Prefeitura moderniza Código de Obras de Cachoeiro

A Prefeitura de Cachoeiro publicou, no Diário Oficial de quarta-feira (15), um decreto (Nº 32.700) que atualiza o Código de Obras do Município, conjunto de regras para construção, ampliação, reforma, instalação e demolição das edificações.

A nova versão do documento substitui o texto anterior, que permaneceu em vigência por quase 50 anos. A modernização da legislação, prevista no Plano Diretor Municipal (PDM), tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano de forma ordenada e integrada, evitando o aumento de construções irregulares.

Entre as principais mudanças está o aumento da validade de alvarás, que passou de 12 para 24 meses, e a simplificação das condições mínimas para a emissão do Certificado de Conclusão de Obras (Habite-se).

Também foi regulamentada a construção de quitinetes, lofts e estúdios. Além disso, foram realizadas revisões técnicas relacionadas às dimensões mínimas para compartimentos habitáveis e não habitáveis.

“O Código de Obras cumpre o papel de simplificar e padronizar os processos de licenciamento e fiscalização de obras, oferecendo mais transparência e segurança jurídica para os proprietários, profissionais e empreendedores envolvidos. A atualização desse documento é fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade, fortalecimento da gestão pública e qualidade de vida população”, explica o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável, Alexandro da Vitória.

Confira mais Notícias

Cachoeiro: Ordem de Serviço autoriza início de obra emergencial na Rua Jerônimo Ribeiro

Cariacica nomeia 100 assistentes educacionais para fortalecer a Educação Especial

Litoral Sul

Itapemirim recebe pacote de investimentos do Governo do Estado com foco na saúde

Ferraço anuncia obras e cria comissão para impulsionar turismo no Parque do Itabira em Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro lança REFIS 2026 com condições especiais para regularização de débitos

Produtora de café conilon especial de Iconha entre as cafeicultoras que ganham espaço no mercado mineiro

Tribunal de Contas manda Prefeitura de Castelo suspender contratações por pregão presencial

Mais Saúde

UPA da Vila de Itapemirim terá Ordem de Serviço nesta sexta-feira (9)

plugins premium WordPress