PROJETO “IDENTIDADES: MEMÓRIAS DE UMA ESTRADA DE FERRO” CHEGA A SETE CIDADES DO ES

Foto: Bárbara Rocha/Projeto Identidades

A Estrada de Ferro Vitória a Minas vai muito além dos seus trilhos: ela é um elo vivo que conecta pessoas, comunidades, histórias, culturas e saberes. Pensando nisso, o projeto “Identidades: Memórias de uma Estrada de Ferro” vai percorrer, ao longo de 2025, sete cidades situadas ao longo da linha férrea no Espírito Santo: Cariacica, Serra, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu.

O objetivo é tão simples quanto potente: pesquisar, registrar, divulgar e valorizar as expressões culturais dessas comunidades que margeiam a ferrovia – das feiras de artesanato às receitas de família, das danças tradicionais aos sons da música local.

A iniciativa, que conta com apoio da Vale e da ANTT, propõe a criação de um inventário cultural e afetivo, priorizando manifestações como o artesanato, a gastronomia, a música e as artes cênicas – teatro, dança, circo, entre outras. Além disso, pretende ouvir e registrar histórias de pessoas com trajetórias marcadas pela ferrovia: ex-ferroviários, famílias, líderes comunitários, artistas locais e todos que, de alguma forma, têm sua vida entrelaçada à Estrada de Ferro.

A equipe de pesquisadores do projeto já esteve em Baixo Guandu e Colatina. Agora, segue rumo a Cariacica, Serra e Vila Velha.

Ao final do mapeamento, o projeto produzirá um livro e uma publicação digital com histórias, imagens e manifestações culturais das comunidades ao longo da ferrovia e uma mostra cultural gratuita com comidas típicas, feira de artesanato, apresentações artísticas e rodas de conversa.

As ações do projeto serão divulgadas nas redes sociais, ampliando o alcance do projeto e democratizando o acesso à sua rica memória.

“Acreditamos que cada pessoa tem uma história que merece ser contada. Ao registrar essas memórias, estamos valorizando o que há de mais vivo e verdadeiro nas comunidades: sua cultura, seus afetos, seu jeito de ser e de fazer. O projeto é isso: ouvir, valorizar e compartilhar as memórias que moldaram e continuam a moldar a identidade de cada comunidade conectada pela ferrovia”, disse Diego Ribeiro, coordenador do projeto Identidades.

Confira mais Notícias

China Park Eco Resort

Espírito Santo ganha seu primeiro resort e inaugura novo capítulo no turismo

Mais Saúde

Unimed Sul Capixaba fecha 2025 com conquistas que reforçam qualidade e inovação

Festa da Penha 2026 divulga programação com mais de 40 missas, 14 romarias e shows de Eliana Ribeiro e Thiago Brado

Reconhecimento

Itapemirim conquista o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública 2025

Melhorias

Avenida Etelvina Vivácqua será interditada neste sábado e domingo para interligação de rede de drenagem

Espírito Santo

Saiba quais são os 11 municípios capixabas que estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Marataízes ganha um novo ritmo sobre as ondas: nasce o Kaimana Va’a, o clube que promete conquistar a cidade

Cachoeiro

Feirão de Natal BRK oferece até 80% de desconto nas contas de água e esgoto

plugins premium WordPress