.    BYD Han (BEV + PHEV) – 97,225

7.    Volkswagen ID.4 – 63,597

8.    Li Xiang One EREV – 60,404

9.    BYD Dolphin – 58,613

10.  BYD Tang (BEV + PHEV) – 57,000

Vale ressaltar também o crescimento da fabricante chinesa BYD, que vem superando frequentemente seus recordes de vendas de seus modelos plug-in , e em junho vendeu 133.885, superando em 19.573 seu melhor mês, que havia sido Maio.

Enquanto Tesla e Volkswagen comercializam seus modelos em praticamente todo o planeta, o relatório aponta que apenas 2.177 unidades de BYDs foram vendidos fora do mercado chinês em junho.

Observando as 10 marcas mais vendidas no mês de junho, novamente o mercado chinês se sobressai, com pelo menos quatro fabricantes tendo a maior parte da sua produção voltada para o mercado interno.

1.    Tesla – 157,475

2.    BYD – 133,885

3.    SAIC-GM-Wuling – 49,946

4.    Volkswagen – 42,808

5.    BMW – 29,204

6.    SAIC – 29,106

7.    GAC – 24,165

8.    Chery – 23,014

9.    Mercedes-Benz – 21,254

10.  Kia – 21,052

A BYD pode encerrar o ano de 2022 como maior fabricante de veículos eletrificados/elétricos do mundo, apesar do déficit em relação à Tesla , seus modelos são mais em conta e vendidos em um mercado onde têm larga aceitação.

Além disso, as variantes híbridas podem ser mais convidativas para clientes que estão se interessando pela mobilidade elétrica e ainda possuem dúvidas.

Fonte: IG CARROS

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Audi Q3 nacional: Como é no dia a dia e como se compara ao importado?

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Audi Q3: Modelo de mostra versátil, com conforto, tecnologias e bom desempenho
Guilherme Menezes /iG Carros

Audi Q3: Modelo de mostra versátil, com conforto, tecnologias e bom desempenho

Faz alguns anos que o mercado de SUVs iniciou uma ascensão notável nos rankings brasileiros de emplacamentos. Depois da pandemia e das últimas crises, o valor agregado dos automóveis subiu, decorrente do encarecimento dos custos de produção e da diminuição da oferta no mercado.

Em meio a tudo isso, vemos demandas maiores no segmento premium, que, inclusive, faz sucesso também com os SUVs com ares de cupê. Esse cenário motivou a Audi a prosseguir com a reinauguração da fábrica no Brasil, em São José dos Pinhais (PR). Por lá, são feitos os novos Q3 Sportback (que representa 70% do mix, segundo a marca) e o Q3 tradicional, que é o carro dos nossos testes.

Como se sai no dia a dia? A unidade testada é a versão topo de linha Performance Black , que sai por R$ 315.990. Entre os destaques, vemos a presença do pacote S-Line , que adiciona bancos de couro com Alcântara e volante com base plana e rodas de 19 polegadas.

Na lista de opcionais , há o piloto automático adaptativo com funções de assistência em congestionamento, aviso de saída de faixa, sistema de som Sonos 3D com 15 alto-falantes e subwoofer, que entrega 680W de potência.

Tivemos a oportunidade de entender se há diferenças entre o nacional e o anterior, que era da mesma geração, mas importado da Hungria. A resposta é que, com exceção a um item, não há diferenças.

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Isso se explica pelo fato de que sua produção é baseada no regime SKD (Semi Knock-Down), que consiste na chegada dos componentes individualmente, mas já montados por completo. No Brasil, são reunidos no carro para, assim, um novo Q3 nacional ficar pronto.

Duas vantagens dessa estratégia são a redução de custos de produção, ao mesmo tempo que fica mais fácil manter o padrão de qualidade.

Qual é a única diferença que observamos do Q3 húngaro para o nacional? A ausência do carregador por indução. Antes mesmo de notarmos isso, a própria equipe da Audi destacou esse ponto, logo que nos concederam o carro para teste.

Conforme apuramos com eles, isso se deve à escassez de suprimentos que a indústria enfrenta, mas que, futuramente, o item deverá retornar.

O SUV é equipado apenas com motor 2.0 turbo, de 231 cv e 34,7 kgfm de torque a 1.700 rpm,  que funciona com tração integral. Pelo o que notamos durante os nossos testes, o modelo deixou claro que tem desempenho convincente e faz jus até para os que apreciam mais desempenho.

Não é por menos, uma vez que acelera de 0 a 100 km/h feita em 7 segundos e chega aos 240 km/h. E, isso, sem abandonar a marca razoável de consumo de combustível. O Q3 faz 8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada), segundo o Inmetro.

Outro aspecto que chamou atenção no teste drive foi a boa estabilidade, bem como a agilidade e a rapidez dos principais comandos. O carro atual (seja o húngaro, ou o brasileiro) é, de fato, uma evolução notável do seu antecessor, com sistemas de direção, suspensão e freios sempre precisos.

Fora os itens que já mencionamos, todo o Audi Q3 traz o painel de instrumentos com tela digital 10,25”, ar-condicionado de duas zonas, porta-malas com abertura e fechamento elétrico com sistema hands-free , chave presencial para acesso e partida, luz ambiente , retrovisores elétricos e rebatíveis automaticamente, bem como teto solar elétrico panorâmico, oferecido como opcional.

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As linhas afiladas do carro, tanto fora quanto dentro, transmitem a ideia do carro “afiado” que realmente é. Além disso, ponto positivo para a escolha dos acabamentos, que são sensíveis ao toque em todo o carro.

A posição ao dirigir pode ser a que você quiser, com inúmeras possibilidades de combinação entre altura e profundidade de volante e postura do banco, que tem ajustes elétricos.

O único ponto que poderia ser diferente é a acessibilidade do sistema multimídia . Em nossos testes, não conseguimos ativar a conectividade com o celular via Bluetooth. Se não fosse pelo adaptador USB C cedido pela organização do evento de lançamento, também não teríamos como fazer conexão via cabo.

Conclusão

A versão nacional do Audi Q3 se mostrou versátil, bem equipada e com bom desempenho, deixando claro que se mantém como um dos SUVs médios de luxo recomedáveis hoje em dia.

Mas sentimos falta de alguma eletrificação no modelo, algo que vem se tornando um item importante no segmento,  no qual um itens essencias tem sido a questão da eficiência energética.

Preços da linha Q3

Q3 Prestige quattro 2.0 TFSI R$ 273.990

Q3 Performance quattro 2.0 TFSI R$ 290.990

Q3 Performance Black quattro 2.0 TFSI R$ 315.990

Q3 Sportback Performance quattro 2.0 TFSI R$ 315.990

Q3 Sportback Performance Black quattro 2.0 TFSI R$ 339.990

Ficha técnica Audi Q3

Motor: 2.0 TFSI, 231 cv e 34,7 kgfm

Câmbio: automático, 8 marchas, tração 4×4

Direção: elétrica

Suspensão: McPherson (diant) e múltiplos braços (tras)

Freios: disco ventilado nas quatro rodas

Pneus: 235/50 R19

Dimensões: compr. 448,4 cm; larg. 184,9 cm; alt. 161,6 cm; entre-eixos 268 cm;

peso 1.776 kg

Porta-malas: 530 litros

Consumo: 8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 7 segundos

Vel. Max: 240 km/h

Fonte: IG CARROS

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