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Termoelétrica de Presidente Kennedy mais próxima

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Uma termoelétrica como a de Marobá custa entre R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão em investimentos

Por | 14.12.2013

 

O ano de 2013 termina com a certeza de dois grandes empreendimentos em Presidente Kennedy, superando o terremoto político-administrativo que sacudiu o município e levou à intervenção estadual no ano passado. Dez dias depois de o governador Renato Casagrande garantir o início das obras do Porto Central na Praia das Neves para julho de 2014, a UTE-PK (Usina Termo Elétrica de Presidente Kennedy) realizou audiência pública na última quinta-feira, para obter licença ambiental do Ibama.

 

Essa etapa já havia sido cumprida pelo Porto Central e, na avaliação do secretário de Desenvolvimento de Presidente Kennedy, “a UTE também não terá dificuldade em obter a licença de instalação na planta industrial de Marobá. A usina é o que há de mais moderno em todo o setor, gerando 800 MW de energia limpa, utilizando o gás natural canalizado em nosso litoral, pelo gasoduto Vitória-Campos, sem qualquer dano ou risco ambiental”.

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Segundo o empresário Reginaldo Vinha, presidente e principal executivo do Gera ES, o grupo só aguarda o leilão da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, para divulgar seu cronograma de obras, enquanto, simultaneamente, trata da liberação ambiental do projeto.

 

Uma termoelétrica como a de Marobá custa entre R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão em investimentos, podendo gerar até 800 empregos diretos durante a construção, estimada para começar em 2015, indo até 2019.

 

 

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Economia forte faz Ford lançar no Brasil primeiro carro global

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Por | 05.01.2012

 

BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, falou da força da economia brasileira durante o lançamento do novo Ford EcoSport, o primeiro carro da Ford produzido no Brasil, que será exportado para mais de 100 países.

“Esse é um momento especial, vivemos um momento de crise mundial e ao mesmo tempo os investimentos no Brasil crescem. Isso mostra a força do nosso país que hoje é fundamental para a sustentação da economia global”, disse Mercadante, que representou a presidenta Dilma no evento.

 

Criado em Camaçari, na Bahia, o EcoSport de nova geração faz hoje sua pré-estreia mundial também na capital da Índia. Os eventos em Brasília e Nova Déli simbolizam a popularidade que a Ford espera alcançar nos grandes mercados emergentes globais e também o crescente papel que a área de desenvolvimento do produto da América do Sul.

Os investimentos do novo Ecosport fazem parte de um total de R$ 2,8 bilhões que a companhia pretende investir no Nordeste, até 2015

“O lançamento no Brasil e na Índia, dois países da BRICS, mostra a nossa força e importância na economia mundial. Em um momento de crise global continuamos crescendo e vamos investir cada vez mais em pesquisa, engenharia, crédito e incentivo fiscal”, acrescentou o ministro.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, também participou do lançamento e falou da importância do investimento para a economia da país e do seu estado.

“O Brasil começou na Bahia e o primeiro carro global da Ford também foi criado lá. A criatividade do nosso povo está nesse projeto que foi liderado por mais de mil engenheiros brasileiros na Bahia. É um orgulho ter um carro vendido em todo mundo com o carimbo do Brasil”, disse o governador.

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Com mais de 700.000 unidades produzidas desde o lançamento em 2003, o EcoSport é um caso de sucesso da indústria automobilística latino-americana. Desde então, tem sido o modelo mais vendido da categoria na região. O Centro de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul fica localizado no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia. Único do gênero na região, ele conta com mais de 1.200 engenheiros e designers que utilizam o estado da arte da tecnologia, incluindo avançadas ferramentas de design e engenharia baseadas em computação (CAD/CAE), para o desenvolvimento de veículos.


Ele é um dos oito centros de excelência da Ford no mundo e opera conectado em tempo real com outros centros nos Estados Unidos, Europa e Ásia.O complexo foi inaugurado em 2001 e trabalha junto com o Campo de Provas de Tatuí, em São Paulo, onde os novos veículos são testados e certificados. Ele é um dos dois únicos campos de provas existentes na América do Sul e um dos mais modernos do mundo.

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