Carros e Motos
Royal Enfield Himalayan 2021 estreia com algumas melhorias


O que a Royal Enfield Himalayan 2021 tem de diferente da versão anterior, que foi lançada aqui há quase dois anos, pode ser listado em poucas linhas. Só que, conforme conta o fabricante, eram mesmo poucos itens que poderiam ser melhorados, a maioria deles sugeridos pelos próprios usuários do modelo.
Isso corrobora o fato de que aqueles que buscaram uma motocicleta robusta e acessível, sem as modernidades visuais e com um look de bigtrail dos anos 80, estão satisfeitos com a escolha pela Royal Enfield Himalayan .
Mecanicamente, a Himalayan 2021 permanece a mesma, com sua versatilidade em estradas de asfalto e fora dela já demonstrada na ocasião de seu lançamento (veja aqui) , e agora foi a vez de passar uma semana com a nova versão apenas em uso urbano, o que, mais uma vez comprovou a sua versatilidade.

Sem ser muito grande nem muito pequena, nem muito pesada, a Himalayan é uma boa pedida para o dia a dia, com grandes possibilidades também para o lazer nos fins de semana, no asfalto ou na terra. Principalmente na terra.
As novas cores são o que mais se destacam na Himalayan 2021. O branco e o preto, que dão um aspecto neutro para a motocicleta, continuam, mas as cores vermelha e azul proporcionam um visual mais alegre e jovial ao modelo. Alguns consideram, no entanto, que a Himalayan cinza, também uma nova cor, é a mais bonita.
O que a Himalayan 2021 traz de novidades, além das cores, é a possibilidade de desligamento do sistema antibloqueio ABS na roda traseira, por um botão no painel (com esse controle eletrônico desligado é mais fácil controlar a moto em uma trilha), um descanso lateral mais inclinado, permitindo estacionar a motocicleta de forma mais segura em pisos não planos.

Outra novidade é e a introdução do pisca-alerta. Só que esse item de segurança só pode ser acionado com a ignição ligada, o que inviabiliza deixar a motocicleta com a luz de emergência ligada enquanto se busca ajuda, no caso de pane.
A Royal Enfield Himalayan tem alguns pequenos detalhes bem interessantes, como o cavalete central (que toda trail deveria ter também) e a bússola no painel, que, por sinal, é bonito e bem recheado de funções. Pena que embaçou depois de uma chuva forte.
O acréscimo de preço da nova Royal Enfield Himalayan em relação à versão anterior é de apenas R$ 400 (a 2020 custa R$ 18.990, o mesmo valor desde o lançamento, dois anos atrás). Já a linha 2021 do modelo custa R$ 19.390.


Carros e Motos
Ducati inicia produção da nova SuperSport 950


Você viu?
A Ducati iniciou na última semana, na fábrica de Borgo Panigale (Itália), a produção em série da nova SuperSport 950. As primeiras unidades do modelo esportivo da marca italiana chegam em fevereiro às concessionárias da Europa.
De acordo com a Ducati , o novo modelo é voltada para os que buscam uma moto esportiva voltada para o uso diário. Além do visual revisto, a nova SuperSport 950 ganhou uma eletrônica aprimorada, novos equipamentos e o motor compatível com as novas normas de emissões Euro 5.
Pesando 184 kg, a nova SuperSport 950 usa o motor bicilíndrico Testastretta de 937 cm², capaz de desenvolver 110 cv a 9.000 rpm e 9,5 kgfm a 6.500 rpm, e que foi combinado a uma nova embreagem com comando hidráulico e alavanca ajustável, além de um câmbio modificado para facilitar o engate do ponto-morto com a moto parada.
Outras características técnicas do modelo são a suspensão com monobraço oscilante e o quadro em treliça fixado ao motor. Já o guidão e o assento foram projetados para aumentar o conforto do piloto, reduzindo a carga sobre os pulsos e joelhos.
Esteticamente, o modelo ganhou elementos inspirados na Panigale V4 . O que pode ser visto nos faróis de LED com luzes diurnas, que são combinadas a uma nova carenagem redesenhada para dar ao modelo ares mais esportivos e fluídos. A lista de equipamentos do modelo inclui painel digital TFT de 4,3″, pacote eletrônico com controle de tração, seletor de modos de condução ABS Cornering e controle anti-wheelie.
A Ducati SportSport 950 será oferecida no mercado europeu em duas variações: a básica, apenas na cor vermelha, e a “S”, que além da opção da pintura branca da carenagem inclui um conjunto de suspensão ajustável Öhlins e uma cobertura para o assento do passageiro. Na Ítália, os preços do modelo partem de 13.890 euros (cerca de R$ 91 mil).
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