Projeto Arranjos Produtivos

Produtores rurais de Itapemirim recebem 1.600 mudas frutíferas

O projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Assembleia Legislativa (Ales), concluiu mais uma etapa de entrega de mudas frutíferas na manhã desta quinta-feira (19), em Itapemirim. Em um encontro com agricultores familiares cadastrados no projeto, foram distribuídas gratuitamente 700 mudas de acerola e 900 de uva.

“O ano está chegando ao fim e essa foi mais uma etapa muito importante do projeto. Ao longo do ano foram mais de 100 mil mudas distribuídas. Em 2025 a quantidade será ainda maior, com milhões de entregas”, comemorou o coordenador técnico do projeto, Douglas Gasparetto. 

Nova cultura

O cultivo de acerola é tradicional em Itapemirim, mas o plantio de uva é uma novidade para a região. A escolha dessa nova cultura veio após análises realizadas por técnicos do projeto, avaliando o solo e o clima do município. 

“O plantio da uva tem várias vantagens. Uma delas é a possibilidade de fortalecer o agroturismo, porque é um tipo de cultura que atrai visitantes interessados no consumo da fruta e também há os produtos que podem ser feitos com a uva, como o vinho e a geleia”, concluiu Gasparetto. 

Durante o encontro os agricultores familiares também receberam orientações sobre como devem fazer o plantio e a conservação das mudas.

“Nós agradecemos ao trabalho realizado pela Assembleia Legislativa, porque o projeto Arranjos Produtivos ajuda a fortalecer a agricultura familiar. No meu caso, as mudas de acerola que estou recebendo serão muito importantes para renovar a minha plantação”, destacou o agricultor familiar e empresário Oseias Contaifer. 

Apoio à agricultura familiar

O projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o governo do Estado e apoio das prefeituras, para a diversificação de culturas na agricultura militar. 

Compreende a entrega de mudas e equipamentos em vários municípios do Espírito Santo, atendendo mais de 20 mil agricultores familiares. Já foram entregues, por exemplo, mudas de uva, cacau, aroeira, pupunha, acerola e maracujá. 

Além das mudas, os agricultores familiares recebem orientações técnicas de representantes do projeto diretamente nas plantações, para que o plantio, cultivo e colheita aconteçam da melhor forma. Outra frente de atuação é o trabalho realizado junto às agroindústrias. 

Foto: Eduardo Dias

Confira mais Notícias

Agenda

Linhares recebe Circuito de Cerveja Artesanal entre 18 e 20 de setembro

Segurança

Prefeitura celebra marco histórico na segurança: 86 dias sem registros de homicídios em Cachoeiro

Apoio

Mais de R$ 1,5 milhão em crédito: programa incentiva mulheres e pequenos negócios em Cachoeiro

mobilidade urbana

Prefeito de Cachoeiro autoriza projeto para nova via entre bairros Paraíso e Monte Belo

210 anos

Itapemirim recebe R$ 14 milhões em investimentos e Geninho reforça alinhamento político com governador

2023

Com aplicação inferior ao mínimo em Educação, prefeitura de Mimoso do Sul recebe parecer pela rejeição de contas

Nesta segunda-feira

Itapemirim recebe pacote de investimentos hoje, dia 8, com presença do governador Casagrande

Prefeitura de Cachoeiro detalha irregularidades apontadas no contrato de concessão com a BRK; CPI não está descartada

plugins premium WordPress