Carros e Motos

Toyota investirá US$ 1,8 bilhão para produzir carros elétricos

Publicado em

Akio Toyota, presidente do grupo Toyota, durante anúncio de futuros modelos das marcas Lexus e Toyota
Divulgação

Akio Toyota, presidente do grupo Toyota, durante anúncio de futuros modelos das marcas Lexus e Toyota

A Toyota é conhecida por ter sido a primeira fabricante de massa a comercializar um veículo híbrido, o Prius. O modelo chegou ao mercado com um trem de força híbrido em 1997 e está no mercado até hoje.

Agora, muitas fabricantes já mudam seus alvos para os carros 100% elétricos . Há algumas que sem nem pensam mais em veículos híbridos . E a Toyota  realmente não pretende ficar para trás nessa corrida pela mobilidade limpa.

Hoje, o único veículo 100% elétrico oferecido pela Toyota é o SUV bZ4X, mas o modelo é apenas o começo de uma nova fase da fabricante. O início da nova etapa é o investimento de US$ 1,8 bilhão na Indonésia para a construção de uma fábrica exclusiva para elétricos.

Leia Também:  Mini traz 15 unidades da série Pat Moss Edition do John Cooper Works

A decisão da Toyota pela Indonésia é baseada em estratégia. O país asiático possui um subsolo rico em níquel, um dos metais necessários para a produção de baterias de íons de lítio. Construir uma fábrica no país reduziria os custos de produção das baterias, e consequentemente, dos carros.

O ministro da Economia do país, Airlangga Hartarto, acredita que a demanda por veículos elétricos irá crescer consideravelmente na região do Sudeste Asiático. Diante disso, deter uma fábrica desse segmento no país, é benéfico.

Ainda mais quando se leva em conta o objetivo do governo indonésio é vender apenas veículos elétricos a bateria (BEVs) até 2050. O país também planeja que, em 2030, a frota circulante no país seja composta de pelo menos 2,2 milhões de carros elétricos , e 13 milhões de motocicletas elétricas .

A Toyota não é a única fabricante automotiva de olho na Indonésia. Hyundai e Mitsubishi também observam a situação do país, visando realizar investimentos estratégicos.

Leia Também:  Yamaha mostra nova versão da Ténéré 700 com maior autonomia

A LG Energy Solutions, divisão da empresa de tecnologia sul-coreana voltada para novos negócios relacionadas à energia, também se interessa muito pelo níquel indonésio.

A Toyota não revela seus planos de futuros modelos, mas o presidente da fabricante já divulgou uma imagem com conceitos de carros elétricos. Entre modelos Toyota e Lexus , estão sendo planejados 15 novos veículos. 

Recentemente, a fabricante mostrou um utilitário compacto, batizado de Compact Cruiser, que poderá se aproveitar do sucesso de modelos como Ford Bronco e Land Rover Defender e é esperado para 2024.

Além disso, rumores apontam que a fabricante se prepara produzir um esportivo sucessor do MR2 e um supercarro de luxo sucessor do icônico Lexus LFA.


Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carros e Motos

Polestar irá produzir conversível elétrico

Published

on

Polestar O2 Concept é o conceito que servirá como base para o Polestar 6
Divulgação

Polestar O2 Concept é o conceito que servirá como base para o Polestar 6

A Polestar, por meio do seu CEO Thomas Ingenlath, confirmou que irá produzir um modelo conversível 100% elétrico, baseado no conceito O2, revelado no último mês de março último.

Segundo o executivo, a decisão de produzir o Polestar conversível foi baseada na “esmagadora resposta positiva da imprensa e dos consumidores”.

O conversível irá ser chamado de Polestar 6 e irá chegar em meados de 2026, oferecendo apenas motorização elétrica, e foi descrito pelo CEO da Polestar como “a combinação perfeita do alto desempenho elétrico com a emoção e o ar livre de um carro conversível”.

O modelo tem referências de design do Polestar 5 , um Gran Turismo elétrico que a Polestar vem desenvolvendo, e também traz muitas linhas de um modelo conceito, com algumas modificações sendo realizadas para viabilizar a produção.

Leia Também:  Hyundai começa a produzir motor 1.0 aspirado em Piracicaba (SP)

A Polestar confirmou uma edição especial do Polestar 6, a “LA Concept”. Limitada a apenas 500 unidades , a versão traz pintura em tom azul, rodas de 21 polegadas e interior em couro claro, assim como o conceito O2.

O conceito O2 será apresentado ao público durante o Monterey Car Week, na Califórnia (EUA) no fim do mês de agosto, e a fabricante já está aceitando as primeiras reservas do Polestar 6 em seu site oficial.

Não foram divulgados detalhes de potência, mas é provável que as Polestar utilize a arquitetura de 800 Volts e dois motores elétricos , que estará presente no Polestar 5, essa configuração é capaz de produzir 884 cv de potência e 91.7 kgfm de torque. O Polestar 6 ainda deverá contar com o chassis em alumínio, desenvolvido pela própria Polestar.

Segundo a fabricante, mais detalhes e especificações técnicas serão revelados no futuro , “conforme a produção do veículo se torne realidade” declarou a Polestar.

A fabricante sueca deve anunciar seu SUV , o Polestar 3 ainda neste ano, o modelo deverá ter sua produção iniciada no ano que vem, e se juntará ao sedã Polestar 2 na linha da marca.

Leia Também:  BMW Rider Experience tem diversas programações a entusiastas por motos

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA