Estado
Sesp divulga plano operacional das forças de segurança para Enem

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou, na manhã desta sexta-feira (15), o plano operacional que será colocado em prática durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado entre os dias 17 de janeiro e 07 de fevereiro. Os detalhes foram apresentados em coletiva de imprensa, realizada no Gabinete de Gestão Integrada da Sesp, em Vitória.
A primeira fase da prova escrita ocorre neste domingo (17) e no próximo (24), em 38 municípios do Espírito Santo. Já o Enem Digital, novidade para esta edição, ocorrerá nos domingos dos dias 31 e 07 de fevereiro, em Cariacica, Vitória e Vila Velha, na Região Metropolitana da Grande Vitória, e em Cachoeiro de Itapemirim.
Ao todo, 1.326 policiais militares e 326 viaturas irão realizar a segurança dos locais de prova, escolta e guarda do exame durante o período de quase 30 dias da realização. Mais de 260 escolas receberão os alunos e a logística de transporte dos materiais será feita pelos Correios. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e a Polícia Civil (PCES) também estarão disponíveis para prestar apoio, caso solicitados.
Além disso, a Sesp contará com o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E), que estará coordenando e monitorando todas as atividades de inteligência, para garantir a realização segura da prova.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, afirmou que Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PMES), Polícia Civil e Guardas Municipais estarão atuando em conjunto com o Governo Federal para oferecer segurança não só dos locais onde os exames serão aplicados, mas também onde as provas ficarão guardadas até a sua distribuição, incluindo o transporte e escolta.
“Estaremos integrados e empenhados para levar segurança a esses candidatos. Esperamos que tudo transcorra da forma mais tranquila possível e que os candidatos estejam preparados para prestar o seu exame. Nós, como segurança pública, estaremos nestes locais cumprindo a nossa missão, além do que já estamos fazendo em relação à Operação Verão e às Fiscalizações da Covid-19”, disse o secretário.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, lembrou que, mesmo com a Operação Enem, manterá o policiamento ordinário normal, bem como as ações da Operação Verão.
“Os policiais militares que trabalharão na Operação Enem são os militares da área administrativa, que farão o expediente operacional do domingo e estarão empregados na escolta do local de armazenamento das provas, escolta durante a distribuição e recolhimento dos exames e também o policiamento ostensivo nos locais de aplicação das provas. Onde não houver a realização do exame nacional, o policiamento não será reduzido”, destacou o comandante.
O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Félix Gomes Martins, afirmou que a Corporação irá prestar o apoio necessário em locais considerados mais propensos a aglomerações, de acordo com as determinações Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
“Teremos equipes realizando a orientação dos candidatos em relação ao distanciamento, uso de máscara e prevenção à Covid-19, além da fiscalização contra aglomerações que possam ocorrer. Pedimos a todos que se conscientizem e se dirijam aos locais de prova somente quem realmente necessita estar ali, como alunos e pessoas que estejam providenciando apoio a esses candidatos”, afirmou Martins.
O delegado Ricardo Almeida, da Divisão de Inteligência da Polícia Civil, destacou que os plantões das delegacias regionais estão disponíveis para o recebimento de qualquer tipo de demanda, além do trabalho integrado com as outras instituições. “Estaremos presentes no CICC-E diretamente, monitorando todas as atividades que são de nossa atribuição”, informou Almeida.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
[email protected]


Estado
CineMarias: confira a programação e lista de selecionadas do laboratório audiovisual

O mês de março marca a luta pelos direitos da mulher e, para reforçar a importância de debater o protagonismo feminino, o projeto CineMarias abre ao público parte do seminário A tela por elas, que será transmitido on-line. A programação tem início na segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher.
O seminário é o ponto de partida do laboratório imersivo audiovisual do CineMarias, formação que será voltada para 60 mulheres selecionadas por meio de inscrição prévia. Até a próxima sexta-feira (12), o público geral poderá acompanhar ao vivo parte da programação, que inclui a roda de bate-papo Deixa a mina falar!, mediada pelo coletivo Nação Mulher ES e pela empreendedora, bacharel em Direito e policial Manuela Amaral; três mesas-redondas, que abordarão temas como direitos das mulheres, combate à violência, imprensa e empoderamento.
Também estará disponível o primeiro dia de atividades do workshop “A tela por elas: resistência, poesia e representação da mulher no audiovisual”, facilitado pela jornalista e documentarista Eliza Capai.
Segundo a diretora de programação Luana Laux a decisão da abertura do seminário veio como forma de democratizar o acesso e fomentar o diálogo sobre temas como enfrentamento à violência de gênero e protagonismo de mulheres no cinema, na política e na sociedade em uma data tão importante para a luta feminina.
“O foco do projeto é atender jovens mulheres residentes de comunidades da Grande Vitória, nossas futuras cineastas, como as chamamos. Mas, abrir parte da programação para o público não-bolsista e democratizar o seu acesso faz parte do nosso objetivo principal de fomentar o diálogo e novas narrativas com a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres e o protagonismo e representação feminina no cinema, nas redes e na TV”, explica Luana Laux.
A ação cultural é uma realização do Instituto Vida Nova (Movive) e Puri Produções, com produção da Lúdica Audiovisual e apoio do Centro Universitário Faesa, da Agenda Mulher, com recursos da Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria da Cultura (Secult), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Laboratório audiovisual: lista de selecionadas
As inscrições para a etapa formativa do CineMarias foram encerradas no dia 1º de março e contaram com mais de 170 inscritas. A comissão avaliadora selecionou as 60 jovens que receberão bolsa-auxílio de até R$ 600 para participarem das atividades.
Foram selecionadas mulheres entre 18 e 29 anos, residentes da Grande Vitória e, prioritariamente, moradoras de comunidades atendidas pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida ou inscritas no CADÚnico.
Os dados mostram que, entre as inscritas, 78,8% se autodeclaram negras (pretas e pardas) e a maioria tem renda de até um salário mínimo (40,6%). O levantamento também mostra que 71,8% estão desempregadas atualmente e que 80% já viveram ou presenciaram alguma situação envolvendo a Lei Maria da Penha.
Veja a lista de participantes selecionadas por ação:
Seminário CineMarias – A tela por elas: resistência, poesia e representação da mulher no audiovisual
Eliane de Fatima Inácio
Ingrid da Rocha Ricardo
Jéssica Elaine Moreira Sampaio
Luana Pereira dos Reis
Marcela Gomes do Nascimento
Michelli Francisco Da Silva
Michey Pereira Bravim Furtado
Natália dos Santos Ferreira
Suzana Nascimentos das neves
Thays Ferreira Santos
Curso 1 – Voz e introdução à criação de roteiro
Bruna da Silva Pereira
Clarissa Souza Santos
Franciele Rufino Saracura
Giovanna Novaes Xavier de Araújo Matoso
Karina Lima Soares
Kariny Peçanha Santos
Mariana Souza Costa
Rayssa da Silva Henrique
Stefane Lorrane de Jesus Lima
Vitória Bordon Santo
Curso 2 – O olhar, a tela e a linguagem cinematográfica
Esther Almeida Borges
Josélia Andrade Santos
Juliana Almeida Santos
Marcela do Nascimento Ferraz
Maria Antônia Oliveira
Marianna Eilert Gonçalves
Rayssa de Andrade Norbim
Thairiny Alves Franco
Veronica Campanussio
Yasmin Toretta Ferreira da Silva
Curso 3 – Somos todas montadoras: pensamento, teoria da montagem e técnicas de edição
Alice Sales Vieira
Andressa Riguête Pereira
Brenda Brazil Santos
Daniela Santos Ribeiro
Erika Aparecida da Silva
Géssica Loureiro Pereira Lopes
Helen de Souza Silva
Isadora Caprini
Ronalda Santos Araujo
Rosimery Soares Loiola
Modalidade Lab imersivo | Oficina de realização de filmes-poesia Existo porque resisto
Adriele Nascimento Coelho
Anna Carolina Campos Arandjelovic Schmith
Bárbara Galvão Silva
Cristiane Soares Abelha
Elisândra Eler Machado
Gabriely Rangel Nascimento
Geovana Silva Bernadina
Géssica Barbosa das Virgens
Giovanna de Oliveira
Ingrid Nascimento da Silva
Jaiara Dias Soares
Kelli Pereira Simoura
Kendolly Pianca Storch Messias
Mariany de Paiva faria
Priscila Santos Vieira
Rayane Jesus de Oliveira
Rucka de Lacaia
Sielly dos Santos Soares
Simone Santos Silva
Sthefany Rodrigues de Brito Silva
Programação: mulheres de representatividade na tela
As telas do computador e do celular serão palco para as falas de mais de 15 mulheres convidadas para integrar o seminário A tela por elas. Participarão profissionais e pesquisadoras das mais variadas frentes, como Direito, Educação e Comunicação Social.
Data: 08/03 (segunda-feira)
De 9h às 10h
Abertura e leitura do manifesto CineMarias com a jornalista Karolina Lopes
De 10h às 13h30
Workshop 1 A tela por elas: resistência, poesia e representação da mulher no audiovisual com Eliza Capai
De 14h às 17h
Roda de bate-papo Deixa a mina falar!, mediada pelo coletivo Nação Mulher ES e por Manuela Amaral (empreendedora, bacharel em direito e policial)
09/03 (terça-feira)
De 17h às 18h30
Mesa redonda 1: Imprensa, voz e a agenda de direito das mulheres. A mesa irá abordar as tendências e práticas da cobertura jornalística sobre a violência de gênero e das novas narrativas criadas por mulheres ocupando espaços de poder.
Participantes: Elaine Silva (editora-chefe do Jornal A Gazeta), Renata Bravo (advogada e idealizadora do coletivo Juntas e Seguras), Gla Carrareto (repórter de A Gazeta) e Mayra Bandeira (produtora da TV Vitória)
Mediação: Katilaine Chagas (jornalista)
11/03 (quinta-feira)
De 10h às 12h
Mesa redonda 2: Direitos e segurança da mulher. As participantes vão debater os desafios para a garantia da vida e dos direitos das mulheres e os serviços e acolhimento às vítimas de violência.
Participantes: Catarina Cecin Gazele (procuradora de Justiça e professora de Direito da Ufes), Luizane Guedes (doutora em Psicologia e militante do Núcleo Estadual de Mulheres Negras do Espírito Santo) e Nara Borgo (secretária de Estado de Direitos Humanos)
Mediadora: Aline Alves (jornalista e produtora cultural)
12/03 (sexta-feira)
De 10h às 12h
Mesa redonda 3: A dona da história. A mesa vai conversar sobre o espaço, direito à voz e o protagonismo feminino na construção de suas próprias narrativas.
Participantes: Jacqueline Moraes (vice-governadora do Estado), Bárbara Cazé (doutoranda e pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Ufes) e Gabriela Alves (professora de Comunicação Social da Ufes)
Mediadora: Sthefany Duhz (jornalista e pesquisadora)
Serviço
CineMarias
Seminário “A tela por elas”
Realização: de 08 a 12 de março
Local: www.cinemarias.com.br e canal do CineMarias no YouTube
Imprensa
Sthefany Duhz (27) 99876-0508
Aline Alves (27) 99983-3390
comunicacao.cinemaria[email protected]
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627
[email protected]
[email protected]
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/
-
Mulher3 horas atrás
Conheça o luxuoso sítio de Paolla Oliveira, com 2 andares, superpiscina e jardim
-
Mulher4 horas atrás
Saiba os problemas de um relacionamento ioiô, como o de Carla Diaz e Arthur
-
Saúde5 horas atrás
Justiça manda prefeito de Duque de Caxias seguir o PNI
-
Saúde6 horas atrás
Na primeira noite de restrições no Rio, bares insistem em abrir
-
Política Nacional6 horas atrás
Comissão de Educação da Câmara pode ficar com deputados bolsonaristas
-
Política Nacional7 horas atrás
Doria diz que Bolsonaro é ‘um cara louco’ e nega falar das eleições de 2022
-
Economia7 horas atrás
Amazon vai doar R$ 5,3 milhões para construção de nova fábrica de vacinas em SP
-
Saúde8 horas atrás
SP: Sindicato confirma quase 2 mil casos de covid-19 em rede de ensino