Estado

Sedu propõe 'Pedagogia de Projetos' como estratégia metodológica de trabalho

Publicados

em


.
A Secretaria da Educação (Sedu) propôs a “Pedagogia de Projetos” como uma estratégia metodológica de trabalho com os alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio. Para dar suporte aos docentes, as diretrizes estão sendo divulgadas no site do programa EscoLAR (www.sedu.es.gov.br/escolar), no menu “Formações”.
 
Essa ação formativa para professores e pedagogos é uma proposta no formato de “passo a passo”, simulando um caminho de trilhas para que se possa proporcionar com equidade de direitos a educação de excelência e as condições para o sucesso escolar de cada estudante.
 
‘Pedagogia de Projetos’
 
A estratégia parte da premissa de que a aprendizagem é mais significativa por meio da experiência, propondo, assim, que o estudante se conecte a um projeto e que se interesse por ele. É necessário que o tema seja relevante ao discente para que haja, de fato, pertinência na proposta. Essa metodologia estimula o pensamento crítico, que contribui para formar indivíduos autônomos e socialmente ativos.
 
Saiba mais sobre as formações, clicando no link: https://sedu.es.gov.br/escolar/formacoes-2
 
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
[email protected] / [email protected] / [email protected]
Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Banestes inaugura Agência Empresarial de Linhares
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Pacientes ganham festa de aniversário no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Publicados

em


.

No dia 6 de agosto, Marlene de Jesus Santos completou 64 anos. Em tratamento no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, a paciente nunca esteve em um ambiente hospitalar no dia do seu aniversário.

Para tornar este momento menos difícil, colaboradores do hospital organizaram uma comemoração. Cartão de aniversário, um minibolo e até música fizeram parte das ações, com o objetivo de trazer mais conforto emocional e tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor ao paciente. 

A iniciativa é um projeto conduzido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com o apoio de profissionais de vários setores do HEUE. A ação ocorre quando a data do aniversário do paciente coincide com o período em que está internado na unidade. E o projeto conta ainda com o apoio de profissionais de vários setores do hospital e, inclusive, dos acompanhantes. Emocionada com a homenagem, Marlene não escondeu as lágrimas.

“É a primeira vez que faço aniversário dentro do hospital e fiquei muito feliz e emocionada pela lembrança. Fiz questão de contar para minha família que mora aqui no Espírito Santo e na Bahia”, disse.

Leia Também:  Governador entrega obras de calçamento rural em Marechal Floriano

O filho da paciente, Lucas de Jesus Santos, ajudou na elaboração da surpresa pelos colaboradores e tornou o momento ainda mais alegre. “Eu nunca vi uma ação dessa dentro de um hospital e fiz questão de registrar para guardar de lembrança”, afirmou.

Comemoração surpresa

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência, gerenciado pela Pró-Saúde desde 2015, as comemorações do aniversário de pacientes seguem critérios específicos, respeitando sempre a segurança e sem interferências no tratamento.

Os colaboradores promovem uma homenagem surpresa e até cantam para pacientes. Além disso, um cartaz de feliz aniversário é afixado no leito e todas as demonstrações de carinho ajudam a melhorar a autoestima, sendo uma ação terapêutica importante para diminuir o estresse pela internação.

“A surpresa começa de madrugada, com um cartaz sendo colocado no leito do paciente, pois a intenção é que ele acorde e já veja que lembramos dele. Além disso, todos os profissionais envolvidos no tratamento parabenizam o usuário. É um ato que reforça a certeza em dias melhores”, explicou Francis Souza, assistente administrativo e membro do GTH.

Leia Também:  Idaf realiza primeira audiência pública virtual do setor florestal no País

Na percepção de Paulo Czrnhak, diretor Hospitalar do HEUE, o projeto contribui no processo de recuperação, proporciona uma experiência positiva durante o tratamento, além de aproximar os pacientes dos profissionais de saúde. “É uma contribuição terapêutica, pois alegra às pessoas, minimiza a fragilidade física e emocional por conta da internação, além de ser uma oportunidade de celebrar a vida”, destacou.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros – a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

[email protected]

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

(27) 3194-0122

[email protected] 

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA