Concursos e Cursos

Prefeitura de Cachoeiro promove capacitação para Guardas Municipais

Publicado em

Por | 31.01.2012

 

 

 

Nestas quarta (01) e quinta-feiras (02) a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef) realiza o primeiro curso de capacitação para agentes da Guarda Municipal (GM) de Cachoeiro de Itapemirim, com o tema ?Estatuto de Criança e do Adolescente e as funções da Segurança Pública Municipal?. O curso será no auditório do Centro de Manutenção Urbana (CMU), que fica na rua Agildo Romero, bairro São Geraldo, a partir das 8h.

O objetivo é capacitar os profissionais que atuam na segurança do município e também próximo às áreas escolares. ?Identificamos a necessidade devido à atuação da equipe do Ronda Escolar e à proximidade que foi criada com as escolas. Por isso a importância de capacitar os profissionais que atuam na segurança pública antes mesmo do início do período letivo?, esclarece o secretário municipal de Defesa Social, Guilherme Thompson.

Na programação, palestra com o promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude, Paulo Sérgio Moreira Nobrega, sobre ?Ato infracional e indisciplina?. A representante da Ordem dos Advogados do Brasil – ES, 2ª subseção Cachoeiro de Itapemirim, Adélia de Souza Fernandes, vai falar sobre  o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Leia Também:  Juiz confirma direito de acesso a faculdade a menor de 18 anos

Já o tema ?Construindo vidas? será abordado pelo vice-presidente do Centro de Orientação e Encaminhamento Profissional de Vitória, André Nantes Borges, e pela pedagoga e psicóloga Mônica Nantes Borges.

As 80 vagas disponibilizadas já foram preenchidas. Também participam do curso representantes das Guardas Municipais de Marataízes, Anchieta, Itapemirim, Presidente Kennedy, bem como Polícia Militar, Secretaria de Estado da Justiça, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Educação e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Interação com as escolas

A partir de março a Semdef inicia um trabalho de sensibilização nas escolas da rede municipal e comunidades, com o projeto “Prevenir e Educar”. O objetivo é conscientizar crianças, adolescentes e a sociedade em geral com foco nos direitos da criança e do adolescente. O projeto será apresentado durante o curso de capacitação promovido pela secretaria, pela presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Consemca) e guarda municipal, Edinete Modesto Fraga Mendes.

O grupo formado por seis guardas municipais, uma pedagoga e um representante do Consemca vai desenvolver as atividades do projeto. Para isso serão utilizados recursos como fantoches, teatro, palestras e vídeos. Serão distribuídas cartilhas sobre os direitos da criança e do adolescente e também sobre segurança no trânsito.

Leia Também:  Assembleia Legislativa: Mesa Diretora quer nomear concursados até 30 de abril

As escolas e comunidades que queiram receber as atividades do projeto “Prevenir e Educar” já podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do telefone 3155-5332 ou 3155-5333, para agendamento.

Confira a programação do curso

Quarta-feira (1)

07h15 ? Credenciamento

08h – Abertura oficial

08h30 ? Palestra: Ato infracional / Indisciplina, com  Paulo Sérgio Moreira Nobrega

11h30 ? Almoço

14h ? Palestra: Construindo Vidas, com André Sérgio Moreira Nobrega e Mônica Nantes Borges

17h ? Encerramento

Quinta-feira (2)

07h15 ? Credenciamento e Coffe Break

08h – Apresentação do Projeto ?Prevenir e Educar?

09h30 ? Palestra: Estatuto da Criança e do Adolescente, com Adélia de Souza Fernandes

11h30 ? Almoço

14h ? Continuação da palestra: Estatuto da Criança e do Adolescente e dinâmica em grupos

16h ? Apresentação cultural

16h15 ? Entrega dos certificados

17h ? Encerramento

 

 

COMENTE ABAIXO:

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

“Minha História Com o Rei”: moradora do estado do Maranhão vence concurso em Cachoeiro

Published

on

A terceira edição do concurso nacional “Minha História com o Rei”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro, já tem sua vencedora: Maria Helena Guimarães Mendes, da cidade de Timon, no estado do Maranhão.

O concurso foi realizado de forma on-line, de modo que fãs do cantor Roberto Carlos pudessem gravar e publicar no site da ação vídeos revelando suas memórias de momentos embalados pelas músicas – ou até mesmo filmes – do cantor, considerado o Rei da música brasileira. Além do Espírito Santo, a Semcult recebeu inscrições dos estados do Rio de Janeiro, Maranhão e São Paulo.

O vídeo de Maria Helena foi o que mais recebeu curtidas do público (mais de 900), sendo eleito entre os concorrentes. Nele, a vencedora parabeniza Roberto Carlos pelo seu aniversário, que é celebrado no dia 19 de abril, e se revela uma fã incondicional, ao mostrar sua extensa coleção de discos e fotos do cantor cachoeirense.

“Participar do concurso foi gratificante e enriquecedor, pois a cada voto recebido foi uma emoção, quando eu lembrava do prêmio a que eu concorria, que é uma viagem para estar na terra de Roberto Carlos. E a cada voto somado, minha emoção aumentava ainda mais. Foi um belo projeto da Prefeitura de Cachoeiro, que deu a oportunidade de participação a várias pessoas, em nível nacional”, comemorou Maria Helena.

Leia Também:  Em Cachoeiro, cursos on-line gratuitos na área de educação oferecem 330 vagas

Como prêmio, a vencedora ganhará uma viagem a Cachoeiro para participar do grande evento em comemoração ao aniversário de Roberto Carlos, que acontecerá no dia 16 de abril, na Praça de Fátima. Na ocasião, também estará presente Suely Botelho Riani, que venceu a edição de 2021 do concurso “Minha História Com o Rei”.

“Para nós, cachoeirenses, é gratificante ver todo esse carinho que o Brasil tem por Roberto Carlos. Recebemos belíssimos vídeos de fãs do Rei, demonstrando todo seu amor e admiração por esse filho ilustre da nossa terra, o que nos enche de orgulho. Além de sua importância cultural, Roberto Carlos também é uma marca turística de Cachoeiro, que recebe visitantes de outros países para conhecer a cidade em que o cantor nasceu e cresceu”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Evento na Praça de Fátima

No dia 16 de abril, sábado, a partir das 18h, a Semcult promoverá um grande evento em homenagem a Roberto Carlos, na Praça de Fátima, localizada na avenida Beira-rio.

Leia Também:  Cafés capixabas em destaque na Semana Internacional do Café

A programação conta com a atração musical “Elas Cantam Roberto em Cachoeiro”, onde vozes femininas da região interpretarão os maiores sucessos do Rei. Na mesma noite, acontecerá o tradicional “Prêmio Zunga”, que elegerá o melhor cover de Roberto Carlos.

Confira o vídeo vencedor

Todos os vídeos participantes da terceira edição do concurso “Minha História Com o Rei” podem ser conferidos no site concursodefas.cachoeiro.es.gov.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

BLOG DO ILAURO

POLÍTICA

POLÍTICA NACIONAL

ECONOMIA

CIDADES

BLOG DO ILAURO

MAIS LIDAS DA SEMANA