Avançada

Restauração do Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro, está 80% concluída

Um dos edifícios históricos mais importantes de Cachoeiro, o Palácio Bernardino Monteiro, está com as obras de restauração em estágio avançado, com 80% dos trabalhos já concluídos.

Localizado na praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade, o prédio centenário, inaugurado em 1913, passa por diversas intervenções para se tornar um novo centro cultural, onde ficarão abrigadas a Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, o Arquivo Público Municipal de Cultura “Evandro Moreira” e salas de oficina.

Entre os serviços já realizados estão o restauro do telhado, que foi 100% refeito, a colocação de pisos, além da execução das novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, o acabamento das paredes, a instalação da rede de climatizadores, de um elevador e diversas outras intervenções estruturais.

Agora, a empresa contratada pela Prefeitura, via processo licitatório, se prepara para realizar as últimas etapas da obra, que incluem a instalação de para-raios (SPDA), do sistema de combate a incêndio e da rede de lógica, além de paisagismo, pavimentações nas partes externas, instalação de aparelhos de ar-condicionado, entre outros.

A reforma completa do edifício é fruto de um convênio entre a Prefeitura e o governo estadual, e a expectativa é a de que os serviços sejam concluídos no primeiro trimestre de 2024.

“Nossa proposta, junto ao Governo do Estado, é a de que o Palácio Bernardino Monteiro seja um espaço multifuncional e democrático de promoção das artes, propiciando o desenvolvimento de atividades e eventos culturais não só para Cachoeiro, mas para outros municípios da Região Sul do Espírito Santo”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

“Após décadas servindo como sede do Poder Executivo, o Palácio Bernardino Monteiro se aproxima de se tornar um espaço dedicado totalmente à promoção da cultura, referência no Sul do Estado como um equipamento público moderno e funcional para a classe artística e a sociedade como um todo”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Confira mais Notícias

Competição

Cachoeiro recebe 1º Torneio Interestadual de Muaythai neste fim de semana

Pós Chuva

Iema doa veículos para o município de Mimoso do Sul

Oportunidades

Cursos gratuitos de culinária estão com inscrições abertas em Cachoeiro

Confira

Concurso Cachoeiro: Edital nas áreas de saúde e educação divulga resultado das provas

Em Cachoeiro

Macrodrenagem: trecho da Linha Vermelha com interdição a partir de segunda (20)

Atenção!!

Idaf registra ocorrência de Encefalite Equina do Oeste (EEO), no município de Castelo

Localidade de Coutinho

Fiscalização coíbe transporte de mercadorias sem documentação em Cachoeiro

Cultura

Gravado em Burarama, filme “Marraia” tem pré-estreia nesta quarta (15) em Cachoeiro