Capixaba

Senador Fabiano Contarato, do Espírito Santo, vai presidir CPI do crime organizado

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito nesta terça-feira (4) presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar o crime organizado.

A comissão irá apurar a estruturação, expansão e funcionamento do crime organizado com foco na atuação de milícias e facções.

Nas redes sociais, Contarato destacou os 27 anos de experiência como delegado e afirmou que o combate ao crime organizado deve ser uma das maiores prioridades do Estado brasileiro.

“Não apenas porque ameaça a paz e o sossego de cada trabalhador e trabalhadora neste país, mas porque corrói as estruturas da nossa democracia, compromete a confiança da população nas instituições e alimenta um ciclo de medo, desigualdade e impunidade”, ressaltou o senador.

“Assumo a missão de presidir a CPI do Crime Organizado com humildade e com um compromisso inegociável: investigar com independência, transparência e coragem. Será uma comissão para ir até o topo da cadeia criminosa, para identificar e responsabilizar não apenas os executores, mas também os líderes, financiadores e cúmplices que lucram com a violência e a corrupção.”

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Prazo de 120 dias

O colegiado será composto por 11 senadores titulares e sete suplentes que terão o prazo de 120 dias para apurar a atuação, a expansão e o funcionamento de facções e milícias no país.

Caberá aos senadores investigar o modus operandi (modo de operar) das organizações criminosas, as condições de instalação e desenvolvimento em cada região, “bem como as respectivas estruturas de tomada de decisão, de modo a permitir a identificação de soluções adequadas para o seu combate, especialmente por meio do aperfeiçoamento da legislação atualmente em vigor.”

Confira as informações sobre a CPI no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

https://youtube.com/watch?v=2RER_RacLnM%3Fsi%3DLmoZ60igNw2LF6_d%26start%3D479

Com informações da Agência Senado.

Foto: Lula Marques

Confira mais Notícias

Moraes suspende aplicação da Lei da Dosimetria até decisão do STF

“Ninguém respeita lambe-botas”, diz Lula sobre reunião com Trump

Bolsonaro entra com revisão criminal no STF para anular condenação

Polícia Federal

Senador Ciro Nogueira é alvo da 5ª fase da Operação Compliance Zero

Senador Magno Malta passa mal e é encaminhado a hospital

Pesquisa da Quaest confirma Ricardo Ferraço na liderança pela disputa ao Governo com 32%

Senado rejeita indicação de Messias para o STF

“Brasil perde a oportunidade de ter um grande ministro”, diz Mendonça