Ranking

Procon-ES divulga balanço e cartões de crédito lideram reclamações

Em 2023, os atendimentos relacionados a cartões de crédito cresceram 97,9%, em comparação ao mesmo período de 2022, liderando o ranking de atendimentos no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). As principais demandas do segmento estão relacionadas à renegociação e ao parcelamento de dívidas, cobrança indevida, negativação indevida e cálculo de prestações e taxa de juros.

No ano passado, 38.269 atendimentos foram realizados pelo Procon-ES. Desse total, 5.257 estão relacionados a cartões de crédito, ocupando a primeira posição no ranking. Em segundo lugar, aparece o crédito consignado (4.455), seguido pela energia elétrica (1.258), internet (850) e água e esgoto (771). Em sexto lugar, aparece a telefonia móvel (755), seguido por planos de saúde (680), aparelho celular (658), consórcios (609) e, em décimo lugar, móveis (579).

As maiores queixas das empresas que lideram o ranking estão relacionadas à cobrança indevida; lançamentos de serviços não solicitados na fatura; mudança unilateral nos contratos, com reajuste no valor do serviço; empréstimo consignado não autorizado; refinanciamento de empréstimo sem o consentimento do consumidor; cálculo e negociação de débitos; problemas com contratos (descumprimentos e cláusula abusiva) e problema na qualidade do produto ou do serviço.

A diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, lembrou que a internet facilitou o acesso dos consumidores a produtos e serviços, assim como aos seus direitos. Ela enfatizou que a falta de tempo e as dificuldades de deslocamento não devem impedir a resolução de questões relacionadas ao consumo.

“É possível encaminhar denúncias, solicitações de esclarecimento e reclamações ao Procon pela internet a qualquer momento, muitas vezes obtendo soluções rápidas e eficientes sem necessidade da presença física do consumidor”, ressaltou Letícia Coelho.

Reclamação

Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro, em Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.

A população também pode registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.

Confira mais Notícias

Grande Ídolo

Morre o músico e compositor Sérgio Mendes aos 83 anos, nos EUA

Teresense

Banda Yahoo é atração do Festival de Música Primavera, em Santa Teresa

Apostas

“Pandemia” de bets avançou mais rápido que surto da covid-19 no Brasil

Futebol

Copa do Brasil: Vasco sai na frente do Athletico por vaga na semi

Turismo capixaba

Projeto de reutilização da Ferrovia Leopoldina avança no Espírito Santo

Crime

Defesa Civil diz que ação humana causou 99,9% dos incêndios em São Paulo

Saúde

Espírito Santo vai receber 40 novos profissionais do Mais Médicos

Com novidades, Dorival convoca seleção brasileira para Eliminatórias