ELEIÇÕES NO ESPÍRITO SANTO

Quase três milhões de capixabas vão às urnas neste domingo

A partir das 8 horas deste domingo (2), os 2,9 milhões de eleitores registrados no Espírito Santo começam a escolher o destino do Estado e do país. Estão em disputa os cargos de deputado federal, estadual, senador, governador e presidente da República. A votação vai até as 17 horas. Após esse horário começa a divulgação dos resultados

Nos 1.702 locais de votação distribuídos em todos os municípios capixabas funcionarão 9.239 seções eleitorais. Os três maiores colégios eleitorais do estado estão na Grande Vitória: Serra (349 mil votantes), Vila Velha (336 mil) e Cariacica (272 mil). Já os municípios com menos eleitores são, pela ordem, Divino de São Lourenço (4,3 mil), Mucurici (5 mil) e Dores do Rio Preto (6,1 mil).

Têm prioridade para votar idosos, gestantes, lactantes, obesos e pessoas com deficiência, com crianças de colo ou mobilidade reduzida, além de candidatos, integrantes da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço. Segundo o TRE-ES, 212 eleitores (com deficiência ou mobilidade reduzida) solicitaram a votação em locais com acessibilidade e foram direcionados para seções de fácil acesso, onde haja rampas ou elevadores. 

O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos e menos de 70 e facultativo para analfabetos e pessoas entre 16 e 18 anos e maiores de 70. Para votar, não é necessário levar o título de eleitor. Basta um documento oficial com foto. Também é possível utilizar o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral. 

Para a urna o eleitor pode levar papel com a indicação de seus candidatos, a “cola eleitoral”, uma vez que terá de deixar o celular com o mesário. Também é permitido usar roupas e adereços dos candidatos. Veja mais dicas para o dia da eleição.

Candidatos

Até o momento estão aptos a concorrer a um dos 30 cargos de deputado estadual no Espírito Santo 507 candidatos. O quantitativo total de inscritos foi de 534, mas 17 candidatos renunciaram e 10 tiveram a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Outros 15 esperam análise de recurso após indeferimento. 

Já para o cargo de deputado federal, 188 podem disputar as eleições, outros dois tiveram a candidatura indeferida, mas aguardam julgamento de recurso. As sete candidaturas ao governo e as nove ao senado foram julgadas aptas e concorrerão ao pleito. Para o cargo de presidente da República, 11 disputarão a eleição e 2 tiveram seus registros negados. 

Eleitores no país

Mais de 156 milhões de eleitores estarão aptos a votar no Brasil e no exterior. O número total no Estado é de 2.921.506. Desses, 641 eleitores vão utilizar nome social para votar. Em caso de segundo turno para presidente ou para governador, a votação ocorre no dia 30 de outubro.

Dados no Espírito Santo

Locais de votação: 
1.702

Seções eleitorais: 9.239

Mesários: 35.644

Urnas eletrônicas: 10.096

  • 9.239 urnas eletrônicas nas seções
  • 857 urnas de contingência

Presos provisórios/menores internados: 17 seções especiais criadas

Número de transferências solicitadas

  • 1.276 de presos provisórios e menores internados
  • 244 de agentes penitenciários e servidores de unidades prisionais e socioeducativas


Voto em trânsito: 1.755 pessoas habilitadas

Maiores locais de votação 

  • 10.271 eleitores – Escola SEB. Coqueiral de Itaparica, Vila Velha
  • 8.531 eleitores – EMEF Feu Rosa. Feu Rosa, Serra
  • 6.954 eleitores – EEEFM Hunney Everest Piovesan. Santa Fé, Cariacica

Confira mais Notícias

Eleições 2024

Após decisão do TRE, Dorlei Fontão mantém candidatura à prefeitura de Presidente Kennedy

Fique por dentro

Dia do Vereador: tire suas dúvidas sobre as funções do cargo

Análise Política

Ferraço não vai a debate, cria fato novo e põe sua eleição em risco

Justiça

Toffoli anula condenações de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS

Em vídeo

Governador Casagrande manifesta apoio a Lorena: “é a minha candidata a prefeita”

Presidente Kennedy

Candidatura de Dorlei Fontão está em conformidade com a Lei Eleitoral, diz coordenação de campanha

Reta final em Cachoeiro

Perto da eleição, Diego Libardi intensifica trabalhos nas ruas e massifica principais propostas

TSE reconhece ilegalidade de bet eleitoral para apostas em candidatos