Tecnologia

TikTok lança tradução simultânea para 9 idiomas, incluindo português

Publicado em

 

TikTok lança novidade
Unsplash/Kon Karampelas

TikTok lança novidade

O TikTok vai facilitar a conexão entre produtores de conteúdo e público do mundo todo. A rede social anunciou nesta quinta-feira (21) uma ferramenta de tradução simultânea. Com ela, será possível adicionar legendas automáticas em nove idiomas, incluindo o português. Além disso, adesivos e descrições também poderão aparecer automaticamente em outras línguas.

A empresa anuncia a novidade como “uma ferramenta que promete diminuir as barreiras do idioma e ajudar a levar ainda mais conteúdo global e divertido para toda sua comunidade”.

Além do português, as opções para legendas são inglês, alemão, indonésio, italiano, coreano, mandarim, espanhol e turco.

Para produtores e público do TikTok

A ferramenta está disponível tanto para criadores quanto para espectadores. Assim, quem faz os vídeos pode colocar as legendas automaticamente, mirando um público maior. Quem assiste, por outro lado, pode ativar o recurso ao encontrar um vídeo interessante em um idioma que não domina, para conseguir entender o que está sendo dito.

Além do áudio dos vídeos, a tradução também vai incluir legendas e descrições, bem como adesivos (stickers).

Leia Também:  Operados já planejam promoções para celulares compatíveis com 5G

O TikTok explica que a ferramenta ainda está em estágio inicial. Por isso, só será disponibilizada para vídeos selecionados no momento.

A rede social conta com legendas no idioma nativo desde 2021. Com ela, é possível transcrever o que está sendo dito no vídeo, sem traduzi-lo. É uma forma de tornar os conteúdos mais acessíveis.

YouTube é referência no assunto

A novidade aproxima o TikTok do YouTube. A plataforma de vídeos conta ferramentas do tipo desde 2009 — graças, é claro, às tecnologias de tradução do Google.

Recentemente, na Google I/O de 2022, a empresa anunciou que o YouTube em dispositivos móveis vai ganhar legendas automaticamente traduzidas com suporte a 16 idiomas. Além disso, vídeos da plataforma serão automaticamente transcritos para usuários de Android e iOS.

Fonte: IG TECNOLOGIA

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia

Fábio Faria nega desmatamento da Amazônia para instalação do 5G

Published

on

Fábio Faria disse que 10 milhões de pessoas devem ser favorecidas
Alan Santos/ PR

Fábio Faria disse que 10 milhões de pessoas devem ser favorecidas

O ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse que o país deverá conectar na rede 5G pelo menos 10 milhões de pessoas na Amazônia sem derrubar uma única árvore. O ministro afirmou que isso será feito através da instalação de uma rede de fibra ótica, e a região passará a ter a rede 5G dentro do programa Norte Conectado.

Faria lembrou que mais de 40 milhões de brasileiros ainda não têm redes de conexão atualmente e a meta do governo é encerrar os chamados “desertos digitais” no país, sem especificar prazos. Ele disse que serão investidos pelo menos R$ 10 bilhões para conectar todas a vilas e aldeias do país.

“Vamos conectar 10 milhões de pessoas na Amazônia, com fibra ótica, sem cortar uma única árvore”, disse Faria, lembrando que serão investidos outros R$ 3,1 bilhões para cobrir escolas públicas com a rede.

O ministro falou durante o Seminário 5G.BR, organizado pela sua pasta. Ele disse que a implantação dessa tecnologia trará um ciclo longo de investimentos no país e que haverá transformações importantes em diferentes setores, como agricultura, finanças e indústria.

Leia Também:  Computador aprende sozinho a jogar Minecraft ao assistir vídeos

E depois, afirmou, o país deverá investir em capital humano. O ministro mediou o painel sobre como a tecnologia poderá contribuir para que as metas de desenvolvimento sustentável sejam atingidas no país.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

A rede 5G pura deverá chegar a pelo menos 25 capitais do país até o final de agosto, estimou o ministro. Manaus e Belém ainda enfrentam dificuldades na limpeza da faixa e deverão ativar sua rede 5G em 60 dias.

O cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indica que todas as capitais devem ter a faixa do 5G liberada até o fim do mês, mas as empresas de telecomunicações só serão obrigadas a ativarem o sinal até o final de setembro, quando a Anatel começará a fiscalizar o sinal da rede. O ministro afirmou que as teles estão ativando o sinal imediatamente após a faixa ser liberada.

Leia Também:  Prey está de graça para PC na Epic Games Store; veja como baixar

“O que temos no radar é que até o final deste mês pelo menos 25 capitais estarão funcionando o 5G”, disse o ministro.

O sinal já está funcionando em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e João Pessoa. Na próxima semana, Curitiba, Salvador e Goiânia começam a usar a rede. Depois, a rede 5G chegará ao Rio de Janeiro.

Fonte: IG TECNOLOGIA

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA