Marco

Sicoob ES alcança 1 milhão de cooperados 

“Alcançamos um milhão de cooperados em 36 anos de semeadura, baseada em um modelo que coloca as pessoas no mesmo patamar de importância dos resultados”. A frase do presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central ES, Bento Venturim, sintetiza o simbolismo do marco atingido pela instituição em novembro deste ano, em uma trajetória iniciada no Espírito Santo em 1989 e que hoje abrange quatro estados. 

Os dados institucionais indicaram que o Sicoob ES alcançou um crescimento médio anual de 19%. Foram contabilizados cerca de 50 mil cooperados em 2007, chegou aos 100 mil em 2010, alcançou 200 mil em 2014, ultrapassou 500 mil em 2021 e consolidou o primeiro milhão em 2025. 

Para Bento, que também é um dos fundadores do Sicoob no Espírito Santo e no Brasil, o crescimento do sistema regional é resultado de escolhas de pessoas e empreendedores que buscaram um modelo que acompanhou as transformações econômicas e digitais, mantendo características da sua identidade ao longo do tempo. 

“No começo, sabíamos o nome, o número da conta e até o saldo de cada um. Ainda hoje, conseguimos manter um nível de proximidade e relacionamento como tínhamos. O Sicoob faz bem e quero agradecer aos profissionais que atuam conosco, aos conselheiros, aos sócios-fundadores, muitos ainda em atuação, e aos cooperados. Dentro da nossa proposta de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade, é isso que esperamos que todos continuem fazendo”, conta o presidente.  

Expansão guiada por proximidade e propósito

Ao longo das mais de três décadas, o crescimento do Sicoob ES esteve atrelado à atuação das cooperativas singulares e de lideranças que preservaram a cultura que deu origem ao sistema regional. Nascer no Espírito Santo e manter tanto o DNA dos sócios-fundadores quanto os valores cooperativistas permitiu à instituição dar continuidade à ideia de que o Sicoob é uma construção coletiva, feita por pessoas que compartilham responsabilidades e participam ativamente do desenvolvimento das regiões onde vivem. 

A regional do Sicoob conta com seis cooperativas singulares: Sul-Litorâneo, Sul, Coopermais, Sul-Serrano, Credirochas e Conexão. Com oferta de produtos e serviços de forma digital e física, a capilaridade também contribui para esse impacto. 

Atualmente, a instituição está presente em 75 municípios capixabas e 118 cidades, considerando o sistema regional, que atua também no Rio de Janeiro, em São José dos Campos, em São Paulo, e na Bahia, nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Santa Luzia, Salvador e Lauro de Freitas.  

O Sicoob ES, Maior Grupo Empresarial do Espírito Santo pelo Anuário IEL em 2023, 2024 e 2025, conta com 206 pontos de atendimento e, por atuar de forma hiperlocal, se relaciona diretamente com as comunidades. Só no último ano, foram R$ 10,2 milhões destinados a iniciativas de responsabilidade social, com ações em 115 municípios e benefícios diretos a mais de 540 mil pessoas. 

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central ES, Bento Venturim, o crescimento está ancorado na preservação de práticas que caracterizam o cooperativismo e destaca que o marco está alinhado aos quatro pilares que orientam a gestão do sistema regional: satisfação dos cooperados, pessoas felizes, impacto positivo na sociedade e resultados consistentes.  

“Mantemos uma estrutura horizontal e consultiva porque entendemos que proximidade e diálogo são determinantes para evoluir de forma consistente. O avanço do Sicoob ocorre porque somos uma instituição com base sólida, gestão responsável, produtos e serviços relevantes e condições justas”, afirma o presidente. 

Em nível nacional, o Sicoob tem mais de 9,1 milhões de cooperados e está presente em todo o País. É a única instituição financeira presente em mais de 400 municípios e, além disso, ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento.  

Confira mais Notícias

Nova Regra

Veja como vai funcionar devolução do Pix em caso de golpe

Mercado

Pimenta-do-reino capixaba bate recorde de exportações em 2025

Acordo

Trump retira tarifa de 40% sobre produtos do Brasil como café e carne

Lula agradece Trump e espera “zerar celeuma” com os EUA

Pecuária Leiteira

Senador defende medidas contra importação de leite

Pecuária Leiteira

Projeto de Lei amplia competitividade da indústria capixaba de laticínios

Espírito Santo

Ambiente de negócios do ES melhora em todos os municípios 

EUA reduzem tarifas para café, laranja, carne bovina e outros produtos; governador Casagrande comemora

plugins premium WordPress