Agronegócio
Senar Goiás já qualificou mais de 3 mil pessoas em pilotagem e monitoramento com drones

O Senar Goiás já capacitou 3.010 pessoas nos cursos de Pilotagem de Drones (1º módulo) e Uso de Drone Para Monitoramento de Áreas Agropecuárias (2º módulo), lançados em 2018 e 2019. Mesmo com os também chamados veículos aéreos não-tripulados (VANTs) ficando cada vez mais comuns e acessíveis, o uso deles nas propriedades rurais é cada vez mais procurado. Diante disso existe a previsão de criação do 3º módulo, de Análise e Processamento de Imagens com Drones, para 2021.
“Nota-se sim esse grande interesse, pela facilidade e praticidade de se acompanhar várias áreas sem deslocamento físico. Muitos de nossos alunos estão acompanhando os estágios das lavouras, averiguando pragas ou doenças nas plantações. Os drones também estão sendo muito utilizados na checagem de rebanho e qualidade de pasto para rotação”, conta Samantha Andrade, coordenadora técnica do Senar Goiás.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em outubro havia 30,8 mil drones de uso profissional registrados no Brasil, 228% a mais que em 2017. Nos últimos três anos, o número de empresas proprietárias desses equipamentos quase triplicou, passando de 1,7 mil para mais de 5 mil.
Um exemplo disso pode ser visto nas empresas produtoras de celulose. Desde 2019 a Veracel usa os drones no controle biológico de lagartas desfolhadoras em suas plantações de eucalipto na Bahia. Dois insetos que são inimigos naturais da praga são criados em laboratório e liberados de forma aérea sobre as partes afetadas. “Conseguimos interromper o ciclo da lagarta em um tempo 12 vezes mais rápido que antes”, conta o analista de sanidade florestal Marlon Moreira Neto.
A BP Bunge Bioenergia também utiliza VANTs no controle biológico de lavouras de cana em suas 11 usinas em cinco Estados, uma delas em Edéia, Goiás. Larvas da vespa Cotesia são espalhadas sobre os canaviais afetados pela broca-da-cana, reduzindo de 15% a 20% o custo do manejo. “Outro benefício é que os drones usam GPS de alta precisão para produzir um mapa da área, que depois é colocado em tratores com piloto automático”, diz o diretor agrícola Rogério Soares.
Fonte:Valor Econômico/ Anac
Imagem: Divulgação
Comunicação Sistema Faeg/Senar


Agronegócio
Amazonas recebe concentradores de oxigênio doados pelo Sistema CNA

Brasília (26/01/21) – Os 38 concentradores de oxigênio doados pelo Sistema CNA para atender pacientes com a Covid-19 no Amazonas chegaram, nessa madrugada, a Manaus em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
O presidente da CNA, João Martins, afirmou que “a população do estado do Amazonas enfrenta uma verdadeira batalha pela sobrevivência e, com a doação dos concentradores de oxigênio, o Sistema CNA/Senar espera contribuir para minimizar o impacto da pandemia e ajudar as autoridades de saúde para que possam dar o melhor atendimento possível aos pacientes”.
Para Muni Lourenço, vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), “a doação de concentradores de oxigênio pela CNA ao Amazonas é de extrema importância neste momento da pandemia aqui, onde os pacientes precisam de oxigênio. Com essa iniciativa estamos ajudando a salvar vidas na capital e no interior”.

O estado enfrenta um pico da doença e está com déficit na oferta de oxigênio para atender a população infectada com o novo coronavírus. O governo local também decretou restrição de circulação em vias e espaços públicos devido ao crescimento no número de casos da doença.
A Defesa Civil recebeu os equipamentos que foram entregues à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas e ao Comitê Estadual de Gestão da Pandemia. “Essa doação representa uma renovação de fé para as famílias do nosso estado”, afirmou Renan Rocha, representante da Defesa Civil que recebeu os concentradores no aeroporto da capital.

Cada concentrador tem 10 litros e não necessita de recarga de oxigênio porque é elétrico e converte o ar do ambiente em oxigênio para o paciente. A Secretaria de Saúde irá distribuir os aparelhos de acordo com a necessidade dos hospitais da capital e interior do estado.
Além do oxigênio, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas também está solicitando doações de medicamentos, insumos descartáveis e equipamentos de Proteção Individual (EPI).
“A solidariedade é fundamental para vencermos o vírus da Covid 19”, ressaltou Lourenço.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
-
Mulher3 minutos atrás
Por que é importante observar o pH do shampoo?
-
Saúde12 minutos atrás
Vacinas já distribuídas atendem 7% dos públicos prioritários
-
Saúde12 minutos atrás
Covid-19: Ministério da Saúde seleciona 108 médicos para Manaus
-
Estado40 minutos atrás
Vacina contra a Covid-19 é aplicada em mais de 20 mil pessoas no Estado
-
Entretenimento40 minutos atrás
Lucca e Mateus assinam contrato com a Sony Music
-
Entretenimento40 minutos atrás
Acusados de transfobia, Pedro Motta e Henrique lançam nova versão de “Lili”
-
Mulher40 minutos atrás
Conheça a oração de São Timóteo para vencer doenças
-
Segurança40 minutos atrás
Operação Sentinela: mais de 120 detidos no mês de janeiro