Política
Tininho Batista começa montar secretariado em Marataízes; primeira escolha vai alterar composição da Câmara de Vereadores

Aos poucos o prefeito reeleito de Marataízes, Tininho Batista (PDT), vai montando sua equipe de trabalho para o novo mandato. Um nome já definido para o primeiro escalão vai impactar também na Câmara Municipal de Vereadores.
O vereador reeleito pelo MDB, Erimar Lesqueves, com 586 votos, vai assumir a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho.
Com isso, o suplente de vereador Weliton Silva (Weliton Policial), que obteve 444 votos pelo MDB nas últimas eleições, passa a ocupar a vaga na Câmara.
A mudança já deve aparecer no Diário Oficial da próxima sexta-feira, 8 de janeiro.
O emedebista Erimar foi presidente da Câmara na legislatura passada e já teve passagem na Secretaria de Saúde, dentro da administração de Tininho, sendo secretário por 34 meses.
Uma outra mudança já havia sido consolidada pelo prefeito Tininho. João Antonio Neto, o Joãzinho, saiu do Transportes e foi para o Serviços Urbanos. E Cacau Sad (Luiz Cláudio Soares Sad) saiu da Ouvidoria e ocupou a vaga no Transportes. A Ouvidoria segue sem titular.


Política
Covid-19: vacinação de professores é tema de audiência

A inclusão de professores e demais profissionais da área no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 será debatida em audiência pública na segunda-feira (1º), no Plenário Rui Barbosa, a partir das 12h15. A iniciativa é da Comissão de Educação, que se reúne com representantes das secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Educação (Sedu).
O assunto foi deliberado no primeiro encontro do colegiado em 2021, promovido no último dia 23, a pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes). Conforme o presidente do colegiado, deputado Bruno Lamas (PSB), todas as medidas de segurança sanitária serão adotadas para que a reunião seja promovida.
Segundo o diretor do Sindiupes Gean Carlos Nunes de Jesus, os profissionais da educação entendem que não há segurança para o retorno das atividades presenciais nas escolas, embora o governo estadual tenha decidido o contrário, apoiado por decisão judicial.
Além disso, explica o diretor, a demanda do sindicado se espelha em uma campanha da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para que os profissionais da educação tenham prioridade na imunização.
Gean Nunes revela que a categoria tem se articulado junto aos órgãos e, nesta semana, obteve uma vitória quando o Conselho Estadual de Saúde (CES) endossou a causa da entidade.
Para ele, a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autoriza estados e municípios a comprar vacinas – desde que a União não cumpra com o plano de imunização ou as doses não sejam suficientes – pode contribuir para o pleito. “O que nos ajuda mais ainda a imunizar a nossa população, em especial os profissionais da educação”.
De acordo com o sindicalista, somente na rede pública de educação existem de 40 a 50 mil pessoas trabalhando, como professores, pedagogos, bibliotecários, serventes e auxiliares de secretaria, entre outros. As apresentações durante a audiência ficarão a cargo dos diretores do Sindiupes Hildebrando Paranhos e Noêmia Simonassi.
CPIs
Duas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) se reúnem virtualmente para eleição de membros. A CPI da Sonegação escolhe presidente, vice e relator – cargos ocupados anteriormente, na respectiva ordem, pelos ex-deputados Enivaldo dos Anjos (PSD) e Euclério Sampaio (DEM), além de Marcelo Santos (Pode), primeiro-vice-presidente da Casa.
Já a CPI das Licenças decide quem será o seu relator, papel desempenhando até o ano passado por Euclério Sampaio.
Agricultura
A Comissão de Agricultura recebe, na terça (2), às 10 horas, o superintendente Federal de Agricultura no Espírito Santo, Aureliano Nogueira da Costa. O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai apresentar os programas e ações da pasta.
Veja a agenda da semana
Segunda (1º)
11 horas – Comissão de Segurança – Plenário Dirceu Cardoso (híbrida)
12h15 – Comissão de Educação – Plenário Rui Barbosa
13h30 – Comissão de Finanças – Plenário Dirceu Cardoso (híbrida)
18h10 – CPI das Licenças (virtual)
18h20 – CPI da Sonegação (virtual)
Terça (2)
9 horas – Comissão de Saúde (virtual)
10 horas – Comissão de Agricultura – Plenário Dirceu Cardoso (híbrida)
11 horas – Comissão de Ciência e Tecnologia – Plenário Judith Leão
13h10 – Comissão de Cidadania – Plenário Judith Leão
13h30 – Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso (híbrida)
Quarta (3)
12h10 – Comissão de Defesa do Consumidor – Plenário Judith Leão
13 horas – Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente – Plenário Dirceu Cardoso (híbrida)
-
Saúde19 minutos atrás
Campanha vai divulgar informação segura sobre as doenças raras
-
Entretenimento52 minutos atrás
‘BBB21’: Karol Conká vai ganhar série documental, segundo colunista
-
Mulher1 hora atrás
Horóscopo do dia: previsões para 28 de fevereiro de 2021
-
Entretenimento1 hora atrás
Boninho declara torcida para brasileira no Big Brother Italiano
-
Mulher2 horas atrás
Quatro motivos para começar a usar coletor menstrual
-
Mulher2 horas atrás
5 dicas para reformar seu apartamento sem dor de cabeça
-
Economia2 horas atrás
Não perca para a inflação: veja investimentos seguros e melhores que a poupança
-
Esporte2 horas atrás
Alonso e Arana são premiados na Bola de Prata 2020