Política

Projeto de Majeski garante teste gratuito para Covid-19 aos doadores de sangue

Publicados

em

Proposta apresentada pelo deputado estadual Sergio Majeski (PSB) promete contribuir com a solução de dois desafios atuais no Espírito Santo: aumentar o número de doadores de sangue e a quantidade de pessoas testadas para o novo coronavírus.

Protocolado nesta quarta-feira (01), o Projeto de Lei (PL) 378/2020 propõe a inclusão na legislação estadual da realização do teste de detecção da Covid-19 em todas as amostras de sangue das doações realizadas nos hemocentros e hemonúcleos sob responsabilidade da administração estadual, com os resultados sendo enviados aos doadores, preferencialmente, por meio eletrônico.

Em maio, as unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) de Vitória, Linhares, São Mateus e Colatina já estavam com estoques de todos os tipos de sangue abaixo do limite aceitável.

“O doador de sangue vai ganhar o teste para a Covid-19, fora os outros benefícios que já existem. Sem dúvida é um grande estímulo. Nem todo mundo tem acesso ao teste na rede pública e no particular o valor pago é considerável. Doar sangue é um gesto nobre, de solidariedade e que milhares de capixabas podem realizar. As unidades do Hemoes e outras estruturas possuem ambiente seguro e com expertise comprovada. Basta o cidadão se disponibilizar a fazer a doação. Ganha o cidadão, ganha o Estado, ganha a sociedade”, destaca Majeski.

Leia Também:  'BBB 21': Vigor anuncia Gilberto como garoto propaganda

Na rede particular, o valor do teste para a Covid-19 gira em torno de R$ 200,00. No Hemoes, atualmente todo doador tem o sangue testado e acesso aos exames sorológicos para Sífilis, Chagas, Hepatite B e C, HIV, HTLV I/II, NAT HCV e NAT HIV.

A inclusão do teste para a Covid-19 nas doações de sangue amplia o trabalho já realizado pelo Governo do Estado, que no último dia 27 de junho divulgou os resultados estatísticos da quarta etapa do “Inquérito Sorológico”, realizada em 27 municípios capixabas.

Doe sangue

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

– Hemoes em Vitória (Tel. 3636-7920)
– Unidade de Coleta à Distância da Serra (Tel. 3338-7880/3338-7373)
– Hemocentro de Linhares (Tel. 3171-4361/4363/4362)
– Hemocentro Regional de Colatina (Tel. 3177-7930)
– Hemocentro Regional de São Mateus – (Tel. 3767-4135)
– Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Tel. 28 3526 6232)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ales debate PEC que afeta políticas para idosos

Publicados

em


Doze reuniões – todas ainda no formato virtual – estão agendadas para a próxima semana de trabalho dos colegiados da Assembleia Legislativa (Ales). Destaque para a reunião extraordinária da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, que debate na terça-feira (18), às 13h05, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 187/2019, a chamada PEC dos Fundos Públicos, e seus possíveis desdobramentos na política voltada para as pessoas idosas.

Essa proposição tramita no Congresso Nacional e tem como objetivo extinguir fundos públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios que não estejam previstos nas Constituições ou Leis Orgânicas dos entes federativos e que não sejam ratificados por meio de lei complementar dois anos após a promulgação da PEC. O governo federal pretende acabar com aproximadamente 248 fundos e usar os recursos destinados a eles (mais de R$ 200 bilhões) para investir em outras áreas.

Para o encontro foram convidadas as secretárias de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Nara Borgo e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Cyntia Grillo; a presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Ceddipi), Augusta Isabel Scárdua; a coordenadora da comissão do Fundo Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Fepi) e conselheira do Ceddipi, Marta Falqueto; e a curadora do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e vice-presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad), Inayha Dalvi.

Leia Também:  Escolas deverão adotar curso ABC, define PL

Assistência Social

Na quarta (19), às 12h10, o colegiado de Assistência Social promove um encontro para discutir as expectativas para 2021 no campo social. Os parlamentares também recebem Cyntia Grillo, da Setades; e a presidenta do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases), Marinalva Broedel. 

Mais tarde, às 14 horas, é a vez da reunião da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente. Os parlamentares vão tratar do assunto “Abandono afetivo dos filhos e seus prejuízos”. A expectativa é que participe a deputada federal Lauriete (PSC-ES), que integra a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal; além de membros do Judiciário estadual e do Ministério Público (MPES), conselheiros tutelares, advogados e policiais militares e civis que atuam na área da infância e juventude.

Lixo zero

A Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras e Coleta de Esgoto realiza encontro na quinta (20), às 14 horas, do Fórum Estadual Cidade Lixo Zero – Espírito Santo. A reunião deve contar com a presença do diretor executivo do Instituto Lixo Zero Brasil, Mateus Peçanha, de pessoas que trabalham com coleta seletiva e reciclagem, de especialistas no tema e de representantes das secretarias municipais e estadual de Meio Ambiente. 

Leia Também:  Conta de luz vai encarecer durante o ano devido a nova seca; entenda

Intensivistas

Por fim, na sexta (21), às 14 horas, a Comissão de Saúde recebe a visita do presidente da Sociedade Espírito-Santense de Terapia Intensiva (Soesti), Cleberson Duartes Ovani. Ele fará uma exposição sobre o tema “A situação dos médicos intensivistas que estão atuando na linha de frente da pandemia da Covid-19”.

Confira a agenda das comissões:

Segunda (17)
11 horas – Comissão de Defesa do Consumidor
12h15 – Comissão de Educação
13h30 – Comissão de Finanças

Terça (18)
9 horas – Comissão de Saúde
13h05 – Comissão de Cidadania (extraordinária)
13h30 – Comissão de Justiça

Quarta (19)
12h10 – Comissão de Assistência Social
12h10 – Comissão de Meio Ambiente (extraordinária)
14 horas – Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente

Quinta (20)
9 horas – Comissão de Cidadania (extraordinária)
14 horas – Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras e Coleta de Esgoto

Sexta (21)
14 horas – Comissão de Saúde (extraordinária)
 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA