Após o sucesso do 2º dia D de negociação de dívidas, que ocorreu quinta (06) e sexta (07), o Procon de Cachoeiro traz uma ótima noticia aos consumidores do município em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Até o final de novembro, acontece o tradicional Mutirão de Negociação e Orientação Financeira de negociação de dívidas, uma oportunidade para o consumidor endividado de negociar suas dívidas em condições especiais, como parcelamento, descontos no valor total da dívida ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento, de acordo com a política de cada instituição participante.
Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras desde que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia ou prescritas.
As negociações poderão ser feitas diretamente com as instituições participantes em seus canais oficiais ou pelo portal www.consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas para que encontrem alternativas para resolver conflitos de consumo, lembrando que, para a negociação na plataforma, é necessário que o consumidor possua conta Prata ou Ouro.
“O Mutirão faz parte das atividades do Procon e tem significado um alívio financeiro imediato para consumidores endividados. A ação também ajuda a prevenir o superendividamento e é uma oportunidade para ações de educação financeira”, comenta o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Ricardo Fonseca.
Passo a passo do Mutirão
O consumidor pode acionar diretamente o canal digital do seu banco. Ou poderá se cadastrar no site www.consumidor.gov.br. Para isso, deve fazer o login, selecionar a instituição com a qual deseja negociar (confira se ela está cadastrada no site) e seguir as orientações. Depois disso, a empresa tem até 10 dias para analisar e responder sua solicitação.
Qualquer pessoa que tenha dívidas em atraso contratadas com bancos ou outras instituições financeiras podem aderir ao mutirão. É importante lembrar que as dívidas a serem negociadas não podem possuir bens em garantias, por isso, financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis não entram no Mutirão.
A iniciativa só atende pessoas com dívidas em atraso. Se perceber que terá dificuldades para pagar parcelas que ainda vão vencer, a dica é entrar em contato direto com seu banco, explicar a situação e buscar a melhor alternativa para o seu caso.
Primeiro passo, é fazer uma lista das contas que tem em atraso, com o valor de cada parcela e o total devido. Depois disso, organize seu orçamento mensal, listando receitas e despesas (inclusive as do dia a dia).
É possível aproveitar o mutirão para negociar várias dívidas. Mas é necessário abrir uma negociação com cada empresa para a qual deve.
No entanto, o Mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento. Caso esteja superendividado/a, ou seja, impossibilitado de quitar as dívidas e manter a sua subsistência ou a de sua família, a recomendação é entrar em contato com o Procon mais próximo de você e pedir orientação.
Alguns bancos participantes são: Arc4 Gestão de Ativos s.a, Banco do Brasil, Banco Carrefour, Banco Alfa, Banco BMG, Banco BRB – Banco de Brasília, Banco BV, Banco Daycoval, Banco Digi+, Banco Fibra, Banco Inter, Banco Mercantil, Banco do Nordeste, Banco Original e Picpay, Banco Pan, Banco Semear, Banco Triângulo s/a, Banco Topázio, Banco Volkswagen, Banpará, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, CETELEM, C6bank, Inbursa, Itaú, NBCbank, Paraná Banco, Safra, Santander, Santander financiamentos, Senff, Sicredi e Tribanco.
Conte sempre com o Procon!
O órgão de defesa do consumidor está sempre à disposição para auxiliar nas demandas dos consumidores. Funciona de segunda a sexta, de 8h às 16h, na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu. Quem preferir, pode agendar seu atendimento previamente através do site: https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br/. Mais informações no telefone (28) 3199-1710.
