Estado

Setades promove webinário para fortalecer debate pelos direitos da primeira infância no Estado

Publicados

em


.

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com as Varas da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, promove nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), o webinário “Criança Cidadã desde a Primeira Infância”.

A primeira infância compreende o período entre o nascimento até os 6 anos de idade da criança. É a janela em que experiências, descobertas e afetos são adquiridos e levados para o resto da vida. Evidência científicas demonstram que a afetividade e o vínculo são essenciais para o desenvolvimento pleno, saudável e criativo da criança, a partir de onde se lançam as bases para um futuro mais estruturado e satisfatório de indivíduos e da sociedade.

Esse horizonte é o foco da Setades, que desde 2018, quando o Estado assinou a lei que instituiu a Política Estadual Integrada pela Primeira Infância, vem atuando como protagonista na organização e construção intersetorial do Plano Estadual pela Primeira Infância.

Neste contexto, o webinário “Criança Cidadã desde a Primeira Infância” busca ampliar as discussões junto à sociedade civil organizada. A discussão servirá como plataforma de debates junto a autoridades nacionais sobre o tema. Esse debate é fruto do Pacto Nacional pela Primeira Infância, firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e diversos atores que integram a rede de proteção à infância no Brasil, com o objetivo de fortalecer as instituições públicas voltadas à garantia dos direitos previstos na legislação brasileira, bem como promover a melhoria da infraestrutura necessária à proteção dos interesses da criança.

Leia Também:  Aulas presenciais para alunos do Ensino Fundamental I retornam na próxima terça-feira (03)

O Governo do Estado é signatário deste pacto e o webinário dará início a uma nova fase de ações articuladas para a apresentação do Plano Estadual Pela Primeira Infância, prevista para janeiro de 2021. O encontro contou com a participação da Secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cynthia Figueira Grillo e da Subsecretária de Articulação de Políticas Intersetorais, Marlei Vieira Fernandes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Lobino
(27) 3636-6803
[email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Governo do Espírito Santo divulga 29º Mapa de Risco Covid-19

Publicados

em


O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (30), o 29º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (02) e o domingo (11). Dos 78 municípios capixabas, 77 estão classificados em Risco Baixo. Apenas o município de Ecoporanga segue em Risco Moderado. Não há nenhum município em Risco Alto.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO MODERADO: Ecoporanga.

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Finados: Confira o que funciona e não funciona no feriado da próxima segunda-feira (02)
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA