Educação

Prefeitura prioriza investimento em escolas e professores

Publicado em

Educação em Cachoeiro

 Até 2019 serão investidos R$ 10 milhões na rede pública de ensino municipal

Por | 00.00.

Ao longo deste ano, a Secretaria de Educação de Cachoeiro (Seme) viabilizou muitas ações para a melhoria do ensino, do aprimoramento dos profissionais e das estruturas físicas da rede municipal.

Os alunos foram beneficiados com a aquisição de uniformes e jogos pedagógicos que compõem os materiais de aprendizado na sala de aula. Todas as escolas da rede ganharam também, playground e um laboratório de capacitação. Os alunos com necessidades educacionais especiais contam com salas de recursos multifuncionais e profissionais capacitados em mais de 40 escolas da rede municipal.

Mais de 2 mil estudantes de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental foram beneficiados com ações para potencializar o aprendizado em leitura, escrita e matemática por meio do Programa Mais Albetização (PMALFA), quando o professor conta com um assistente para proporcionarem atividades que ajudam o aluno a compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita, de modo a desenvolver autonomia de leitura e estratégias de compreensão e de produção de textos.

Leia Também:  Profissionais iniciam capacitação para o ?Jovem de Futuro?

De acordo com a Seme, um dos maiores desafios na educação, nos dias atuais, é o enfrentamento de fatores intra e extraescolares, o que exige dos profissionais da área um processo constante de atualização. A secretaria ofereceu formação continuada aos 3 mil profissionais da área durante o ano.

Os professores e gestores participaram de oficinas de treinamentos e aperfeiçoamento como trabalho pedagógico através de jogos e brincadeiras, curso básico de Libras para atender as necessidades específicas dos alunos e diálogos constantes sobre a gestão na solução de problemas encontrados na prática escolar na busca de novos resultados.

Escolas

Outra importante ação em 2018 foram as ordens de serviço que conduzem a manutenção, como instalação de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), melhorias em acessibilidade e sistema contra incêndios, pintura, alvenaria, parte elétrica e hidrosanitária, cobertura, marcenaria e carpintaria de 24 unidades de ensino, localizadas em diversos pontos do município, tanto na sede quanto no interior.

A escola municipal Olga Dias da Costa Mendes, no bairro Coronel Borges, ganhará um novo prédio. A antiga unidade foi demolida e o novo espaço terá três pavimentos, salas amplas, pátio e estacionamento.

Leia Também:  Avanço da Ômicron leva Uerj a manter atividades presenciais suspensas

Serão cerca de R$ 10 milhões investidos pela prefeitura nessas obras que fazem parte do Programa de Investimentos com recursos próprios do município para 2018 e 2019.

“Estamos trabalhando para cumprir nossa meta que é dar manutenção e reforma em todas as unidades de ensino. Entendemos que existe uma rede de valores para que a aprendizagem se efetive com qualidade, como infra estrutura , equipamentos e formação continuada de professores. Fechamos o ano com saldo positivo em cumprimento das ações planejadas”, friza a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

 

 

 

COMENTE ABAIXO:

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Educação

Fies: termina hoje prazo para pré-selecionados comprovarem informações

Published

on

Termina nesta sexta-feira (19) o prazo para candidatos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) apresentarem a complementação das informações de inscrição pelo endereço eletrônico.

Em 2022 foram ofertadas 110.925 vagas para o Fies. Pelas regras do programa, todos os que não foram pré-selecionados na chamada única serão, automaticamente, incluídos na lista de espera.

“Cabe ao candidato acompanhar, na página do Fies, sua eventual pré-seleção durante as convocações por meio da lista de espera, que serão realizadas no período de 22 de agosto a 22 de setembro”, alertou o Ministério da Educação.

Após a etapa de complementação da inscrição, é necessária a validação das informações declaradas no ato da inscrição. O prazo é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, realizada na página do Fies, no portal Acesso Único.

O procedimento de validar as informações deve ser realizado diretamente na instituição de ensino superior para a qual o candidato tenha sido pré-selecionado. Cabe à instituição informar ao estudante sobre o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida, que pode ser em formato físico ou digital.

Leia Também:  Coppe lança projeto para incentivar meninas nas áreas de tecnologia

Fies

O Fies é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Educação

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA