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Serviços de saúde de Cachoeiro são reorganizados para prevenção e enfrentamento do coronavírus

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A Prefeitura de Cachoeiro adotou medidas temporárias de reorganização dos serviços da rede pública municipal de saúde para fortalecer ações preventivas e de enfrentamento do novo coronavírus.

As mudanças valem pelos próximos 30 dias e foram estabelecidas a partir da portaria 462/2020, publicada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), nesta sexta-feira (20).

As unidades básicas de saúde atenderão demandas livres que surgirem, sem precisar de agendamento prévio. Por isso, todos os atendimentos eletivos (agendados previamente) foram suspensos.

As unidades deverão disponibilizar sala exclusiva para o acolhimento de pacientes com quadro gripal ou suspeito de coronavírus. Elas também intensificarão a higienização e as orientações sobre o uso correto e racional dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Nos Pronto-atendimentos, cada paciente poderá ser acompanhado por apenas uma pessoa, preferencialmente, com idade inferior a 60 anos de idade.

Estão suspensos os atendimentos eletivos de odontologia, mas mantidos os atendimentos das urgências odontológicas (adulto e infantil).  Os atendimentos de fonoaudiologia e nutrição também foram suspensos, e os profissionais deverão atuar nas ações demandadas pela Semus. Dos atendimentos psicológicos, apenas os de emergência estão mantidos.

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No Centro de Atenção Psicossocial – álcool e outras drogas (Caps-ad), estão suspensas as atividades coletivas. No Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf), estão mantidos apenas atendimentos prioritários.

Os serviços da Vigilância Sanitária serão realizados em regime de plantão, devendo a fiscalização priorizar rodoviárias, creches, escolas, hotéis infantis, igrejas, funerárias, bares, restaurantes e outros espaços definidos pela Semus.

Ainda conforme a portaria, estão suspensos capacitações, treinamentos, cursos, grupos e oficinas educativas e eventos coletivos no âmbito da saúde, que impliquem em aglomeração de pessoas.

“São medidas sanitárias e administrativas necessárias para adequarmos nossos serviços à situação de emergência em saúde decorrente da pandemia do coronavírus, e que ajudarão a otimizar as ações de prevenção e enfrentamento adotadas pelo município”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

A portaria completa pode ser conferida na edição desta sexta do Diário Oficial do Município, disponível no site da Prefeitura de Cachoeiro – www.cachoeiro.es.gov.br/diario.

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Transporte coletivo de Cachoeiro com mudanças na segunda semana de isolamento social

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O transporte coletivo, em Cachoeiro de Itapemirim, funcionará, diariamente, duas horas a mais nesta segunda semana de isolamento social. A mudança é para atender as pessoas que precisam se deslocar para receber os salários e realizar pagamentos. A adequação vale até a próxima sexta-feira (03).

Na parte da manhã, os ônibus começam a circular às 5h e vão até às 9h, em vez de 8h como estava sendo até o último domingo. O horário de almoço permanece de 11h às 14h. Já na parte da tarde, a circulação começa às 16h, diferentemente das 17h como vinha sendo adotado. Os últimos horários continuam sendo às 20h.

De acordo com Vanderley Teodoro de Souza, diretor presidente da Agersa (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos delegados de Cachoeiro de Itapemirim), a medida foi tomada para evitar aglomerações nos coletivos, visto que, inevitavelmente, mais pessoas utilizarão o transporte coletivo nessa semana para receber seus salários.

“A Agersa autorizou a ampliação do horário para ofertar mais opções de viagens e, assim, evitar possíveis aglomerações. Mas frisamos a importância de continuarmos em casa. Quem puder resolver seus compromissos bancários, pela internet, que faça, pois o momento ainda é de isolamento social”, destaca.

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A Agersa também está finalizando um acordo com a empresa concessionária a respeito de atendimento especial para os profissionais da saúde que necessitam do transporte coletivo após às 20h.

“Estamos atentos às demandas sociais nesse momento de crise. Pedimos que os profissionais dos serviços essenciais que se sintam prejudicados registrem a situação nos nossos canais oficiais de ouvidoria para termos o panorama das reais necessidades. Estamos procurando atender às demandas legítimas para que não sejam colocados ônibus desnecessários nas ruas ou que, até mesmo, motivem as pessoas a se deslocarem desnecessariamente. Ressaltamos: fiquem em casa”, afirma Vanderley Teodoro.

Confira os canais da ouvidoria da Agersa:
Tel: (28) 99901-6812
Internet: formulário no site www.agersa.es.gov.br ou e-mail [email protected]

Atendimento ao novo Hospital Unimed
Com o início do funcionamento do Hospital Unimed, próximo à Safra, a Agersa autorizou o novo atendimento para as pessoas que precisam se deslocar até a região para trabalhar e também para serem atendidas.

Confira os horários diários:
Horários com destino Unimed – Novo Hospital
05h15 – Saindo do Rui Pinto Bandeira para Unimed
06h – Saindo do Centro para Unimed
06h30 – Saindo do Centro para Unimed
07h30 – Saindo do centro para Unimed
11h25 – Saindo do Centro para Unimed
12h20 – Saindo do Centro para Unimed
15h30 – Saindo do Centro para Unimed
17h15 – Saindo do Centro para Unimed
18h30 – Saindo do Centro para Unimed

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Horários saindo do Novo Hospital Unimed com destino Centro
06h10 – Saindo de Shangrilá Via Unimed
07h10 – Saindo de Shangrilá Via Unimed
08h10 – Saindo de Shangrilá Via Unimed
12h00 – Saindo de Shangrilá Via Unimed
13h10 – Saindo de Shangrilá Via Unimed
16h20 – Saindo do Hospital Unimed
18h10 – Saindo de Shangrilá Via Unimed
19h20 – Saindo de Shangrilá Via Unimed p/Rui Pinto Bandeira via Rodoviária

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