Agronegócio
Senar Roraima entrega certificados de capacitação para produtores e trabalhadores rurais de três Municípios de Roraima

A capacitação para o homem do campo é uma das principais metas do SENAR Roraima. A instituição segue realizando cursos de Formação Profissional Rural-FPR- pelo estado de Roraima. Na última semana, foram realizados três treinamentos nos municípios de Boa Vista, Cantá e Rorainópolis, totalizando 40 produtores e trabalhadores rurais capacitados.
Durante os treinamentos foram adotadas todas as recomendações de segurança dos órgãos de saúde para evitar o contágio pelo Coronavírus. As turmas foram divididas com equipes de no máximo 15 pessoas e contou com apoio do da Universidade Federal de Roraima-UFRR-, Sindicato de Produtores Rurais e a Empresa Palma Plan.
A qualificação do Produtor Rural é uma das prioridades do Presidente Silvio de Carvalho, pois levar o conhecimento e treinamentos para o campo é deixar o Produtor com técnicas adequadas para o trabalho e manejo de suas propriedades rurais.
Assessoria de Comunicação SENAR Roraima
facebook.com/Sistemafaerrsenar
instagram.com/faerr_senar


Agronegócio
Colheita motiva busca por capacitação em máquinas agrícolas

Com o início da colheita da soja e o aumento de oportunidades de trabalho no campo, trabalhadores do interior do estado procuram por capacitação. Até o início de fevereiro, uma turma do Sindicato Rural de Sinop realiza curso de mecânica de tratores, no Centro de Treinamento de Sorriso. No dia 22 de janeiro foi concluída a capacitação em manutenção e regulagem de colheitadeira de grãos.
Edson Cavalheiro de Abreu, 26, concluiu o quarto treinamento pelo Senar-MT e já saiu com uma oportunidade de trabalho garantida. “A vontade de trabalhar com máquinas agrícolas vem desde a época que meus pais trabalhavam em fazenda e depois que conheci o Senar-MT, tive a oportunidade de me qualificar”, explica.
Segundo o engenheiro mecânico e instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Eduardo Alvim Cunha, a demanda por treinamento está cada dia mais acelerada. “No curso de mecânica, temos alguns operadores que querem aprender mais sobre o trator, mas a maioria dos alunos está pleiteando vaga em alguma fazenda”, destaca.
Somente no primeiro bimestre, o Senar-MT, em parceria com os 93 Sindicatos Rurais, prevê a realização de mais de 700 ações educacionais. A previsão é que mais de 6.500 pessoas sejam capacitadas até o final de fevereiro, nos mais diversos cursos ofertados no portfólio da instituição.
Alta Floresta possui 24 atividades programadas. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Walmir Naves Coco, a demanda por capacitação está em alta no município. “Já em dezembro tínhamos poucas vagas para os cursos do início do ano. A procura está grande”.
Além do Nortão, a região oeste também possui uma demanda alta de treinamentos neste primeiro bimestre. As cidades de Mirassol D’Oeste e Lambari D’Oeste juntas realizarão 50 treinamentos entre janeiro e fevereiro.
Dentre os cursos mais demandados estão: atendimento ao cliente, classificação de produtos de origem vegetal – soja e milho, confecção de vestuário, inclusão digital rural, produção de derivados, dentre outros. Para participar dos treinamentos basta entrar em contato com o Sindicato Rural do município de residência e conhecer a oferta da região.
Necessário – De acordo com o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Gilmar José da Silva, a capacitação aumenta a oportunidade de trabalhar na época de colheita. “Há pessoas contratadas somente neste período. Se o candidato já tiver a capacitação, terá mais chance”, afirma.
-
Estado19 minutos atrás
Chamada Pública Escolar: Sedu divulga lista de alunos suplentes
-
Estado19 minutos atrás
Iema orienta Estado de Minas Gerais sobre Gestão da Qualidade do Ar
-
Política Nacional19 minutos atrás
Justiça manda suspender entrega de 132 mil doses de vacina ao Amazonas; entenda
-
Agronegócio19 minutos atrás
Colheita motiva busca por capacitação em máquinas agrícolas
-
Saúde19 minutos atrás
Polícia investiga desvio de vacinas e desrespeito a prioridades no Rio
-
Política Nacional47 minutos atrás
Senadores propõem leis que punem ‘fura-filas’ da vacina em até 6 anos de prisão
-
Política Nacional47 minutos atrás
Bancada do Rio garante empate na eleição da Câmara, diz Maia
-
Estado47 minutos atrás
Funcionamento do Banestes durante o Carnaval