Prefeitura moderniza Código de Obras de Cachoeiro

A Prefeitura de Cachoeiro publicou, no Diário Oficial de quarta-feira (15), um decreto (Nº 32.700) que atualiza o Código de Obras do Município, conjunto de regras para construção, ampliação, reforma, instalação e demolição das edificações.

A nova versão do documento substitui o texto anterior, que permaneceu em vigência por quase 50 anos. A modernização da legislação, prevista no Plano Diretor Municipal (PDM), tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano de forma ordenada e integrada, evitando o aumento de construções irregulares.

Entre as principais mudanças está o aumento da validade de alvarás, que passou de 12 para 24 meses, e a simplificação das condições mínimas para a emissão do Certificado de Conclusão de Obras (Habite-se).

Também foi regulamentada a construção de quitinetes, lofts e estúdios. Além disso, foram realizadas revisões técnicas relacionadas às dimensões mínimas para compartimentos habitáveis e não habitáveis.

“O Código de Obras cumpre o papel de simplificar e padronizar os processos de licenciamento e fiscalização de obras, oferecendo mais transparência e segurança jurídica para os proprietários, profissionais e empreendedores envolvidos. A atualização desse documento é fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade, fortalecimento da gestão pública e qualidade de vida população”, explica o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável, Alexandro da Vitória.

Confira mais Notícias

Fim de Ano

Prefeitura de Cachoeiro anuncia abono natalino de R$ 1.000 para servidores

Messes

Empresários de Cachoeiro entregam projeto de nova ponte ao Governo do Estado

China Park Eco Resort

Espírito Santo ganha seu primeiro resort e inaugura novo capítulo no turismo

Mais Saúde

Unimed Sul Capixaba fecha 2025 com conquistas que reforçam qualidade e inovação

Festa da Penha 2026 divulga programação com mais de 40 missas, 14 romarias e shows de Eliana Ribeiro e Thiago Brado

Reconhecimento

Itapemirim conquista o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública 2025

Melhorias

Avenida Etelvina Vivácqua será interditada neste sábado e domingo para interligação de rede de drenagem

Espírito Santo

Saiba quais são os 11 municípios capixabas que estão há mais de um ano sem registrar homicídios

plugins premium WordPress