Estado

Sesa realiza treinamento de sedação e intubação orotraqueal

Publicados

em


A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), está realizando um treinamento assistencial em procedimentos de sedação e intubação orotraqueal (IOT) – procedimento com tubo desde a boca até a traqueia –, em parceria com equipe da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Espírito Santo (Saes), para médicos e enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Atendimento (PAs) de oito municípios do Estado.

O treinamento tem como objetivo especializar médicos e enfermeiros na realização do procedimento do IOT, para preservar a respiração de pacientes com quadros de complicação respiratória grave. Os municípios contemplados são Vitória, Serra, Vila Velha, Viana, Cariacica, Guarapari, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Eles foram selecionados por critérios de prioridade, como número de demanda de paciente e atendimentos, e complexidade de casos que são atendidos pelas unidades.

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, destacou que a Sesa tem trabalhado para reforçar os protocolos de atendimentos realizados pelas Rede de Atenção à Saúde, por meio de um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, e a reabilitação dos pacientes, principalmente no momento de pandemia e combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

Leia Também:  Iema divulga convocações para formalização de contrato e comprovação de títulos do processo seletivo 03/2020

“Estamos vivendo um momento muito difícil com a pandemia. Por isso, unimos forças, por meio de parcerias, para melhorarmos a qualidade dos atendimentos aos pacientes com agravos respiratórios. Dessa forma, foi elaborado um protocolo exclusivo para esse treinamento prático com as equipes”, disse o diretor Fabiano Ribeiro.

O presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Espírito Santo, Wellington Menelli Pioto, pontuou que o treinamento tem como finalidade oferecer mais qualidade ao atendimento à população neste período de pandemia. “A Sociedade de Anestesiologia se coloca à disposição do Estado e da população capixaba para, juntos, enfrentarmos e combater a Covid-19” enfatizou, Wellington Menelli Pioto.

Treinamento

O treinamento está sendo realizado durante toda esta semana, por profissionais da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Espírito Santo, de forma simultânea, nas unidades de saúde dos municípios Vitória, Serra, Vila Velha, Viana, Cariacica, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, e será finalizado na próxima semana, após o treinamento no município de Guarapari.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais

Leia Também:  Governo autoriza volta às aulas presenciais para escolas localizadas nos municípios de risco alto
Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Vacinação contra Influenza para idosos e professores tem início nesta terça-feira (11)

Publicados

em


A segunda etapa da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início, nesta terça-feira (11), no Espírito Santo. Para esta fase, idosos acima dos 60 anos e professores das Redes Estadual, municipais e privada poderão ser imunizados. Ao todo, a expectativa é que cerca de 650 mil capixabas da população-alvo sejam vacinados, com estimativa populacional, segundo o Ministério da Saúde, de 592.792 idosos acima de 60 anos e 51.171 professores.

Devido à concomitância das ações de vacinação de Influenza e de Covid-19, a orientação é que seja feita primeiramente à aplicação da vacina Covid-19. Além disso, ao público contemplado em ambas campanhas, como é o caso dos professores e idosos, é preciso se atentar ao intervalo de aplicação entre as doses: precisa-se respeitar o intervalo mínimo de 14 dias.

A previsão, segundo o Ministério da Saúde, é que a segunda etapa se encerre no dia 08 de junho. A terceira e última etapa terá início no dia 09 de junho e se estendendo até 09 de julho, e irá contemplar pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que cumprem medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

Leia Também:  Espírito Santo recebe 23.400 doses da vacina Pfizer nesta segunda-feira (10)

Continuidade da primeira etapa Influenza

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 12 de abril com a imunização, para a primeira etapa, do público de crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde.

Devido à baixa cobertura dos públicos contemplados nesta fase, o Ministério da Saúde orientou aos estados que deem continuidade à aplicação até alcançarem a meta preconizada de 90% de cobertura vacinal.

Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, o Espírito Santo aplicou 184.800 doses da Influenza até a manhã desta segunda-feira (10). Além disso, de acordo com dados do LocalizaSUS, a cobertura vacinal para este público é de: 44% para crianças; 40,5% para gestantes; 48,3% para puérperas; 20,8% trabalhadores da saúde; e 84,1% indígenas.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
SyriaLuppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
[email protected]

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA