Cidades

Prefeitura de Cachoeiro realizará Dia D de vacinação contra raiva

Publicados

em

Os tutores de animais de estimação terão mais uma oportunidade de imunizar seus pets com a vacina antirrábica. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará, na área urbana de Cachoeiro, nos dias 16 e 23 de outubro, o Dia D de vacinação contra a raiva.

Voltada para cães e gatos a partir de 90 dias de vida, a ação contará com 64 pontos de atendimento, em diversos bairros – veja lista abaixo -, e ocorrerá das 8h às 16h.

Os animais deverão ser acompanhados por tutores maiores de 18 anos, que precisarão apresentar documento pessoal com foto e o cartão de vacina do bichinho – caso não tenha, o documento será providenciado no momento da vacinação.

A aplicação da vacina antirrábica também é realizada na sede da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que fica localizada na avenida Frederico Augusto Coser, sem número, bairro Aeroporto (antigo CCZ). O atendimento é gratuito, feito de segunda a sexta, das 7h às 16h, dentro de todas as normas sanitárias, inclusive, com atenção à prevenção à infecção por coronavírus. Por isso, todos deverão estar de máscaras.

Segundo o gerente de Vigilância Ambiental do município, Fábio Gava, o Dia D de vacinação será realizado para facilitar o acesso da população à aplicação da vacina em seus animais de estimação. “Vamos disponibilizar vários pontos de vacinação, para alcançar as pessoas que encontram dificuldades em se dirigir até a UVZ”, afirmou.

A raiva é uma doença infecciosa transmitida ao ser humano pela saliva e secreções de animais infectados, principalmente por mordeduras, arranhaduras e lambeduras. Cães e gatos são a principal fonte de infecção, mas há também os morcegos, raposas, gatos do mato, saguis, gambás. A letalidade da doença é de quase 100%.

“Estamos programando essa ação para reforçar a aplicação da vacina antirrábica nos animais de estimação em nossa região. É de grande importância que os tutores se atentem às datas, e levem seus pets para receber a vacina. Essa doença é letal, perigosa para humanos e animais, e já foi erradicada em alguns países, graças aos programas de vacinação”, comentou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Leia Também:  Cachoeiro receberá etapa da Carlos Germano Cup neste fim de semana

Vacinação no interior

No último mês de setembro, a Semus realizou ações de vacinação de cães e gatos no interior e nas sedes de distritos. Foram disponibilizados 22 locais de vacinação, incluindo pontos de vacinação itinerantes, para alcançar comunidades mais afastadas.

Até o momento, o município de Cachoeiro de Itapemirim está com 9.696 animais imunizados, sendo 7.745 cães e 1.951 gatos. Com as ações do DIa D da campanha de vacinação antirrábica, a Prefeitura espera imunizar mais 20 mil animais de estimação.

Locais de vacinação no dia 16/10

Abelardo Machado – Unidade Básica De Saúde

Aeroporto II – Unidade De Vigilância De Zoonoses

Alto Amarelo – Escola Municipal Virginia Athaide Coelho

Alto Village – Unidade Básica De Saúde

Álvaro Tavares – Igreja Católica São Brás

Amaral – Escola Municipal José Paineiras e quadra de esporte\Unidade Saúde

Amarelo – Associação De Moradores Amobam

Aquidaban – Ginásio Ermo Gomes e Unidade de Saúde

Arariguaba – Igreja Batista

Baiminas – Gerência De Transportes

Bela Vista – Seminário Bom Pastor

Coronel Borges – Super Creche (Olga Dias)

Ferroviários – Escola Municipal Zilma Coelho Pinto

Independência – Igreja Nossa Sra De Fátima

Monte Belo – Igreja Assembleia De Deus Ministério Cachoeiro

Nossa Sra. Aparecida – Escola Municipal Maria do Carmo Magalhães

Nossa Sra. Da Glória – Associação De Moradores

Nossa Sra. Da Penha – Unidade Básica de Saúde

Novo Parque – Igreja Batista e Unidade Básica de Saúde

Leia Também:  Em Cachoeiro, inscrições abertas para três oficinas on-line e gratuitas na área de educação

Paraíso – Escola Municipal Waldy Freitas

Rubem Braga – Igreja São Cristão e Emeb Profª Gércia Ferreira Guimarães

Santa Cecília – Escola Municipal Albertina Macedo

São Geraldo – Igreja Batista

São Luiz Gonzaga – Escola Municipal Profª Juracy Cruz

Sumaré – Escola Fraternidade Luz

União – Escola Municipal Monteiro Lobato e Unidade De Saúde

Village Da Luz – Super Creche

Locais de vacinação no dia 23/10

Aeroporto – Escola Hosana Salles

Aeroporto II – Unidade De Vigilância De Zoonoses

Agostinho Simonato – Unidade De Saúde e Igreja Católica Santa Terezinha

Alto Coramara – Escola Municipal Prof Deusdedth Baptista

Alto Eucalipto – Escola Municipal Governador Eurico Vieira De Resende

Alto Zumbi – Igreja Católica Sant Ana

Basílio Pimenta – Praça Abel Santana

Boa Vista – Unidade De Saúde

Campo Leopoldina – Igreja Católica Santo Ezequiel Moreno

Coramara – Emeb Coramara

Gilson Carone – Unidade Básica de Saúde e Residencial Otacílio Ronchetti

Jardim Itapemirim – Emeb Galdino Teodoro da Silva

Luiz Tinoco da Fonseca – Unidade De Saúde

Marbrasa – Igreja Católica São José

Monte Cristo – Conselho Tutelar

Nova Brasília – Ginásio Municipal De Esportes\Trânsito

Parque Laranjeiras – Escola Municipal Profª Lucilia Araujo Moreira

Otton Marins – Quadra de esporte\Unidade De Saúde e escola Rotary

Recanto – Casa Mestre Salatiel e Unidade De Saúde

São Francisco De Assis – Escola Municipal São Francisco de Assis

São Lucas – Associação De Moradores

R. Pinto Bandeira – Quadra\Associação De Moradores

Teixeira Leite – Escola Elísio Cortes Imperial\Igreja

Valão – Unidade De Saúde

Vila Rica – Quadra\Associação de. Moradores\Unidade De Saúde

Waldir Furtado Amorim – Unidade De Saúde Zumbi I – Escola Municipal Julieta Depes Tallon

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Praça do Ciclista é inaugurada no bairro Independência, em Cachoeiro

Publicados

em

Cachoeiro ganhou um espaço dedicado aos ciclistas do município, no bairro Independência. É a praça Gil Goulart, próxima ao colégio Cristo Rei, entregue nesta quinta-feira (14), após reforma completa realizada pelas secretarias municipais de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp) e de Manutenção e Serviços (Semmat).

O local agora, também, está sendo chamado de “Praça do Ciclista”, devido ao fato de o novo ambiente ter se tornado mais um ponto de apoio para os grupos de ciclismo e praticantes do esporte, que crescem cada vez mais em Cachoeiro. A Semesp estima que existam, no município, mais de 15 grupos de ciclismo e mais de 500 pessoas praticando o esporte.

A praça ganhou um bicicletário e recebeu revitalização do piso, reforma dos canteiros e muretas, nova iluminação, calçada com acessibilidade e nova pintura, com cores fortes e desenhos de ciclistas, para decorar o ambiente.

Além disso, no local, foi instalada a “estação magrela”, que conta com ferramentas e permite que o ciclista consiga encher o pneu da bicicleta, caso necessário. A praça ganhou, ainda, um letreiro em 3D com o novo nome.

Durante a cerimônia de entrega, houve apresentação musical e de grupos de dança, animando a noite. Maria da Penha Freitas, moradora do bairro Vila Rica, esteve presente na solenidade e aprovou a reforma. “A praça ficou maravilhosa. Cachoeiro precisa dessas áreas de lazer. O local é um espaço para toda população, então, precisamos cuidar e valorizar. A Prefeitura fez um ótimo trabalho e a nossa cidade merece”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Estado destina mais de R$ 231 milhões aos municípios para investimentos em Educação

Também estava presente, na inauguração, o ciclista Pedro Henrique Batista, com sua inseparável bicicleta. Ele começou a praticar o esporte para garantir melhor qualidade de vida.

“A iniciativa é muito boa. Esse será o novo ponto de apoio e encontro para a saída dos pedais, agora temos um local específico pra nos reunir e isso é muito bom. A modalidade vem crescendo muito em Cachoeiro e, para quem deseja melhorar a qualidade de vida, o ciclismo é um ótimo esporte, além de dar a oportunidade de fazer novos amigos e conhecer diferentes lugares”, ressaltou.

“A praça será a união dos atletas de Cachoeiro, porque usaremos como ponto de encontro, pois, a cada dia, o ciclismo cresce mais na cidade e esse espaço servirá para incentivar, ainda mais, a prática de esporte”, comentou Alexandre Fiório, que recebe o auxílio do Bolsa Atleta e prestigiou o evento.

Marcos Paulo Silva, presidente da federação de ciclismo do Espírito Santo (FESC), também participou da solenidade de entrega. “Parabenizo toda equipe pelo trabalho, fico muito feliz com este novo espaço voltado para o ciclismo, que tem crescido bastante na região. Nosso intuito é trazer competições futuramente”, avaliou.

Leia Também:  Escolas municipais de Cachoeiro voltarão a funcionar sem rodízio de alunos

“Trabalhamos em conjunto pelo fomento da modalidade em Cachoeiro. Com isso, revitalizamos a praça e homenageamos os ciclistas, pois valorizamos e incentivamos o esporte em nossa cidade”, frisou a secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, Lilian Siqueira.

“Reformar as áreas públicas de Cachoeiro permite oferecer mais qualidade de vida para população, com um local confortável e agradável, além de deixar a cidade mais bonita”, afirmou o secretário municipal de Manutenção e Serviços, Vander Maciel.

O prefeito Victor Coelho exaltou o trabalho realizado pelas secretarias municipais no ambiente e reforçou o planejamento para ciclovias em Cachoeiro.

“Já existe uma ciclovia na rodovia do Valão, mas já está no planejamento a construção de mais ciclovias, pois existem muitas pessoas que praticam o ciclismo em Cachoeiro. A entrega desse espaço, totalmente revitalizado, é um momento muito especial. Contamos com a colaboração de todos para cuidar do novo espaço público”, afirma.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA