Proposta é de Vandinho Leite

Santa Leopoldina poderá integrar Grande Vitória

A Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) – formada por Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória – pode ganhar mais um integrante: Santa Leopoldina. A inclusão do município é objeto do Projeto de Lei Complementar (PLC) 40/2023, apresentado na Assembleia Legislativa (Ales). 

Santa Leopoldina integra, hoje, a microrregião Central Serrana e tem entre os municípios limítrofes Cariacica, Serra e Fundão, que fazem parte da Grande Vitória.  

A proposta partiu do deputado Vandinho Leite (PSDB), que defende que a inserção de Santa Leopoldina na Região Metropolitana “irá proporcionar a busca por soluções conjuntas no sentido de agregar forças e valores que favoreçam o desenvolvimento conjunto dos municípios, explorando e diversificando as potencialidades locais”.

Para realizar a mudança, a proposição altera o caput do artigo 2º da Lei Complementar (LC) 318/2005, que dispõe sobre os municípios pertencentes à Grande Vitória. 

O artigo em questão também diz que a RMGV tem a finalidade de agregar políticas de interesse comum e promover o desenvolvimento social, cultural e econômico; a melhoria da qualidade de vida; a cooperação dos diferentes níveis de governo e o planejamento integrado no âmbito das funções públicas de interesse comum; e a redução das desigualdades sociais e econômicas.

Aglomeração urbana

Na justificativa da matéria, Vandinho explica que uma região metropolitana deve ser definida “com base em estudos e critérios técnicos.” 

Entre os critérios, ele cita “a continuidade ou contiguidade da malha urbana, a dimensão demográfica e a complexidade das funções (indústria, comércio, serviços, gestão econômica, entre outras) exercidas pelo espaço urbano, assim como as relações entre o núcleo e os centros urbanos do seu entorno (deslocamentos para trabalho, negócios, estudos e serviços, relações entre empresas).”

O autor complementa: “Estas aglomerações urbanas têm a função pública para gestão comum de estrutura viária regional, de transporte viário de passageiro e de cargas, de sistema de saúde, de informações regionais atinentes à economia e à gestão pública e ao sistema cartográfico;.” 

Tramitação

A iniciativa foi encaminhada para análise e parecer das comissões de Justiça e Finanças.

Acompanhe a tramitação do PLC 40/2023

Confira mais Notícias

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Aprovada mudança em regras para licenciamento ambiental no ES; confira o Projeto de Lei 835/2025

Justiça

Justiça atesta que Bolsonaro vai terminar de cumprir pena em 2052

Supostos Desvios

Operação da PF mira obras financiadas com emendas parlamentares

Decisão de Hoje

TSE dá 24hs para Dorlei Fontão assumir a prefeitura de Presidente Kennedy

Deputados aprovam incentivo fiscal para estimular infraestrutura rural no Espírito Santo

STF define tese sobre inelegibilidade em caso de substituição de chefe do Executivo por decisão judicial

Motivos

Saiba os crimes cometidos por Bolsonaro e 6 aliados na trama golpista

plugins premium WordPress