PROJETO “IDENTIDADES: MEMÓRIAS DE UMA ESTRADA DE FERRO” CHEGA A SETE CIDADES DO ES

Foto: Bárbara Rocha/Projeto Identidades

A Estrada de Ferro Vitória a Minas vai muito além dos seus trilhos: ela é um elo vivo que conecta pessoas, comunidades, histórias, culturas e saberes. Pensando nisso, o projeto “Identidades: Memórias de uma Estrada de Ferro” vai percorrer, ao longo de 2025, sete cidades situadas ao longo da linha férrea no Espírito Santo: Cariacica, Serra, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu.

O objetivo é tão simples quanto potente: pesquisar, registrar, divulgar e valorizar as expressões culturais dessas comunidades que margeiam a ferrovia – das feiras de artesanato às receitas de família, das danças tradicionais aos sons da música local.

A iniciativa, que conta com apoio da Vale e da ANTT, propõe a criação de um inventário cultural e afetivo, priorizando manifestações como o artesanato, a gastronomia, a música e as artes cênicas – teatro, dança, circo, entre outras. Além disso, pretende ouvir e registrar histórias de pessoas com trajetórias marcadas pela ferrovia: ex-ferroviários, famílias, líderes comunitários, artistas locais e todos que, de alguma forma, têm sua vida entrelaçada à Estrada de Ferro.

A equipe de pesquisadores do projeto já esteve em Baixo Guandu e Colatina. Agora, segue rumo a Cariacica, Serra e Vila Velha.

Ao final do mapeamento, o projeto produzirá um livro e uma publicação digital com histórias, imagens e manifestações culturais das comunidades ao longo da ferrovia e uma mostra cultural gratuita com comidas típicas, feira de artesanato, apresentações artísticas e rodas de conversa.

As ações do projeto serão divulgadas nas redes sociais, ampliando o alcance do projeto e democratizando o acesso à sua rica memória.

“Acreditamos que cada pessoa tem uma história que merece ser contada. Ao registrar essas memórias, estamos valorizando o que há de mais vivo e verdadeiro nas comunidades: sua cultura, seus afetos, seu jeito de ser e de fazer. O projeto é isso: ouvir, valorizar e compartilhar as memórias que moldaram e continuam a moldar a identidade de cada comunidade conectada pela ferrovia”, disse Diego Ribeiro, coordenador do projeto Identidades.

Confira mais Notícias

Austeridade

Prefeito de Marataízes avalia medidas de contingenciamento para garantir equilíbrio fiscal

Tecnologia

Cariacica é a primeira cidade a receber totem de segurança do Espírito Santo

Sul do Estado

Mimoso do Sul recebe novos investimentos do Governo do Estado

9 e 10 de agosto

PetXpo será a primeira feira totalmente voltada para o mercado pet em Cachoeiro

Solenidade

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

Segurança Alimentar

Depois de 20 anos, prefeitura de Cachoeiro reinaugura Padaria Comunitária

Mobilidade

Cachoeiro: sinalização é reforçada na região do trevo do IBC em preparação para mudanças no trânsito e obras futuras

Novo Secretário

Brás Zagotto Assume Secretaria de Limpeza Urbana de Cachoeiro de Itapemirim

plugins premium WordPress