TCE-ES volta a reforçar a necessidade de publicação de editais em jornais de grande circulação

Uma nova consulta enviada ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) fez com que os conselheiros da Corte voltassem a reforçar a necessidade de publicação dos editais de contratação em jornais de grande porte. Desta vez, a consulta foi formulada pelo prefeito de São Roque do Canaã, Marcos Geraldo Guerra.

Conforme o prefeito expõe, a dúvida tem origem com a Nova Lei de Licitações e Contratos (14.133/2021). Explica, ele, em seus questionamentos: “Deverá haver publicação dos Editais e Avisos de Licitação em jornal diário de grande circulação ante o posicionamento do TCEES no Acórdão Plenário 129/2021, em conformidade com o Art. 54, Parágrafo Único da Lei 14.133/2021?”.

“Caso a resposta seja positiva, como se daria a contratação de jornal diário de grande circulação?”, acrescenta o prefeito Marcos Guerra.

Resposta
O relator do caso, conselheiro Sérgio Aboudib, destacou que o parecer citado por Marcos Guerra foi emitido considerando as leis 8.666/93 e 10.520/2002, momento em que a mídia impressa ainda era o principal meio de publicidade. Atualmente, nas licitações realizadas sob a lei 14.133/2021, é obrigatória a publicação de extrato do edital em jornal diário de grande circulação – seja ele impresso ou digital.

Este mesmo entendimento foi apresentado no Parecer Consulta 26/2023. Dessa forma, o acórdão aprovado por unanimidade no Plenário encaminha como resposta os termos do Parecer Consulta 26/2023 (processo 5194/2023); e revoga o item 1.2.3 do Parecer Consulta 23/2019.

Processo TC 7111/2023

Confira mais Notícias

Eleições 2026

Coronel Fabrício quer ser a referência da direita-conservadora no Sul do ES

Callegari lança candidatura ao Senado no domingo (16) em Vitória

Eleições

Vereador Darcio Bracarense confirma parceria política com Lázaro Costalonga

Urna eletrônica ganha nova interface para tornar votação mais acessível e intuitiva

TSE cria conselho para monitorar desinformação e IA nas eleições

De Marataízes para o ES: Cabo Vidal consolida espaço e pode ser a surpresa destas eleições

Justiças Eleitoral e do Trabalho lançam campanha contra assédio

Desistência de Norma Ayub favorece Vandinho da Padaria – Análise Política