Carros e Motos
Ram 2500 Laramie: conheça as evoluções no motor 6.7 turbodiesel


A Ram 2500 sempre foi a picape mais potente do país desde sua chegada há 15 anos. Na atual geração, o motor turbo diesel da Cummins de 6,7 litros foi amplamente revisto, com avanços nos principais componentes, para ainda mais eficiência e força.
De seis cilindros em linha, o novo bloco passou a ser feito de ferro fundido vermicular, com maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH). Esse novo material é o principal fator da redução de peso do propulsor em 28 kg.
Atualmente, o modelo da FCA é única do segmento das picapes grandes no Brasil. Porém, essa história deve mudar em 2021. A Chevrolet já confirmou que pretende lançar a Silverado na América Latina
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Também são inéditos o cabeçote, as válvulas de escape e os balancins, guiados por um eixo de comando oco. Bem como as bielas, as bronzinas, os anéis com redução de atrito e os pistões mais leves e resistentes, redesenhados para otimizar a combustão. Vale ressaltar que a motorização foi desenvolvida nos EUA, em parceria com o time de engenharia brasileiro da Cummins , que recebeu cinco unidades do motor 6,7 litros.
A turbina HE300 de geometria variável (VGT) foi aperfeiçoada e está conectada a um coletor de escape inteiramente novo. Para completar, todo o sistema de alimentação foi reprojetado, desde a flauta dos injetores de alta pressão (que aumentou de 1800 para 2000 bar), passando pela bomba, filtro e linha de combustível.
Com isso, essa verdadeira usina de força oferece respostas mais ágeis e refinadas, além de entregar mais 35 cv de potência e 6,7 kgfm de torque do que antes, totalizando 365 cv e 110,7 kgfm de torque máximo.
A eficiência energética da Nova Ram 2500 Laramie também foi aprimorada, com o emprego de aletas ativas logo atrás da grade dianteira. Elas abrem e fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor, reduzindo o arrasto aerodinâmico quando possível e assim, contribuindo para menor consumo de combustível.
Leia também:

LEIA TAMBÉM:
Chevrolet Silverado vai voltar ao Brasil em 2021 para brigar com Ram 2500
RAM 2500 ganha edição especial no Brasil
Assine nossa lista VIP no Telegram! É grátis!
Entre no grupo do Carro Esporte Clube no WhatsApp!
O post Ram 2500 Laramie: conheça as evoluções no poderoso motor 6.7 Cummins turbodiesel apareceu primeiro em Carro Esporte Clube .


Carros e Motos
Aprilia RSV4 é lançada na linha 2021; veja as novidades


A Aprilia revelou a linha 2021 da super-motocicleta RSV4 para o mercado europeu, onde será vendida nas versões Standard e Factory . Os modelos ganham atualizações de mecânica e estilo, que devem estar disponíveis ao público ainda no primeiro trimestre deste ano.
A marca Aprilia é vendida no Brasil pela Piaggio , que não confirma a chegada da RSV4 para o Brasil. Atualmente, os únicos modelos da fabricante italiana disponíveis por aqui são os scooters SR 150 e Carbon 150 .
A RSV4 ganha um novo rosto, contando com faróis em LED triplos com luzes de condução diurna. A iluminação acompanha o direcionamento do piloto, projetando luzes mais fortes no sentido do guidão – um recurso chamado “cornering lights”.
O tanque de combustível também ganhou novo design, que segundo a fabricante, permite uma posição de condução mais confortável para o piloto. Outros componentes, como chassi e braço oscilante, foram desenvolvidos com base na tecnologia utilizada pela Aprilia no MotoGP.
Os modelos Standard e Factory contam com o mesmo motor: uma unidade V4 1,099cc que já atende às novas normas de emissão de gases poluentes estipuladas pela União Europeia. O conjunto pode entregar 214 cv de potência.
Na parte eletrônica, a Aprilia instalou um novo seletor de modos de condução, sendo que seis são voltados para a condução urbana e outros três para as pistas de corrida. O modelo traz controle de estabilidade e tração, freios ABS e painel de instrumentos com tela digital.
Os dois modelos são estruturalmente iguais, porém a versão Factory contará com freios esportivos desenvolvidos pela Brembo, rodas forjadas em alumínio e suspensão especial calibrada para a pista. A versão também terá duas cores extras no catálogo: Preto Aprilia e Vermelho Lava.
-
Economia5 horas atrás
Brasileiros voltarão a entrar nos Estados Unidos
-
Entretenimento5 horas atrás
Anitta deixa de seguir Nego do Borel nas redes sociais; ele retribui o unfollow
-
Saúde6 horas atrás
Quinze pacientes são transferidos do Amazonas para Goiás
-
Estado6 horas atrás
Governo inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo
-
Política Nacional6 horas atrás
PTB decide apoiar Arthur Lira à presidência da Câmara
-
Política Nacional7 horas atrás
Articulação de Maia e Bivar impede que PSL deixe bloco de Baleia
-
Política Nacional8 horas atrás
Covas sai de licença por 10 dias após fazer sessão de radioterapia
-
Entretenimento8 horas atrás
Camila Pitanga posa toda chique e diz: “Pronta pra receber minha vacina”