Cidades
Samu 192 entrará em operação em Cachoeiro nesta segunda-feira (29)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) entrará em operação, em Cachoeiro, na segunda-feira (29), a partir das 7h. A base fica no bairro Baiminas, junto à Central de Ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), conta com três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado e atenderá, também, outras cidades da região.
O Samu é um serviço de atendimento pré-hospitalar. O objetivo é fazer com que profissionais de saúde iniciem, da forma mais precoce possível, os procedimentos de salvamento de pacientes em situações de urgência e emergência, aumentando as possibilidades de recuperação das vítimas. Sendo assim, as ambulâncias funcionam como unidades móveis de saúde.
O serviço será operado por uma empresa contratada pelo Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul) por meio de processo licitatório. O financiamento é tripartite, com divisão entre União, Estado e Município.
“A chegada do Samu 192 é de extrema importância para Cachoeiro, pois permitirá o socorro a casos de urgência e emergência de forma mais rápida e eficiente – não somente pelas ambulâncias, mas por todo o processo de atendimento, que começa assim que o telefone é acionado”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.
“O início da operação do Samu em Cachoeiro é uma conquista muito grande, batalhamos muito para ver esse sonho realizado. Esse serviço complementará, de forma muito significativa, a rede de atendimento de saúde do nosso município. Agradecemos ao governo estadual pelo apoio nessa importante demanda”, comenta o prefeito Victor Coelho, que visitou a base nesta sexta-feira (26).
Veja quando chamar o Samu 192
- Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
- Intoxicação exógena e envenenamento;
- Queimaduras graves;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em tentativas de suicídio;
- Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
- Afogamentos;
- Choque elétrico;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
- Agressão por arma de fogo ou arma branca;
- Soterramento, Desabamento;
- Crises Convulsivas;
- Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Quando não chamar o Samu 192
- Febre prolongada;
- Dores crônicas;
- Vômito e diarreia;
- Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
- Transporte de óbito;
- Dor de dente;
- Transferência sem regulação médica prévia;
- Trocas de sonda;
- Corte com pouco sangramento,
- Entorses;
- Cólicas renais;
- Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
- Todas as outras situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.
IMPORTANTE: Nestes casos e em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.


Cidades
Prefeitura de Marataízes devolve pracinha da Bacia das Turcas à população

A Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho (SEMASHT), concluiu o processo de resgate das pessoas em situação de rua que utilizavam a pracinha da Bacia das Turcas como moradia.
Ao todo 15 pessoas foram resgatadas do local. Todas receberam alimentação, atendimento médico, banho, roupas e documentação. Em seguida essas pessoas foram encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ao serviço de assistência social de seus municípios de origem e de lá levadas às suas famílias.
Hoje a pracinha da Bacia das Turcas está desocupada e devolvida à população de Marataízes. O local já foi limpo de todo o material que essas pessoas mantinham lá, mas deverá em breve receber melhorias no visual. Além disso, a Guarda Civil Municipal (GCM) está atenta para evitar novas ocupações neste e em outros locais do Município.
É importante esclarecer que de acordo com a Constituição Federal as pessoas têm o direito de ir e vir, ou seja, podem ficar em qualquer lugar público, porém não podem fazer do local sua moradia. Agindo assim, acabam elas ferindo a legislação, pois restringem o direito de ir e vir de toda a população.
-
Carros e Motos18 minutos atrás
Como é guiar um Corolla de corrida ao lado de ex-pilotos de F1 e Indy
-
Política Nacional48 minutos atrás
Com demissão de Ernesto Araújo, Ricardo Salles pode ser o próximo na berlinda
-
Política Nacional48 minutos atrás
Sem máscara, Bolsonaro promove aglomeração em cidade do interior de Goiás
-
Mulher48 minutos atrás
Conheça os 6 signos mais carinhosos do zodíaco
-
Mulher48 minutos atrás
Muito além da paçoca! Experimente sobremesas diferenciadas com amendoim
-
Entretenimento48 minutos atrás
Kate Middleton usa colar da Rainha Elizabeth II no funeral de Philip
-
Entretenimento1 hora atrás
Rachel Sheherazade processa Silvio Santos em R$ 30 milhões
-
Saúde1 hora atrás
Rio vacina hoje professores da rede pública com 55 anos ou mais