Carros e Motos
Range Rover Evoque e Discovery Sport estreiam na linha 2021


A Land Rover lança no mercado brasileiro a linha 2021 dos SUVs Range Rover Evoque e Discovery Sport, que estreiam com preços a partir de R$ 280.950 (Discovery Sport) e R$ 357.950 (Evoque).
Único modelo montado atualmente na fábrica de Itatiaia (RJ), o Land Rover Discovery Sport 2021 estreia a opção de motorização D200, um 2.0 turbodiesel de quatro cilindros, que desenvolve 199 cv e 43 kgfm a 1.750 rpm. O propulsor veio acompanhado também da nova tonalidade Prata Hakuba para a carroceria e de um novo volante.
Outra novidade do Discovery Sport é o sistema multimídia Pivi Pro, que permite atualizações on line para a central e o veículo, além de possibilitar o acesso ao sistema de câmeras 360° (com função capô transparente) e ao sensor de profundidade, desenhado para travessia de rios e alagamentos.
O mesmo equipamento faz a sua estreia também no Range Rover Evoque 2021 , que incorpora também o volante com novo desenho. As opções de materiais para o revestimento da cabine cresceram, com a opção de couro Windsor ou o revestimento sustentável Kvadrat, feito com matéria-prima derivada de produtos reciclados.
Por fora, a nova linha passa a incluir cinco novas tonalidades: Cinza Nolita, Cinza Carpathian, Azul Portofino, Bronze Lantau e Prata Silicon.
Versões e preços
O Discovery Sport 2021 terá três versões: S, SE e R-Dynamic SE. Todas com duas opções de motorização — diesel D200 e o P250 flex (2.0 de 249 cv). Todas oferecem opção de 7 lugares, com preços a partir de R$ 289.650 na versão S com motor P250.
As versões diesel do Discovery Sport 2021 chegam nas concessionárias a partir de fevereiro. Já o Range Rover Evoque será ofertado em versão única no Brasil, R-Dynamic SE, com motor P250 flex. Ambos trazem uma gama ampla de acessórios como tapetes de proteção para o porta malas, capas para os bancos traseiros para transporte de pets, dock de conexão e carregamento para celular, caixa refrigerada, entre outros.


Carros e Motos
Honda lança primeiro carro autônomo de nível 3 no Japão


A Honda apresenta no Japão o primeiro sistema de direção autônoma de nível 3 do mundo. O equipamento faz a sua estreia no sedã de luxo Legend, atualmente o modelo de topo da marca no país asiático.
A função recebeu o nome de Traffic Jam Pilot é faz parte do pacote de equipamentos tecnológicos Honda Sensing Elite. Enquanto os autônomos de nível 2 exigem que o motorista se mantenha sempre atento ao volante, no nível 3 o carro já é capaz de dispensar o motorista em condição de tráfego lento em vias expressas, permitindo que o condutor assista até um filme na tela da central multimídia.
Você viu?
Em caso de necessidade, o veículo pode solicitar a retomada do controle de direção pelo motorista. Mas caso ele não reaja, o próprio Traffic Jam Pilot é capaz de desacelerar o automóvel e fazer as mudanças de faixa até a parada do carro no acostamento, como pode ser visto no vídeo abaixo.
Para conseguir comercializar a tecnologia, a Honda teve que obter uma autorização especial do Ministério Japonês de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, que exigiu a instalação no veículo de uma espécie de caixa preta para gravar dados do sistema autônomo nos últimos seis meses — incluindo se o motorista falhou em reagir a um alerta de retomada de comando — e a colocação de um adesivo indicativo na traseira do veículo.
Para operar, o Traffic Jam Pilot utiliza dados coletados pelo sistema de navegação via satélite e mapas tridimensionais de alta definição, além de uma rede de sensores que monitoram os arredores do veículo em um ângulo de 360°, enquanto uma câmera monitora as condições do condutor.
A tecnologia passou por uma bateria de testes de aproximadamente 1,3 milhão de quilômetros e é baseada em redundância, permitindo que a sua operação siga mesmo com defeito em um dos componentes.
A Honda foi a única montadora a insistir no sistema autônomo de nível 3. Outros fabricantes que haviam anunciado o desenvolvimento deste tipo de tecnologia, como a Audi, decidiram pular esta etapa e ir diretamente para o desenvolvimento de sistemas autônomos de nível 4, que diferente do equipamento presente no sedã Legend vão permitir que o motorista esqueça da direção também em condições de tráfego normal.
-
Mulher4 horas atrás
Conheça o luxuoso sítio de Paolla Oliveira, com 2 andares, superpiscina e jardim
-
Mulher5 horas atrás
Saiba os problemas de um relacionamento ioiô, como o de Carla Diaz e Arthur
-
Saúde6 horas atrás
Justiça manda prefeito de Duque de Caxias seguir o PNI
-
Saúde7 horas atrás
Na primeira noite de restrições no Rio, bares insistem em abrir
-
Política Nacional7 horas atrás
Comissão de Educação da Câmara pode ficar com deputados bolsonaristas
-
Política Nacional8 horas atrás
Doria diz que Bolsonaro é ‘um cara louco’ e nega falar das eleições de 2022
-
Economia8 horas atrás
Amazon vai doar R$ 5,3 milhões para construção de nova fábrica de vacinas em SP
-
Saúde9 horas atrás
SP: Sindicato confirma quase 2 mil casos de covid-19 em rede de ensino