Política

Serra recebe ação do Procon da Assembleia

Publicados

em


Ação coordenada pela Comissão de Defesa do Consumidor, em parceria com o Procon da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), levará neste sábado (19) a Blitz do Consumidor ao bairro Vila Nova de Colares, na Serra. O projeto itinerante, de cunho social, ocorrerá das 9 às 13 horas, na Praça Central do bairro, localizada na Avenida Colares Júnior.

O objetivo é prestar auxílio aos moradores de cada região visitada pelo projeto. Os participantes poderão fazer negociação de dívidas, cadastro nas tarifas sociais de água e energia, solicitar mudança na titularidade das contas, entre outros serviços que estarão disponíveis no local.

A coordenadora do Procon da Ales, Giovanna Chiabai, explica a iniciativa. “Será um projeto desenvolvido na forma de ‘Procon Itinerante’, que visitará os bairros levando, juntamente com o Procon, algumas empresas que quiserem participar. Inicialmente estamos indo com a Cesan e a EDP, visando renegociar dívidas já existentes ou que se acumularam por conta da pandemia”, disse.

Serviços

Para solicitar a tarifa social de energia, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter renda mensal por pessoa de até R$ 550 (meio salário mínimo). Veja aqui outros grupos que têm direito ao benefício.

Já a tarifa social de água pode ser solicitada pelas famílias inscritas no Bolsa Família, no Bolsa Capixaba, no BPC e em algumas faixas do Minha Casa Minha Vida. Os descontos nas faturas de água e luz podem chegar a 60%, dependendo do caso.

Leia Também:  PL obriga notificação de grávida menor de 14

A coordenadora explica que o atendimento começa na ação, mas que pode ter continuidade após os trabalhos. “O que pode ser feito na hora é feito e o que não pode ser atendido na hora nós trazemos para o Procon e damos continuidade no atendimento e sempre mantendo contato com o consumidor”, afirma.

Giovanna complementa que, além de intermediar as negociações com a empresa, o projeto facilita o acesso do consumidor aos serviços. “Essas empresas oferecem melhores condições para as negociações, e de certa forma, também possibilita que o consumidor daquela região não precise se deslocar. Muitas vezes ele não tem nem o dinheiro da passagem, por isso nós levamos o atendimento até ele”, pontua.

Teste

O projeto teve uma ação-piloto no início deste mês, no bairro de Tubarão, na Serra. Na oportunidade foram realizados cerca de 200 atendimentos. A ação foi pensada em um contexto de pandemia, em que milhares de famílias perderam emprego e renda, ficando impossibilitadas de quitar seus débitos. O presidente do colegiado e idealizador do projeto, deputado Vandinho Leite (PSDB), destaca que ações como essa são importantes para possibilitar à população a oportunidade de pagar dívidas de maneira justa e adequada ao orçamento de cada um.

“Tenho certeza de que muitos trabalhadores têm interesse em quitar seus débitos acumulados, mas acabam deixando de fazer isso por causa dos altos juros e das multas que vão se acumulando. Além disso, milhares de famílias perderam renda durante a pandemia. Por isso, a Comissão de Defesa do Consumidor tem feito esse caminho de levar ao cidadão a possibilidade de ele mudar essa realidade, renegociando suas dívidas, por meio de acordos que não comprometam totalmente sua renda”, esclarece o parlamentar.

Leia Também:  PL: órgão público deve separar lixo em saco colorido

Sobre as tarifas sociais de água e energia, o deputado ressalta a importância de os moradores de Vila Nova de Colares comparecerem ao evento, uma vez que eles terão a oportunidade de conhecer mais sobre os benefícios. “Muitas famílias têm direito às tarifas sociais de água e energia, mas nem sequer sabem disso”, observa. Os próximos locais da Blitz do Procon ainda serão anunciados.

Documentos

Para a realização de cadastro nas tarifas sociais e outros atendimentos no Procon Assembleia os moradores precisam comparecer ao local do evento levando os seguintes documentos: RG, CPF, faturas de energia e água, além de cartões dos programas sociais do governo federal como Cartão Cidadão, Bolsa Família e BPC, caso receba algum desses benefícios.

Serviço:

Blitz do Procon
Data: 18/06/2021 (sábado)
Horário: 9 às 13 horas
Local: Avenida Colares Júnior – Praça Central, Vila Nova de Colares, Serra
 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Madureira defende trabalho para autistas

Publicados

em


O deputado Marcos Madureira (Patriota) quer que o poder público incentive as empresas a contratarem autistas para desempenharem funções que exijam interação social. 

Para isso, ele apresentou o Projeto de Lei (PL) 341/2021 que garante à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) realizar atividades laborais compatíveis com sua aptidão, formação profissional e experiência. 

Conforme a matéria, que passará pelo crivo das comissões de Justiça, Saúde e Finanças, a empresa contratante observará a aptidão do autista para assumir quaisquer cargos que estejam à disposição. Se virar lei, a proposta prevê que o Poder Executivo poderá regulamentá-la se assim achar necessário.

Advogada autista 

Madureira explica que o objetivo do projeto é dar equidade aos autistas por meio de políticas que estimulem as empresas e o serviço público a contratá-los sem limitações quanto às alternativas de emprego, observados os aspectos relacionados s aptidões, talentos, formação educacional e preferências pessoais. 

Segundo o deputado, os autistas têm tido mais oportunidade no mercado de trabalho na área de tecnologia devido ao fato de possuírem mais habilidade em tarefas que exijam concentração. 

Leia Também:  Do solo à mesa: agricultura familiar é destaque no ES

“Muitos autistas estão fora do mercado de trabalho por interagirem de forma diferente, mas isso não reduz a capacidade intelectual deles, e desse modo não há razão para excluí-los desses tipos de atividades”, defende o parlamentar.

Como demonstração da capacidade intelectual das pessoas com TEA, o deputado sugere no texto que as pessoas acessem na internet matéria sobre Haley Moss, primeira mulher autista formada em Direito no sul da Flórida (EUA) e que, segundo a reportagem, é uma profissional atuante.

“Essa advogada da Flórida é prova de que o autista pode cursar o ensino superior, conquistar espaço no mercado de trabalho e viver uma rotina assim como qualquer outro cidadão”, diz Madureira.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA