Dinheiro

Procon de Cachoeiro amplia mutirão de negociação de dívidas em parceria com Febraban

Após o sucesso do 2º dia D de negociação de dívidas, que ocorreu quinta (06) e sexta (07), o Procon de Cachoeiro traz uma ótima noticia aos consumidores do município em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Até o final de novembro, acontece o tradicional Mutirão de Negociação e Orientação Financeira de negociação de dívidas, uma oportunidade para o consumidor endividado de negociar suas dívidas em condições especiais, como parcelamento, descontos no valor total da dívida ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento, de acordo com a política de cada instituição participante.

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia ou prescritas.

As negociações poderão ser feitas diretamente com as instituições participantes em seus canais oficiais ou pelo portal www.consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para que encontrem alternativas para resolver conflitos de consumo, lembrando que, para a negociação na plataforma, é necessário que o consumidor possua conta Prata ou Ouro.

“O Mutirão faz parte das atividades do Procon e tem significado um alívio financeiro imediato para consumidores endividados. A ação também ajuda a prevenir o superendividamento e é uma oportunidade para ações de educação financeira”, comenta o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Ricardo Fonseca.

Passo a passo do Mutirão

O consumidor pode acionar diretamente o canal digital do seu banco. Ou poderá se cadastrar no site www.consumidor.gov.br. Para isso, deve fazer o login, selecionar a instituição com a qual deseja negociar (confira se ela está cadastrada no site) e seguir as orientações. Depois disso, a empresa tem até 10 dias para analisar e responder sua solicitação.

Qualquer pessoa que tenha dívidas em atraso contratadas com bancos ou outras instituições financeiras podem aderir ao mutirão. É importante lembrar que as dívidas a serem negociadas não podem possuir bens em garantias, por isso, financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis não entram no Mutirão.

A iniciativa só atende pessoas com dívidas em atraso. Se perceber que terá dificuldades para pagar parcelas que ainda vão vencer, a dica é entrar em contato direto com seu banco, explicar a situação e buscar a melhor alternativa para o seu caso.

Primeiro passo, é fazer uma lista das contas que tem em atraso, com o valor de cada parcela e o total devido. Depois disso, organize seu orçamento mensal, listando receitas e despesas (inclusive as do dia a dia).

É possível aproveitar o mutirão para negociar várias dívidas. Mas é necessário abrir uma negociação com cada empresa para a qual deve.

No entanto, o Mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento. Caso esteja superendividado/a, ou seja, impossibilitado de quitar as dívidas e manter a sua subsistência ou a de sua família, a recomendação é entrar em contato com o Procon mais próximo de você e pedir orientação.

Alguns bancos participantes são: Arc4 Gestão de Ativos s.a, Banco do Brasil, Banco Carrefour, Banco Alfa, Banco BMG, Banco BRB – Banco de Brasília, Banco BV, Banco Daycoval, Banco Digi+, Banco Fibra, Banco Inter, Banco Mercantil, Banco do Nordeste, Banco Original e Picpay, Banco Pan, Banco Semear, Banco Triângulo s/a, Banco Topázio, Banco Volkswagen, Banpará, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, CETELEM, C6bank, Inbursa, Itaú, NBCbank, Paraná Banco, Safra, Santander, Santander financiamentos, Senff, Sicredi e Tribanco.

Conte sempre com o Procon!

O órgão de defesa do consumidor está sempre à disposição para auxiliar nas demandas dos consumidores. Funciona de segunda a sexta, de 8h às 16h, na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu. Quem preferir, pode agendar seu atendimento previamente através do site: https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br/. Mais informações no telefone (28) 3199-1710.

Confira mais Notícias

Regras Novas

Saiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR

Mercado

Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço

Oportunidades

Espírito Santo deve criar de 2.800 vagas temporárias no último trimestre do ano

Brasil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Condições Especiais

REFIS Cachoeiro 2026: Câmara aprova programa de refinanciamento fiscal

Brasil

BMG vai ressarcir cobranças indevidas de empréstimos para aposentados

Mais de 70 expositores

Em Vitória, a Fenarq Design Summit traz novidades do mercado de construção, reforma e decoração

Produção de mel cresce 55% no Espírito Santo; projeto é chegar a mil toneladas até 2032

plugins premium WordPress