ELEIÇÕES NO ESPÍRITO SANTO

Quase três milhões de capixabas vão às urnas neste domingo

A partir das 8 horas deste domingo (2), os 2,9 milhões de eleitores registrados no Espírito Santo começam a escolher o destino do Estado e do país. Estão em disputa os cargos de deputado federal, estadual, senador, governador e presidente da República. A votação vai até as 17 horas. Após esse horário começa a divulgação dos resultados

Nos 1.702 locais de votação distribuídos em todos os municípios capixabas funcionarão 9.239 seções eleitorais. Os três maiores colégios eleitorais do estado estão na Grande Vitória: Serra (349 mil votantes), Vila Velha (336 mil) e Cariacica (272 mil). Já os municípios com menos eleitores são, pela ordem, Divino de São Lourenço (4,3 mil), Mucurici (5 mil) e Dores do Rio Preto (6,1 mil).

Têm prioridade para votar idosos, gestantes, lactantes, obesos e pessoas com deficiência, com crianças de colo ou mobilidade reduzida, além de candidatos, integrantes da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço. Segundo o TRE-ES, 212 eleitores (com deficiência ou mobilidade reduzida) solicitaram a votação em locais com acessibilidade e foram direcionados para seções de fácil acesso, onde haja rampas ou elevadores. 

O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos e menos de 70 e facultativo para analfabetos e pessoas entre 16 e 18 anos e maiores de 70. Para votar, não é necessário levar o título de eleitor. Basta um documento oficial com foto. Também é possível utilizar o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral. 

Para a urna o eleitor pode levar papel com a indicação de seus candidatos, a “cola eleitoral”, uma vez que terá de deixar o celular com o mesário. Também é permitido usar roupas e adereços dos candidatos. Veja mais dicas para o dia da eleição.

Candidatos

Até o momento estão aptos a concorrer a um dos 30 cargos de deputado estadual no Espírito Santo 507 candidatos. O quantitativo total de inscritos foi de 534, mas 17 candidatos renunciaram e 10 tiveram a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Outros 15 esperam análise de recurso após indeferimento. 

Já para o cargo de deputado federal, 188 podem disputar as eleições, outros dois tiveram a candidatura indeferida, mas aguardam julgamento de recurso. As sete candidaturas ao governo e as nove ao senado foram julgadas aptas e concorrerão ao pleito. Para o cargo de presidente da República, 11 disputarão a eleição e 2 tiveram seus registros negados. 

Eleitores no país

Mais de 156 milhões de eleitores estarão aptos a votar no Brasil e no exterior. O número total no Estado é de 2.921.506. Desses, 641 eleitores vão utilizar nome social para votar. Em caso de segundo turno para presidente ou para governador, a votação ocorre no dia 30 de outubro.

Dados no Espírito Santo

Locais de votação: 
1.702

Seções eleitorais: 9.239

Mesários: 35.644

Urnas eletrônicas: 10.096

  • 9.239 urnas eletrônicas nas seções
  • 857 urnas de contingência

Presos provisórios/menores internados: 17 seções especiais criadas

Número de transferências solicitadas

  • 1.276 de presos provisórios e menores internados
  • 244 de agentes penitenciários e servidores de unidades prisionais e socioeducativas


Voto em trânsito: 1.755 pessoas habilitadas

Maiores locais de votação 

  • 10.271 eleitores – Escola SEB. Coqueiral de Itaparica, Vila Velha
  • 8.531 eleitores – EMEF Feu Rosa. Feu Rosa, Serra
  • 6.954 eleitores – EEEFM Hunney Everest Piovesan. Santa Fé, Cariacica

Confira mais Notícias

Contas

Após recurso, Tribunal mantém parecer prévio pela rejeição das contas de Peter, em Mimoso do Sul

No Litoral

Com críticas à oposição, chapa Luiz Almeida e Cris é lançada em Marataízes neste sábado

Eleições 2024

Pré-candidatura a vereador de Mário Moreira ganha força em Marataízes

Em Cariacica

Euclério Sampaio realiza convenção no domingo reunindo mega coligação de 15 partidos

Eleições 2024

Diego Libardi anuncia Rafaela Donadeli como vice

Serviço de Inteligência

Polícia Federal tem áudio de conversa entre Bolsonaro e Ramagem no caso Abin

Parlamentares

Câmara aprova PEC que perdoa multas e cotas raciais de partidos

Aliados de Bolsonaro montaram operação para resgatar joias desviadas