EFICIÊNCIA

Unimed Sul Capixaba intensifica investimentos em inovação com benefícios para clientes e cooperados

O avanço da tecnologia vem contribuindo para encontrar soluções e aumentar a eficiência de diversos serviços e em diferentes áreas do dia a dia. Com seu compromisso de sempre evoluir e aprimorar o cuidado, a Unimed Sul Capixaba vem passando por um momento de transformação digital, investindo cada vez mais em inovação e sendo referência na área no Sul do estado. 

Além de possuir o único hospital totalmente digital da região, desde 2020, a cooperativa conta com um Programa de Inovação para os colaboradores, o I9, e realizou em 2022 a primeira Jornada de Inovação, uma semana de programação com palestras sobre inovação e agilidade, além de oficinas práticas para estimular novas ideias e impulsionar a rotina de trabalho, contando com a imersão de mais de 200 participantes. 

Seguindo este movimento, a Unimed vem desenvolvendo vários projetos da área de tecnologia da informação, buscando melhorar a experiência do cliente na utilização dos serviços, trazendo ganhos assistenciais e agilidade no atendimento. O Hospital Unimed e o Hospital Materno-Infantil já contam com a Laura, inteligência artificial capaz de monitorar os pacientes em tempo real e identificar aqueles com trajetória de risco. O Hospital foi a primeira unidade hospitalar do Espírito Santo a utilizar essa tecnologia.  

Dentre os projetos desenvolvidos, destaca-se também o novo Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP Unimed) em seus serviços para atendimento ambulatorial. Além de facilitar o atendimento presencial, a tecnologia traz uma visão 360º do paciente que confere mais qualidade e segurança no percurso assistencial.  

O novo prontuário também permitirá a realização de teleconsultas, conferindo mais praticidade e comodidade aos clientes e cooperados. Após a fase de implantação do PEP nos serviços próprios da cooperativa, o sistema também estará disponível para os médicos cooperados nos consultórios.  

Antenada no processo de transformação digital, a Unimed Sul Capixaba também vem atuando na criação de uma cultura orientada a dados (Data Driven). Em 2022, a Operadora proporcionou uma capacitação para suas equipes no uso de sistemas de inteligência, demonstrando as principais funções das aplicações de Business Intelligence (BI) e como elas podem melhorar os negócios e contribuir na tomada de decisão. 

“Foram dois workshops funcionais, contemplando uma parte conceitual  em Analytics e uma segunda parte, estrutural (hand on), contemplando mais de 40 colaboradores. Já com o time gerencial, foi realizado uma imersão contemplando os conceitos de Analytics e como estão estruturados os dados da Unimed Sul Capixaba, além de instruí-los na melhor forma de como consumir os relatórios gerenciais e Dashboards”, explicou o gerente de estratégia, inovação e projetos da Unimed, Alex Faria Cordeiro. 

Mais facilidade para clientes

        Além dos programas em andamento para desenvolver novas tecnologias e capacitar colaboradores, a Unimed Sul Capixaba já conta com a inteligência artificial facilitando e agilizando o atendimento direto aos clientes.  Lançada em outubro de 2020, a Isa, a assistente virtual da cooperativa, utiliza inteligência artificial para melhorar a experiência de atendimento do cliente, proporcionando  agendamento de exames e consultas,  visualização de resultados de exames, acesso ao status de autorização, resultados de exames, segunda via de boleto, demonstrativo de imposto de renda, guia médico, entre outras. Todo contato com a Isa é feito pelo WhatsApp, por meio do número (28) 2101-6255, ou pelo próprio site da Unimed Sul Capixaba 

         Outra iniciativa, implantada em 2022, foi o cartão digital de cliente acessado pelo aplicativo da Unimed, que passou a ser o único formato de carteirinha, dispensando o envio do cartão físico.

Confira mais Notícias

Futebol

Botafogo goleia Aurora por 6 a 0 e avança na Pré-Libertadores; vai enfrentar o Bragantino

Lesa Pátria

Polícia Federal deflagra Operação nesta quinta 29/02; ES tem um mandado de busca e apreensão

Espírito Santo é referência para ações do Dia D contra dengue neste sábado (02)

Vasco supera Marcílio Dias por 3 a 1 para avançar na Copa do Brasil

Oportunidades

No Espírito Santo, 32,8 mil pessoas estão com as inscrições confirmadas para o CPNU

Oportunidades

Banestes lança novo edital para concurso público

Números do Brasil

Mais de 90% dos brasileiros contam com serviço de coleta de lixo

Pesquisador

Cientista brasileiro pode ter descoberto novo planeta no Sistema Solar