Educação

USP fica entre as 100 melhores universidade em ranking internacional


Pela primeira vez uma universidade brasileira foi classificada entre as 100 melhores universidades do mundo no QS World University, da consultoria britânica especializada em ensino superior, Quacquarelli Symonds (QS). Trata-se de um dos mais respeitados rankings universitários do mundo. A Universidade de São Paulo (USP) ficou na 85ª posição na classificação geral, divulgada hoje (27). As informações são do Jornal da USP.

Na edição deste ano, o ranking avaliou cerca de três mil universidades de 104 países. A classificação é liderada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos; seguido da Universidade de Cambridge, no Reino Unido; e da Universidade de Oxford, também no Reino Unido.

Além da USP, outras três instituições brasileiras ficaram entre as 500 melhores do mundo: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou na 220ª posição, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 371ª, e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na 419ª colocação.

A atual edição do ranking passou por uma atualização na metodologia. Foram incorporados três novos indicadores: sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional de pesquisa. E foram reformulados indicadores já utilizados: reputação acadêmica, citações científicas, reputação entre empregadores, proporção de docente por aluno, proporção de estudantes estrangeiros e corpo docente internacional.

“Nossos pontos fortes foram a reputação acadêmica, a excelência das nossas pesquisas, o alto conceito que temos entre os empregadores, e o impacto social do trabalho das pessoas que formamos”, disse o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

“A missão de uma universidade não é disputar rankings. Essas classificações são apenas um efeito, não uma finalidade. De toda forma, notícias da nossa projeção reafirmam a nossa convicção de que estamos no caminho certo”, acrescentou.

Foto: Rovena Rosa

Fonte: Agência Brasil

Confira mais Notícias

Violência

Junho sem feminicídios: Espírito Santo completa 32 dias sem registro

Virado Pra Lua

Aposta simples ganha prêmio de mais de R$ 50 milhões da Mega-Sena

Desenvolvimento

Plano ES 500 será lançado no Cais das Artes com visão estratégica para o futuro do Espírito Santo 

Verdão

Palmeiras elimina Botafogo e avança na Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Brasil

STF decide que redes devem ser responsabilizadas por conteúdos ilegais

Jogão

Flamengo empata com Los Angeles, fica em primeiro e pega Bayern nas oitavas

Mais Saúde

Hospitais privados poderão abater dívidas por atendimento ao SUS

Eficiência

Uso de tecnologia e inteligência artificial dão selo internacional à Unimed Sul Capixaba

plugins premium WordPress