Estado

Programa Qualificar ES oferece cursos on-line exclusivos para mais de 100 bairros do Espírito Santo

Publicados

em


.

O Programa Qualificar ES abre 10 mil vagas exclusivas para os moradores dos bairros contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. As inscrições iniciaram nesta terça-feira (22). São 10 opções de cursos destinados aos moradores de mais de 100 bairros dos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Serra, Vila Velha, Linhares, Vitória, São Mateus e Guarapari.

Uma novidade do Qualificar ES é a modalidade on-line, já que antes da pandemia da Covid-19 a parceria entre os programas acontecia somente por meio dos cursos presenciais.  

“O Estado Presente tem esse nome porque é um programa que procura estar onde o Estado precisa estar prioritariamente. Existem bairros selecionados em que foi identificada uma maior necessidade da presença do Estado devido ao alto índice de vulnerabilidade social. A partir disso foram desenvolvidas várias ações conjuntas que envolvem diversos órgãos do Governo estadual”, disse secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel.

A secretária lembrou ainda que essas não são só ações da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti) na área da educação profissional. “São também ações ligadas às áreas de segurança pública, assistência social, empreendedorismo, entre outras. A nossa parte é de oferecer cursos gratuitos de qualificação que sejam adequados para a realidade dos residentes desses bairros”, afirmou.

Cristina Engel explicou que a Secretaria trabalha para oferecer cursos que sejam factíveis de serem feitos pela comunidade local e que gerem condições tanto de empreendedorismo, para que o cidadão possa abrir seu próprio negócio, quanto em relação ao mundo do trabalho.

Leia Também:  Procon-ES e ANP renovam parceria para fiscalização

“São cursos que podem aprimorar ofícios ou talentos que as pessoas já tenham ou que possibilite aprender algo novo. A ideia é de oferecer cursos que sejam o mais atraente possível, que sejam factíveis de serem feitos on-line e que atendam aos anseios da população. Lembrando que o cidadão que não reside em um dos bairros selecionados pode se inscrever na segunda etapa da oferta, que vai abrir mais 26 mil vagas”, informou.

As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de outubro no site do programa: www.qualificar.es.gov.br . No mesmo site pode ser acessado o edital da oferta. No edital, o candidato tem acesso à lista com todos os bairros contemplados. 

O resultado será divulgado no mesmo site no dia 13 de outubro. As aulas terão início no dia 20 do mesmo mês. A seleção será realizada pela ordem de inscrição. Os requisitos são: ser morador dos bairros contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida; ter mais de 16 anos; e ter acesso à internet. 

Veja as opções de cursos:    

CURSOS  

CARGA HORÁRIA  

VAGAS  

Assistente de Tecnologia da Informação 

120h  

1000

Auxiliar Administrativo 

120h  

1000

Cuidador de Idosos (Maior de 18 anos)

120h  

1000

Educação Especial Inclusiva

120h  

1000

Fotografia 

120h  

1000

Inglês Básico

120h  

1000

Maquiagem

120h  

1000

Panificação

120h 

1000

Segurança do Trabalho

120h  

1000

Tecnologias Educacionais

120h  

1000

TOTAL   

 

10.000  

Leia Também:  Governador anuncia obras de reconstrução de escolas e reforma do Batalhão da PM em Linhares

 

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, e as aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. Os alunos aprovados no curso recebem certificação.

4ª Oferta do Qualificar ES 

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) vai abrir, por meio do Programa Qualificar ES, mais 36 mil vagas em cursos on-line gratuitos para os moradores de todo o Espírito Santo. As vagas fazem parte da 4ª oferta de 2020, que também será a última do ano.

As 36 mil vagas serão divididas em dois editais de seleção, ou seja, em duas etapas de inscrição. Nesta terça-feira (22), foram abertas 10 mil vagas exclusivas para os moradores dos bairros contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. 

O segundo edital será aberto no dia 27 de outubro, com mais 26 mil vagas destinadas aos moradores de todo o Espírito Santo. Ao todo, 13 opções de cursos serão oferecidas nas 26 mil vagas.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1822 / (27) 3636-1819
[email protected]

 

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado

Governo do Espírito Santo divulga 29º Mapa de Risco Covid-19

Publicados

em


O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (30), o 29º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência entre a próxima segunda-feira (02) e o domingo (11). Dos 78 municípios capixabas, 77 estão classificados em Risco Baixo. Apenas o município de Ecoporanga segue em Risco Moderado. Não há nenhum município em Risco Alto.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO MODERADO: Ecoporanga.

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Fonte: Governo ES

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Estado registra queda dos casos notificados de dengue
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA