Jurídico

TSE mantém cassação e inelegibilidade de vereador de Luziânia (GO)

Publicados

em


.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiveram, por unanimidade, a cassação do diploma e a inelegibilidade do vereador do município de Luziânia (GO) Aldenor Gomes Moreira Júnior (PSD) por abuso de poder econômico nas Eleições Municipais de 2016.

A decisão foi dada na sessão plenária desta terça-feira (26), na análise de um recurso apresentado pelo político contra decisão individual do ministro Edson Fachin, relator do processo no TSE, que manteve a decisão colegiada do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-SE) pela cassação do diploma e pela inelegibilidade do então candidato pelo período oito anos.

A decisão do TRE foi dada no julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Na ação, o MPE alegou que Aldenor Júnior distribuiu combustível a inúmeros eleitores para promover sua campanha ao cargo de vereador de Luziânia no pleito de 2016.

Segundo a denúncia, o então candidato abasteceu centenas de veículos de eleitores do município que não estavam cedidos para trabalhar ou prestar serviços à sua campanha, ficando evidenciado que os recursos utilizados para o pagamento do combustível não foram contabilizados na prestação de contas, sendo, então, oriundos de “Caixa 2”.

Leia Também:  Nova edição do podcast Clica e Confirma destaca adiamento das Eleições Municipais

IC/LC, DM

Processo relacionado: Respe 0000080-18.2016.6.09.0139 (PJe)

Fonte: TSE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jurídico

TSE esclarece sobre manutenção das urnas eletrônicas

Publicados

em


.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que a manutenção corretiva e preventiva (conservação) das urnas é feita diariamente, e os dados têm atualização constante. Apesar de restrições de mobilidade e de contato físico no trabalho de manutenção pelo país, as atividades continuam sendo realizadas.

Em reunião na manhã desta sexta (3), o comitê que monitora os impactos da pandemia nas eleições deliberou por aprimorar o acompanhamento das informações, com análise semanal de dados, sobre a situação de manutenção das urnas.

Com isso, o TSE pretende ter quadro mais atualizado e transparente sobre a situação de todo o país. Nos próximos dias, o TSE vai oficiar os Tribunais Regionais Eleitorais para que lancem essas informações no sistema da Justiça Eleitoral com a frequência necessária para monitoramento da manutenção e adoção de medidas específicas, se preciso.

Confira a íntegra da nota do TSE sobre manutenção das urnas.

LG/LC, DM

Fonte: TSE

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Congresso Nacional promulga emenda que adia Eleições 2020, e Barroso destaca que Justiça Eleitoral atuará por pleito limpo e seguro
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA